XII Feira do Livro da UFSCar tem palestra com José Miguel Wisnik

ZMW_Renato_Stockler_r

José Miguel Wisnik. Foto de Renato Stockler

Entre os dias 5 e 7 de maio acontece a XII Feira do Livro da UFSCar. Mais de 20 editoras participam do evento, oferecendo descontos entre 20 e 40%. Entre as editoras participantes, além da Editora da UFSCar (EdUFSCar), estão grandes nomes como Companhia das Letras, Companhia Nacional, Conrad Editora, Cortez Editora, Cosac Naify, Edgar Blücher, Edições SESC, Editora 34, Expressão Popular, Girassol, Global Editora, Grupo Editorial Record, Grupo Editorial Summus, L&PM, Martin Claret, Objetiva, PubliFolha, Rocco, UNESP, Vozes e Zahar.

A programação ainda conta com palestras da jornalista Katia Saisi e do escritor José Miguel Wisnik. A XII Feira do Livro da UFSCar é uma realização da EdUFSCar, com apoio da UFSCar, do SESC São Carlos e da Gráfica e Editora Compacta. O evento ocorre no Saguão da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade, na área Norte do Campus São Carlos, das 9 às 20 horas. Mais informações em www.editora.ufscar.br.

PALESTRA “O PRAZER DA PALAVRA CANTADA”, COM JOSÉ MIGUEL WISNIK

Na quarta-feira (6), às 14h30, será realizada, no Teatro Florestan Fernandes (área Norte da UFSCar), a palestra “O prazer da palavra cantada”, com José Miguel Wisnik.

Músico, compositor, ensaísta e professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, Wisnik é graduado em Letras (Português) pela Universidade de São Paulo (1970), mestre (1974) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada (1980), pela mesma Universidade.

Wisnik estudou piano clássico durante muitos anos, mas optou pela faculdade de Letras. Apresentou-se pela primeira vez como solista da Orquestra Municipal de São Paulo aos 17 anos, interpretando o Concerto nº 2, de Camille Saint-Saëns. Em 1968 participou do Festival Universitário da extinta TV Tupi, com a canção Outra Viagem, cantada por Alaíde Costa e gravada posteriormente por Ná Ozzetti.

Wisnik tem quatro discos gravados. Em 1992 gravou o disco independente “José Miguel Wisnik”. Em 2002 lançou o CD “São Paulo Rio”, que teve participação da cantora Elza Soares, com quem Wisnik realizou alguns shows em 2002, além de participar da direção artística de seu disco “Do Cóccix até o Pescoço”. Em 2003 lançou o CD “Pérolas aos Poucos”. Em 2011, lançou o CD duplo “Indivisível”, com um disco dedicado a canções acompanhadas por piano, e outro, por violão. Apresenta-se regularmente em shows no Brasil e no exterior. Desde 2005 tem realizado várias séries de “aulas-shows” com o violonista e compositor Arthur Nestrovski.

Wisnik escreve regularmente ensaios sobre música e literatura. Publicou “O Coro dos Contrários – a Música em Torno da Semana de 22” (Duas Cidades, 1977), “O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira” (Brasiliense, 1982) e “O Som e o Sentido” (Companhia das Letras, 1989), “Sem Receita – Ensaios e Canções” (Publifolha, 2004), “Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil” (Companhia das Letras, 2008) e “Machado Maxixe: O Caso Pestana” (Publifolha, 2008), além de participar dos livros coletivos “Os Sentidos da Paixão”, “O Olhar e Ética” (Companhia das Letras, 1987, 1988 e 1992) e do “Livro de Partituras” (Gryphus, 2004). Mantém uma coluna semanal no jornal carioca O Globo.

Além de seus discos, livros, ensaios e aulas, Wisnik faz também música para cinema (“Terra Estrangeira”, de Walter Salles e Daniela Thomas), teatro (“As Boas”, “Hamlet” e “Mistérios Gozozos” para o Teatro Oficina, e “Pentesiléias”, de Daniela Thomas, dirigida por Bete Coelho) e dança. Fez quatro trilhas sonoras para o grupo Corpo: “Nazareth”, de 1993, sobre obra de Ernesto Nazareth; “Parabelo”, de 1997, em parceria com Tom Zé; “Onqotô”, de 2005, com Caetano Veloso e “Sem Mim”, de 2011, com Carlos Nuñez, sobre canções de Martín Codax.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s