CineUFSCar apresenta o filme “Viajo porque preciso, Volto porque te amo”

11011197_984282664917389_7851494872004706526_n

O CineUFSCar traz para São Carlos uma sessão de cinema com o filme Viajo porque preciso, Volto porque te amo. Em exibição gratuita e aberta ao público, seguida de debate com Sara Brandellero e Juliana Santini, no dia 10 de junho, às 19 horas, no Teatro Florestan Fernandes, localizado na UFSCar.

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009), por um lado é um típico filme-de-estrada que acompanha uma jornada tanto física quanto emocional. Por outro, é absolutamente inovador que contará a história de José Renato (Irandhir Santos) que tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

Marcelo Gomes (Cinema, Aspirina e Urubus) e Karim Aïnouz (O Céu de Suely) montam o road-movie a partir de sobras de filmagens realizadas para um documentário curta-metragem sobre o sertão nordestino, Sertão de Acrílico Azul Piscina. São cenas registradas na Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas e Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO

VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO

Título: Viajo porque preciso, volto porque te amo
Título original: Viajo porque preciso, volto porque te amo
País: Brasil
Gênero: Drama
Ano: 2009
Duração: 1h 15m
Direção: Karim AÏnouz e Marcelo Gomes
Cor: Colorido
Som: Estéreo
Língua falada: Português
Legendas ou não: Não
Classificação indicativa: 14 anos
Qualidade da projeção (DVD, BluRay, Arquivo digital, 35mm, etc): Projeção em alta definição
Janela do Filme: 1.77
Link para maiores informações técnicas do filme:
Site do filme:
Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=wn4ZBttHVaU


Sinopse

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009) por um lado é um típico filme-de-estrada que acompanha uma jornada tanto física quanto emocional. Por outro, é absolutamente inovador que contará a história de José Renato (Irandhir Santos) que tem 35 anos, é geólogo e foi enviado para realizar uma pesquisa, onde terá que atravessar todo o sertão nordestino. Sua missão é avaliar o possível percurso de um canal que será feito, desviando as águas do único rio caudaloso da região. À medida que a viagem ocorre ele percebe que possui muitas coisas em comum com os lugares por onde passa. Desde o vazio à sensação de abandono, até o isolamento, o que torna a viagem cada vez mais difícil.

Marcelo Gomes (Cinema, Aspirina e Urubus) e Karim Aïnouz (O Céu de Suely) montam o road-movie a partir de sobras de filmagens realizadas para um documentário curta-metragem sobre o sertão nordestino, Sertão de Acrílico Azul Piscina. São cenas registradas na Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas e Pernambuco.

SOBRE O DEBATE

Sessão seguida de debate sobre road movies brasileiros com:

SARA BRANDELLERO – Professora no Latin American Studies Programme e afiliada ao Leiden UniversityInstitute for the Study of the Arts in Society. Brandellero leciona e desenvolve pesquisas nas áreas de literatura, cinema e cultura brasileiros, atuando também nas áreas de estudos latino-americanos e lusófonos. Sua pesquisa atual centra-se na literatura contemporânea e no cinema brasileiros, em especial em torno da temática da mobilidade e narrativas de viagem e a relação com a paisagem. Suas publicações incluem o livro On a Knife-Edge: the Poetry of João Cabral de Melo Neto (Oxford: Oxford University Press, 201), e em 2013 organizou o volume The Brazilian Road Movie: Journeys of (Self) Discovery (Cardiff: University of Wales Press, 2013).

JULIANA SANTINI – Possui Graduação em Letras pela UNESP, Araraquara (2002) e Doutorado em Estudos Literários pela UNESP, Araraquara (2007). Atualmente, é professora do Departamento de Literatura da UNESP, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, onde atua no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Desenvolve projeto de pesquisa na área de Literatura Brasileira, com publicações e orientações relacionadas aos temas: regionalismo na literatura brasileira (séculos XX e XXI); prosa brasileira contemporânea; realidade e representação na literatura brasileira contemporânea. Na pós-graduação, está vinculada às linhas de pesquisa História Literária e Crítca e Teoria e Crítica da Narrativa.

SERVIÇO

Nome: CineUFSCar apresenta: Viajo porque preciso, Volto porque te amo
Local: Teatro Florestan Fernandes
Horário: 19h
Data: 10/06/2015
Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 – SP-310, ao lado da Biblioteca Comunitário da UFSCar
Sessão gratuita
Para maiores informações: www.cinema.ufscar.br
Realização: UFSCar, Proex, CCult, PPGLit (Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s