Em maio, o Itaú Cultural promove o programa de web-rádio “Escritora-Leitora”

10885363_10153382202839369_1063961486901800382_n

No mês de maio, sempre às quartas-feiras, o programa de web-rádio do Itaú Cultural “Escritora-Leitora” conta com a participação de oito autoras que vão falar sobre seus personagens mais inspiradores e sobre o processo de criação de suas figuras ficcionais.

O evento contará com as autoras Carola Saavedra, Ana Maria Gonçalves, Paloma Vidal, Maria José Silvério, Índigo, Eliane Brum, Adriana Lunardi e Conceição Evaristo.

O público poderá acompanhar a gravação do programa, sendo que cada quarta-feira de maio duas escritoras se apresentarão separadamente. O ingresso de um dia vale para a conversa com as duas. Todo o conteúdo dos encontros será registrado e transformado, posteriormente, em programas de rádio, que poderão ser acessados pelo site do Itaú Cultural.

Programação

6 de maio – 20h

CAROLA SAAVEDRA e ANA MARIA GONÇALVES

saavedraCarola Saavedra está entre os 20 melhores jovens escritores brasileiros escolhidos pela revista Granta. Ela é autora dos romances Toda Terça (2007), Flores Azuis (2008, eleito o Melhor Romance pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti), Paisagem com Dromedário (2010, Prêmio Rachel de Queiroz na Categoria Jovem Autor e finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti), e O Inventário das Coisas Ausentes (2014), todos publicados pela Companhia das Letras. Seus livros estão sendo traduzidos para o inglês, o francês, o espanhol e o alemão.

20140515085857526232e

Ana Maria Gonçalves cursou publicidade e propaganda e trabalhou na área até 2001, quando descobriu os blogs e começou a escrever ficção. Em 2002 lançou em edição de autor o romance Ao Lado e à Margem do que Sentes por Mim. Enquanto o escrevia, fazia a pesquisa histórica para o livro Um Defeito de Cor, uma Metaficção Historiográfica, baseado na vida de Luísa Mahin, tida como mãe do poeta Luiz Gama. Lançado em 2006, o livro ganhou o Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007), e está na nona edição.

13 de maio – 20h

PALOMA VIDAL e MARIA JOSÉ SILVEIRA

paloma_vidal_620Paloma Vidal é escritora e professora de teoria literária na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Publicou, entre outros livros, Mais ao Sul (contos, 2008), Escrever de Fora: Viagem e Experiência na Narrativa Argentina Contemporânea (ensaio, 2011), Mar Azul (romance, 2012) e Três Peças (peças, 2014). É editora da revista Grumo (www.salagrumo.org) e da coleção Entrecríticas, na editora Rocco. Mantém ainda o blog Lugares Onde Eu Não Estou (www.escritosgeograficos.blogspot.com).

Silveira-Maria-José_Português-2014

Maria José Silveira é escritora e tradutora, formada em comunicação pela Universidade de Brasília (UNB) e em antropologia pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos – Lima, Peru, com mestrado em ciências políticas pela Universidade de São Paulo (USP). Escreveu seis romances, entre eles A Mãe da Mãe de Sua Mãe e Suas Filhas (Prêmio APCA de 2002 como Revelação), O Fantasma de Luís Buñuel, Guerra no Coração do Cerrado, Eleanor Marx, Filha de Karl e Pauliceia de Mil Dentes, além de livros infantojuvenis.

20 de maio – 20h

ÍNDIGO e ELIANE BRUM

0,,20364987,00Índigo é autora de As Aventuras de Glauber e Hilda, Um Pinguim Tupiniquim, A Maldição da Moleira e Perdendo Perninhas, entre muitos outros. Sua literatura teve início na internet. Foi vencedora do 1º Prêmio Literatura para Todos, do Ministério da Educação, na Categoria Contos, com o livro Cobras em Compota, que teve tiragem de 300 mil exemplares. Formou-se em jornalismo pela Mankato State University, nos Estados Unidos. Para conhecer mais sobre Índigo e seus hábitos visite http://www.livrosdaindigo.com.br.

img_ptg_1_1_575

Eliane Brum atua como escritora, jornalista e documentarista. Tem seis livros publicados, cinco de não ficção: Coluna Prestes, o Avesso da Lenda, A Vida que Ninguém Vê, O Olho da Rua, A Menina Quebrada e Meus Desacontecimentos, e um romance: Uma Duas, além de participar de várias coletâneas de contos e crônicas no Brasil e na Europa. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de jornalismo. Seu documentário de estreia, Uma História Severina, no qual divide a direção e o roteiro, ganhou 17 prêmios. É também codiretora de Gretchen Filme Estrada, documentário que registra a campanha eleitoral da rainha do rebolado pela prefeitura de Itamaracá, em Pernambuco. Eliane trabalhou 11 anos no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, e 10 anos na Revista Época, em São Paulo. Desde 2010, tornou-se freelancer para se dedicar a livros, documentários e reportagens especiais. É colunista do jornal El País, nas edições digitais em português e espanhol.

27 de maio – 20h

ADRIANA LUNARDI e CONCEIÇÃO EVARISTO

110_282-lunardi1Adriana Lunardi é autora de A Vendedora de Fósforos (romance, 2011) e Vésperas (contos, 2002) entre outros. Foi finalista do Prêmio São Paulo (2012) e recebeu o Prêmio Icatu de Artes, em 2014. Nasceu em Santa Catarina e vive no Rio de Janeiro.

conceic3a7c3a3oevaristo2

Conceição Evaristo é ficcionista e ensaísta, mestra em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua primeira publicação (1990) se deu pela série Cadernos Negros, do grupo Quilombhoje, coletivo de escritores afro-brasileiros de São Paulo. Participou das antologias: Schwarze Prosa e Schwarze Poesie (Alemanha), Moving Beyond Boundaries: International Dimension of Black Women’s Writing, Women Righting – Afro-Brazilian Women’s Short Fiction (Inglaterra), Finally Us: Contemporary Black Brazilian Women Writers, Fourteen Female Voices From Brazil (Estados Unidos) e Chimurenga People (África do Sul). Individuais: Ponciá Vicêncio, romance, traduzido para o inglês e o francês, Becos da Memória, Poemas da Recordação e Outros Movimentos, Insubmissas Lágrimas de Mulheres e Olhos d’Água.

Fonte: Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s