41ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes acontece de 02 a 31 de maio, no Sesc São Carlos

Ao longo do 41º Festival Sesc Melhores filmes serão exibidos 11 filmes, 9 estrangeiros e 2 nacionais.

O 41º Festival Sesc Melhores Filmes acontece também em mais 17 cidades no Estado de São Paulo. A itinerância do Festival ocorre de 5 a 31 de maio nas unidades.

A votação para se apurar os vencedores do Festival Sesc Melhores Filmes foi feita via Internet. No CineSesc foram disponibilizados Ipads para que os frequentadores realizassem seu voto. No total, 41.411 mil votos do público foram computados. Uma consulta direta foi realizada à crítica especializada de todo o país, e contou-se com os votos de 110 profissionais. A lista completa de filmes participantes está em www.sescsp.org.br/melhoresfilmes. Os mais votados pela crítica e público serão exibidos no Sesc São Carlos até dia 31 de maio.

O Circuito

A itinerância do Festival Sesc Melhores Filmes teve início em 2009, quando parte de sua programação foi estendida para cinco cidades do Estado de São Paulo, após o encerramento na capital. Em 2015, o circuito se amplia para 17 cidades, além de São Paulo, que são: Sesc Araraquara, Sesc Bauru, Sesc Birigui, Sesc Campinas, Sesc Catanduva, Sesc Jundiaí, Sesc Osasco, Sesc Piracicaba, Sesc Prudente, Sesc Ribeirão Preto, Sesc Rio Preto, Sesc Santos, Sesc São Caetano, Sesc São Carlos, Sesc São José Dos Campos, Sesc Sorocaba e Sesc Taubaté.

Nestas cidades as exibições ocorrem logo após as exibições na capital, de 0

5 a 31 de maio de 2015.  Mais informações sobre a itinerância em www.sescsp.org.br/melhoresfilmes.

Filmes do Festival

Entre os principais filmes que serão exibidos durante o Festival estão: “O Gebo e a Sombra”, de Manoel de Oliveira; “Era Uma Vez em Nova York”, de James Gray e Vidas ao Vento de Hayao Miyazaki.

O Festival Sesc Melhores Filmes

Criado em 1974, é o primeiro festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica.

Os filmes que participam da votação em 2015 são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo durante o ano de 2014.

PROGRAMAÇÃO

41º Festival Sesc Melhores Filmes

Seleção dos Melhores Filmes Nacionais e Estrangeiros que Ganharam o Voto da Crítica e do Público em 2014

capa-comotreinaroseudragao_dvdsimplesComo Treinar o seu Dragão 2

EUA, 2014. cor. 35 mm. Dir.: Dean DeBlois. 105 min. Animação

Cinco anos depois de convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, numa rotina de interação pacífica entre esses animais e os moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka, mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist, que deseja controlar todos os dragões existentes.

Exibido no Festival de Cannes, fora de competição.

Dia 2, sábado, às 16h e dia 3, domingo, às 11h.

Teatro. Livre

GRÁTIS – Crianças até 12 anos.

204806.jpg-c_520_690_x-f_jpg-q_x-xxyxxEra uma Vez em Nova York

EUA, 2013. cor. DVD. Dir.: James Gray.  120 min. Ficção

Em busca de um novo começo em meio ao sonho americano, Ewa Cybulski e sua irmã Magda partem da sua Polônia natal para Nova York no ano de 1921. Ao chegarem em Ellis Island, os médicos descobrem que Magda está doente, e as duas mulheres são separadas. Sozinha e desamparada, Ewa cai rapidamente nas presas de Bruno, um homem encantador, mas perverso, que tenta forçá-la a se prostituir. A chegada de Orlando, mostra um novo amor e um novo caminho para Ewa.

Exibido na competição oficial do Festival de Cannes.

Dia 3, domingo, às 17h.

Teatro. 14 anos

474425O Passado

FRA/ITA, 2013. cor. DVD. Dir.: Asghar Farhadi.  130 min. Ficção

O iraniano Ahmad e a francesa Marie estão separados há quatro anos. Agora, ele volta de Teerã a Paris para, a pedido dela, assinar os papéis que oficializam o divórcio. Durante sua estada, ele descobre a relação conflituosa entre Marie e sua filha, Lucie, e logo percebe que o verdadeiro motivo por trás do divórcio é um novo relacionamento na vida da mulher.

Vencedor do prêmio de melhor atriz (Bejo) e de melhor filme pelo júri ecumênico no Festival de Cannes, e indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

Dia 3, domingo, às 19h.

Teatro. 14 anos

166802Instinto Materno

ROM, 2013. cor. DVD. Dir.: Calin Peter Netzer.  112 min. Ficção

Barbu é um homem infeliz que, aos 34 anos, busca a independência ao sair da casa da mãe, Cornelia, no seio de uma família da alta sociedade romena. A mudança não a agrada nem um pouco, pois ela gosta de ter o filho sob seus cuidados. Quando ele se envolve em um acidente trágico, que o deixa em estado de choque e termina na morte de um rapaz, Cornelia coloca o instinto protetor materno em primeiro lugar e faz de tudo para impedir que o filho seja preso.

Vencedor do Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim.

Dia 10, domingo, às 17h.

Teatro. 12 anos

373214Vidas ao Vento

JAP,  2013. cor. BLURAY. Dir.: Hayao Miyazaki. 126 min. Animação

Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ainda criança, ele tem o sonho de estar voando em um avião com o formato de um pássaro. A partir desse sonho, o jovem Jiro decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho, ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. Enquanto isso, o Japão entra na Segunda Guerra e Jiro passa a projetar aviões de guerra.

Indicado ao Oscar de melhor filme de animação.

Dia 10, domingo, às 19h.

Teatro. 12 anos

 

430954O Gebo e a Sombra

POR/FRA, 2012. cor. BLURAY. Dir.: Manoel de Oliveira. 91 min. Ficção

Apesar de viver no limiar da pobreza, Gebo continua suas atividades como contador para sustentar Doroteia, a mulher, e Sofia, a nora. A existência daquelas três pessoas é triste e monótona, girando à volta da ausência de João, o filho, que ninguém sabe onde está ou as razões por que partiu. Apesar de Gebo tentar encontrar maneiras de aliviar o sofrimento das duas mulheres, parece que nada consegue minimizar as suas dores. Até que, sem que já ninguém o esperasse, João regressa. E é a partir daquele momento que o equilíbrio familiar, já frágil, se rompe, dando origem a uma catástrofe. Baseado na peça homônima de Raul Brandão.

Seleção oficial do Festival de Veneza.

Dia 17, domingo, às 17h.

Teatro. 12 anos

stilllife1Uma Vida Comum         

RUN/ITA,  2013. cor. BLURAY. Dir.: Uberto Pasolini. 87 min. Ficção

Obcecado por organização e meticuloso ao extremo, John May é um inventariante encarregado de encontrar o parente mais próximo de pessoas que morreram sozinhas. Sua vida é seu trabalho e ele dedica mais esforços do que o necessário para descobrir sobre a vida de seus clientes e dá-los um bom funeral. Porém, sua rotina muda quando descobre que perderá o emprego. Ele pede um tempo a seu chefe para resolver o último caso em que trabalhava, o de Billy Stoker. Essa última investigação o leva a uma viagem libertadora que lhe permite finalmente começar a viver a sua vida.

Vencedor do prêmio de melhor direção na mostra Horizontes do Festival de Veneza.

Dia 17, domingo, às 19h.

Teatro. 12 anos

eeHP-gpdHOsGOvyBk9zP4sCY_Glória

CHI/ESP, 2013. cor. DVD. Dir.: Sebastián Lelio.  110 min. Ficção

Gloria é uma mulher de 58 anos cujos filhos já saíram de casa há algum tempo. Alegre e atarefada, ela se recusa a levar uma vida solitária. Tem o hábito de ir a bailes dedicados à terceira idade e, nessas noites, conhece vários homens, com os quais costuma se empolgar e logo se decepcionar. A situação muda quando ela conhece Rodolfo, um ex-oficial da Marinha que é 7 anos mais velho do que ela. Gloria se apaixona por ele e passa até mesmo a planejar um relacionamento permanente. Mas a relação de Rodolfo com a ex-mulher e suas duas filhas, muito dependentes deles, pode botar a perder o romance com Gloria.

Selecionado para a competição do Festival de Berlim, onde ganhou o prêmio de melhor atriz (García) e melhor filme pelo júri ecumênico.

Dia 24, domingo, às 17h.

Teatro. 12 anos

Cães-Errantes-e1414945695124Cães Errantes

TAI/FRA, 2013. cor. DVD. Dir.: Tsai Ming-liang. 138 min. Ficção

Um pai e seus dois filhos vagueiam como marginais em Taipei. Eles andam pelos rios e matas da periferia e pelas chuvosas ruas da cidade. De dia, o pai tenta ganhar algum dinheiro como outdoor humano de apartamentos de luxo, enquanto seus filhos buscam amostras grátis de comida em supermercados e shoppings. Toda noite, a família se abriga num prédio abandonado. O pai está estranhamente fascinado pelo mural que enfeita a parede da casa improvisada. No seu aniversário, a família recebe a companhia de uma mulher. Talvez ela possa ser a chave para desenterrar emoções do passado.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza.

Dia 24, domingo, às 19h.

Teatro. 18 anos

Avanti_Popolo_2012_Film_PosterAvanti Popolo

BRA, 2012. cor. BLURAY. Dir.: Michael Wahrmann.  72 min. Ficção

Após separar-se de sua esposa, André volta a morar com seu pai. O reencontro dos dois revela uma relação difícil e distante, em função do desaparecimento do outro filho, 30 anos antes, na época da ditadura militar. O pai vive uma vida de espera e reclusão, ao lado de sua cadela Baleia, brincando com o animal, que parece mais interessado no que acontece na rua do que em seu dono. A fim de se aproximar do pai, André encontra velhos rolos de Super 8

filmados pelo irmão antes de desaparecer. Mas o pai não parece estar preparado para rever o seu passado.

Prêmio de melhor filme na mostra CineMAXXI do Festival de Roma e na Semana dos Realizadores.

Dia 31, domingo, às 17h.

Teatro. 12 anos

O-Menino-e-o-MundoO Menino e o Mundo

BRA, 2013. cor. DVD. Dir.: Alê Abreu.  85 min. Animação

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação, realizada com diversas técnicas artísticas, que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Vencedor do prêmio de melhor filme de animação no Festival de Havana, do Prêmio da Juventude na Mostra de São Paulo e de uma menção honrosa na mostra Novos

Rumos do Festival do Rio.

Dia 31, domingo, às 19h.

Teatro. Livre

GRÁTIS – Crianças até 12 anos .

Serviço:

Data: 2 a 31 de maio

Horário: Domingos, às 17h e às 19h.

Ingressos: R$ 12,00 (inteira); R$ 6,00 (meia); R$ 3,50 (credencial plena).

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s