|entre| ladeiras é uma performance de dança site-specific criada e apresentada na Ladeira da Memória – centro de São Paulo, projeto do Núcleo Aqui Mesmo contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado – ProAC/2014.
Um grupo de 07 bailarinos-performers se instalam pouco a pouco na Ladeira da Memória, criando a performance por meio da relação de seus corpos com a arquitetura, a paisagem, as perspectivas e com os fluxos de movimento dos usuários e habitantes desse lugar.
Da invisibilidade à visibilidade, uma constelação de corpos se configura percorrendo, permanecendo, sinalizando e preenchendo este espaço. Camadas visíveis e invisíveis da Ladeira da Memória são convocadas, a partir dessa interação, revelando caminhos e contingências dos movimentos do corpo, dos gestos, do duradouro e do efêmero.
Através da percepção sensível e da interação do corpo com o espaço, o grupo “embala” a Ladeira construindo, in situ, uma teia tridimensional a partir de fitas adesivas transparentes (durex).
Um dispositivo cinético é, assim, criado, convidando o público a uma sensação corporal desta espacialidade, rastros e memórias.
O que uma cidade permite aos seus habitantes e moradores como hipóteses de ação e imaginação?
Sobre o Núcleo Aqui Mesmo
Criado e idealizado em 2012 pela dançarina e arquiteta Carmen Morais, tem como co-fundadoras Ligia Rizzo e Thais Ushirobira – artistas da dança.
O núcleo apresenta como eixo principal a pesquisa sobre ‘arte e espaço urbano’ e, mais precisamente, a questão da espacialidade em dança dentro de propostas site-specific/ in situ.
Foi concebido com o intuito de viabilizar projetos em dança in situ integrando um corpo coletivo de artistas da dança e de outras linguagens (cenografia, arquitetura, vídeo, música) que apresentem em suas trajetórias um profundo interesse em pesquisar e criar ‘para’ e ‘com’ o espaço urbano. O núcleo apresenta, assim, uma geometria variável, agrupando de dois a uma dezena de artistas segundo a especificidade de cada projeto.
Nosso intuito é fomentar e multiplicar o “fazer artístico” em um processo colaborativo no espaço público.
Espaços marginalizados e abandonados, hospitais, prédios desativados, ruínas, demolições e portos são alguns dos lugares que têm nos interessado como sítios de investigação e pesquisa.
Trata-se de imaginar novos territórios para dança, selecionar e triar lugares para uma proposição artística e sobretudo tornar visível o movimento destes lugares.
Serviço
|entre|ladeiras – dança site specific para Ladeira da Memória
Datas: 4, 5, 6 e 9 de maio, às 12h (1 apresentação)
7 e 8 de maio, às 12h e às 15h (2 apresentações)
Local: Ladeira da Memória/ SP (ao lado do metrô Anhangabaú)
Duração: 50 min
Livre
Contato
Valmiro Junior – (11) 9 8526 3528 / 2339 1544
nucleoaquimesmo@gmail.com
junior@jogodebolaproducoes.com
Maiores informações: http://www.nucleoaquimesmo.com/projetos/entreladeiras
Ficha Técnica
Concepção e Direção Geral de pesquisa
Carmen Morais
Coordenação e Assistência de Direção
Thais Ushirobira
Desenvolvimento da pesquisa e montagem |entre|ladeiras
Carmen Morais, Ligia Rizzo e Thais Ushirobira
Bailarinos-performers:
Amanda Correa, Elenita Queiroz, Fabíola Camargo, Felipe Cirilo, Ligia Rizzo, Lívia Rios e Thais Ushirobira.
Colaboração Artística
Ana Terra
Preparação Corporal
Johannes Freiberg
Figurino
Cibele Gardin
Dispositivo Sonoro
Gustavo Souza
Vídeo Maker
Diego Lajst
Fotografia
Pedro Ivo Carvalho
Produção
Valmiro Júnior – Jogo de Bola produções
Programação Visual
Brasa Design
Estagiária
Anny Perri
Assistente de Ensaio
Sônia de Andrade