Quem afinal foi Ramos de Azevedo? Quais elementos ficaram registrados em suas obras arquitetônicas? De onde surgiu seu estilo? Qual sua importância para a história de São Paulo? Essas e outras perguntas serão respondidas no encontro Ramos de Azevedo: cidade e memória, tendo como pano de fundo a edificação da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, para o bate- papo sobre a produção do escritório Ramos de Azevedo e o legado que este arquiteto deixou para a cidade de São Paulo. O museu pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura.
O encontro promovido pelo Núcleo Educativo da Casa das Rosas, acontece no dia 14 de junho, às 15h, e conta com três convidados que abordarão o assunto sob diferentes pontos de vista do legado e memória deixado pelo arquiteto. Na mesa, o público poderá ouvir o guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho, os professores de arquitetura Beatriz Bueno e Nicola Pacileo Netto, e o bisneto de Ramos de Azevedo, Paulo Villares.
A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrições para o encontro.
PALESTRANTES
Laercio Cardoso de Carvalho, guia de turismo desde 1983, especialista tours temáticos em São Paulo desde 2003 sendo um deles o tour “Ramos de Azevedo”.
Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Urbanização e do Urbanismo no Brasil; Cultura Profissional dos Arquitetos e Engenheiros; História do Mercado Imobiliário em São Paulo; e História da Cartografia. Foi curadora da exposição “Escritório Ramos de Azevedo – A arquitetura e a cidade” realizada entre janeiro e março de 2015.
Nicola Pacileo Netto, trabalhou na década de 1960 à 1968 no Severo & Villares escritório técnico Ramos de Azevedo. Professor Mestre, Doutor e Livre Docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Paulo Villares, bisneto do Ramos de Azevedo e Diretor do Centro de Pesquisas Arnaldo Dumont Villares e Severo Villares.
SERVIÇO:
Ramos de Azevedo: cidade e memória
Domingo, 14 de junho, às 15h
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas