Sesc São Carlos traz o projeto “Ocupação HQ: Narrativas Desenhadas”

O projeto “Ocupação HQ: Narrativas Desenhadas” chega à São Carlos com mostra de desenhos, oficinas, encontros e um acervo de HQs disponíveis para leitura.  Abertura: sexta-feira, dia 29 de maio. Grátis.

HQs

A organização de imagens em uma sequência narrativa pode ser vista desde as pinturas rupestres, quando desenhos e símbolos inscreviam ações cotidianas e rituais em cavernas e grutas, até as pinturas e vitrais medievais de caráter doutrinário. Em ambos os casos, elas obedeciam a códigos comuns que as tornavam inteligíveis ao serem organizadas em sequências conhecidas ou pré-estabelecidas, configurando algo próximo a relatos ou textos.

Quando pensamos nas histórias em quadrinhos, notamos essa semelhança de organização de imagens em planos sequenciais, mas agora com a existência da palavra associada aos contextos, gestos e expressões dos personagens. Apresentadas no interior de balões, as palavras trazem diálogos e pensamentos que podem ser vivenciados quase como sussurros ou confissões diretamente para os leitores, embora alguns autores contemporâneos já prescindam delas em produções focadas na gestualidade do desenho.

E talvez seja essa a grande magia das HQs, a sensação de intimidade que se estabelece no momento em que os primeiros pensamentos se revelam acompanhados de gestos e posturas corporais, que em conjunto com os ambientes e as onomatopeias nos contam tanto dos personagens quanto poderiam dizer muitas páginas de diálogos bem construídos e envolventes.
As HQs modernas têm pouco mais de 100 anos e durante sua existência já exploraram os super-heróis e grandes sagas vividas por personagens mundialmente famosos. Hoje, apresentam uma grande variedade de temas, formatos e suportes, inicialmente criados e veiculados de formas independentes e, algumas vezes incorporados pelo mercado editorial. É nesse contexto que ganham espaço os Quadrinhos de Autor, desenvolvidos a partir de olhares e características pessoais de produção gráfica e textual.

O projeto HQs: Narrativas Desenhadas faz um passeio por algumas produções autorais brasileiras, apresentando trabalhos e informações sobre as novas formas de veiculação e financiamento, além de trazer uma seleção de títulos escritos a partir das experiências pessoais de autores em contextos e culturas variados.

Quadrinhos de Autor: A Nova Cena Brasileira

Em publicações independentes, plataformas de financiamento coletivo, autores e autoras brasileiras apresentam seus universos poéticos, narrativos, reflexivos ou cômicos, com maior liberdade para explorar a grande diversidade nacional de expressões e questões subjetivas específicas. Uma pequena mostra dessa produção estará disponível em um espaço criado para receber autores e o público para encontros e oficinas.

Até 5/07, terça à sexta, das 13h às 22h e sábados e domingos, das 9h30 às 18h30.
Espaço Ateliê. GRÁTIS. Livre

Eu nos Quadrinhos

O universo das histórias em quadrinhos tem abrangido obras de autores que trazem questões sensíveis do cotidiano aliadas às suas autobiografias. São dilemas pessoais, momentos históricos de um país, relações em família, vínculos com a ancestralidade, discussões sobre as sensações das grandes cidades, autores que nos apresentam personagens de diferentes realidades, mas com os quais estabelecemos conexões profundas.

Visite a biblioteca do Sesc e conheça o acervo de HQs adultos e infantis selecionados pelos curadores do projeto e organizados em um novo espaço para leitura e rodas de estórias.

Até 5/07, terça à sexta, das 13h às 22h e sábados e domingos, das 9h30 às 18h30.
Biblioteca. GRÁTIS. Livre

Serviço
Data: Abertura dia 29 de maio.
Até 5/07, terça à sexta, das 13h às 22h e sábados e domingos, das 9h30 às 18h30.

Grátis.
Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP
Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Um comentário sobre “Sesc São Carlos traz o projeto “Ocupação HQ: Narrativas Desenhadas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s