Centro Cultural Sesc Paraty abre as portas para a FLIP 2015

Programação terá trabalhos inspirados em Mário de Andrade, escritor homenageado da 13ª edição do evento, e irá contemplar diferentes manifestações artísticas

o escritor Mário de Andrade

o escritor Mário de Andrade

Rio de Janeiro, junho de 2015 – De 01 a 05 de julho, o Centro Cultural Sesc Paraty terá uma programação diversificada durante a  13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip 2015. Com entrada gratuita, o visitante poderá conferir exposições de arte, peças teatrais e debates com escritores, no evento mais importante da Literatura nacional. “A presença do Sesc em Paraty não só amplia a programação alternativa, mas reforça o nosso trabalho de democratizar o acesso dos cidadãos a variadas manifestações artísticas, como literatura, cinema, teatro, concertos, museus. Por isso, entrelaça entretenimento e diversão com educação, para promover cultura de qualidade”, avalia a gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcia Rodrigues.

Este é o sexto ano consecutivo que o Sesc está na Flip com uma programação própria, durante os cinco dias do evento. Dia 01/07, o grupo Caravan Maschera (SP) interpreta a peça Cordel Clownesco do Romeu e Julieta. No dia seguinte, as ruas do Centro Histórico recebem a intervenção Polvos Poéticos, do Grupo Sensus (SP), com performance inspirada na brincadeira dos telefones sem fio. No mesmo dia, acontece a exposição “Linhas, Trançados e Cores no Reino de Gilvan Samico”, que traz xilogravuras baseadas na cultura nordestina.  O escritor Mário de Andrade, homenageado desta edição, será lembrado com o filme “Pesquisas Folclóricas e Etnográficas”, uma seleção audiovisual sobre o Norte e Nordeste brasileiros, produzido pelo poeta.

A programação também traz oficinas de fotografia, criação literária e roteiro, além de debates sobre o mercado editorial, durante os cafés literários. No dia 03/07, a vencedora do Prêmio Sesc de Literatura 2014, Débora Ferraz, estará com Carol Bensimon e João Anzanello Carrascoza em um bate-papo sobre viagens literárias e construções de personagens.  O escritor Ronaldo Bressane, vencedor da primeira edição do projeto Residência Literária, promovido pelo Sesc, irá debater mobilidade literária dia 04/07. No último dia, 05/07, Roger Mello, Lourenço Mutarelli e Joana Cesar conversarão sobre estética e técnicas de imagens.  À tarde, o tema é Poesia Eletrônica, com José Paes de Lira e André Vallias.

O público infantil é lembrado na programação com os espetáculos “Quem quer brincar comigo?”, com Tino Freitas, e “De A a Zigg”, com Ivan Zigg.  Para quem gosta de ouvir boas histórias, será realizado o Sarau à Beira Mar, com leitura de poemas a bordo do saveiro Soberano da Costa, na Baía de Paraty, e a Maratona da Palavra, onde, por doze horas ininterruptas, serão narradas histórias, poesias e contos, com performances para todos os públicos.

A programação completa pode ser conferida em http://www.sesc.com.br

Serviço:

Centro Cultural Sesc Paraty
Endereço: Rua da Matriz, nº 20, Centro Histórico, Paraty.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s