Jovens Escribas apresenta suas obras em São Paulo

unnamed (1)

Depois de aumentar o seu elenco de escritores nacionais, a Jovens Escribas promove uma programação no mês de agosto em São Paulo. Criada por um grupo de novos autores em Natal, Rio Grande do Norte, em 2004, a editora é hoje dirigida por Carlos Fialho, tem mais de 60 títulos, conta com dois selos “Bons Costumes” e “Ao Quadrado”. A cada ano realiza e participa de eventos para a formação de novos leitores, em destaque o Ação Leitura nas escolas públicas.

“Sabemos da importância de aproximação com o leitor em todo o Brasil. Desde o início da Jovens Escribas faço eventos em São Paulo com grandes parceiros culturais. Desta vez ousamos em ter um número maior de lançamentos no mesmo dia e espero que essa ideia de grande encontro seja bem recebida pelo público.”, afirma o editor Carlos Fialho.

Para mostrar aos leitores a qualidade da literatura da Jovens Escribas e as opções . Na terça-feira, 11, às 20h, no Bar Sabiá (Brazil – R. Purpurina, 370 – Vila Madalena) é o lançamento de Lovenomicon – primeira graphic novel escrita pelo coletivo K-ótica de quadrinhos, fundando o selo Ao Quadrado, dedicado à publicação de HQs. O trabalho flerta com o universo imaginativo do escritor americano Howard Phillips Lovecraft. Apresenta seis histórias, cada uma num subgênero de terror, o coletivo assina o trabalho a “14 mãos” – Marcos Guerra, LeanderMoura, Renato Medeiros, Rodrigo Xavier, Mário Rasec, Carlos Alberto e Marcos Garcia, além de contar com prefácios de vários autores convidados, como Rodrigo Hammer, Alex de Souza, Edgar Franco, Gian Danton, Matheus Moura e Léa Barbados.

unnamed (2)

Já no sábado, 15 de agosto, a partir das 17h, no Canto da Madalena (R. Medeiros de Albuquerque, 471 – Vila Madalena), tem o coletivo com os livros:  “Por isso eu amo em azul intenso” e “Das vezes que morri em você” de Regina Azevedo, “Do Amor” de Alice Carvalho, “Maldito sertão” de Márcio Benjamin, “Amigos do pelo” com organização de Margot Ferreira, “Meus segredos com Capitu” de Ana Elisa Ribeiro; “Lovenomicon” do Coletivo K-ótica, “A ponto de explodir” de Sérgio Fantini.

Segundo Carlos Fialho, esta é uma experiência muito importante. “Estamos felizes com esse momento da editora, mantemos nossa editora sediada no Rio Grande do Norte, mas conseguimos ir além pelo reconhecimento do nosso trabalho. Reunimos nesse lançamento coletivo em São Paulo, um grande elenco potiguar e também os mineiros Sérgio Fantini e Ana Elisa Ribeiro (finalistas do Portugal Telecom 2014). Também já temos um acordo para lançar o autor paulista Luiz Roberto Guedes, nos próximos meses.”, avalia Carlos Fialho.

unnamed (3)

Obras lançamento em São Paulo

Lovenomicon – Coletivo K-ótica

O contista H. P. Lovecraft criou tendências na literatura mundial, influenciou escritores e vem encantando gerações há vários séculos. Foi a leitura aficionada de sua obra que inspirou os autores do coletivo de quadrinhos K-ótica a adaptarem para a nona arte e ambientar alguns dos contos do cânone americano do horror. Um detalhe: todas as histórias são ambientadas no Rio Grande do Norte. Com essa publicação a Jovens Escribas apresenta em São Paulo o selo “Ao Quadrado” de quadrinhos.

Maldito Sertão – Márcio Benjamin

O livro marca a estreia de Márcio Benjamin, que além de autor de contos, é também dramaturgo, já participou de diversas coletâneas nacionais do gênero de horror. A obra traz uma coletânea de histórias de suspense e terror ambientadas no Nordeste Brasileiro num estilo bastante envolvente, definido por Patrício Jr., autor da orelha da obra, como “breve, mas profundo”. O autor resolveu olhar para o nosso interior, em busca de inspiração que pudesse lhe render boas histórias fantásticas. Patrício opina: “O que Márcio Benjamim faz com seu “Maldito sertão” é coisa de assombração. Do tinhoso. Só pode. Alma viva não seria capaz de devolver a um adulto barbado a crença em criaturas esquecidas na primeira infância.”

Do Amor – e algumas crônicas, mas não estão todas aqui no subtítulo senão o subtítulo ficaria enorme e cafona”

A autora Alice Carvalho conta a história de Janine – ou Linda, como prefere ser chamada – que após mais uma tentativa frustrada de se casar, volta para o seu apartamento empoeirado e decide tomar um novo rumo para a sua vida, afinal essa é a 14ª vez que é abandonada no altar. Essa seria apenas mais uma história sobre desventura amorosa, se não faltasse o elemento principal: um noivo. Permeado por crônicas e poeminhas tragicômicos, este é um livro sagaz e bem humorado, para quem sabe que rir é sempre um ótimo escudo para se defender das adversidades que vêm do destino e, claro, “DO AMOR”.

Alice Carvalho  – Atriz, comediante, roteirista e aluna do curso de artes visuais da UFRN, Alice Carvalho, do alto dos seus 18 anos, já acumula um respeitável currículo na área cultural, contando com cinco montagens teatrais, entre elas a peça “Do Amor – uma comédia pouco romântica” cujo texto deu origem a este livro, e apresentações de Stand Up Comedy bastante prestigiadas. Seu livro de estreia conta com prefácio da também atriz e amiga, Ingrid Guimarães.

Por isso eu amo em azul intenso – Regina Azevedo

Regina Azevedo, rapidamente, deixou de ser uma promessa para se converter numa das mais gratas realidades da nova literatura brasileira. Poeta revelada no evento de incentivo à leitura realizado pela Jovens Escribas, a AÇÃO LEITURA, Regina já vai para o segundo livro e tem deslumbrado leitores do quilate de Chacal, Pablo Capistrano, Marcelino Freire, Clotilde Tavares e Nei Leandro de Castro. “Por isso eu amo em azul intenso” é a reafirmação do vigor desta inspirada e inspiradora escritora de apenas 15 anos (não, isso não foi um erro de digitação: ela realmente tem apenas 15).

AMIGOS DO PELO – ANTOLOGIA – VÁRIOS AUTORES

O livro “Amigos do pelo” traz 25 textos de autores como Carlos Heitor Cony, Nélida Piñon, Ferreira Gullar, Laurentino Gomes, Nando Reis, Fernanda Tavares e Leonardo Panço. Em relatos emocionados e emocionantes, os autores falam de seus animais de estimação e da relação de afeto construída com estes. Uma iniciativa da jornalista Margot Ferreira, apresentadora da afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, todo o dinheiro arrecadado com as vendas do livro será destinado à castração de animais de rua em Natal.

MEUS SEGREDOS COM CAPITU – CRÔNICAS – ANA ELISA RIBEIRO

Ana Elisa Ribeiro publica crônicas há 10 anos no portal Digestivo Cultural. Em 2012, decidiu publicar um livro com textos selecionados a partir do site. A partir desta iniciativa que surgiu seu livro anterior, “Chicletes, lambidinha e outras crônicas”. No processo de edição do livro, a autora percebeu que havia “outro livro” inserido ali, tantas eram as crônicas que tinham como tema a leitura, livros, escritores e assuntos relacionados. Dessa forma, Ana concebeu “Meus segredos com Capitu – Livros, leituras e outros paraísos”.

Os textos reunidos pela autora versam sobre sua relação com as “coisas escritas”. Segundo o escritor Leo Cunha, privilegiado leitor crítico, as crônicas podem ser definidas como “uma declaração de amor ao livro e à leitura.” Segundo ele, Ana Elisa Ribeiro fala de sua paixão por tudo o que habita o universo dos livros: “os títulos, as letras, as vírgulas, a capa, o papel, a tinta, a tela, o teclado, o tablet.”  Já a professora e pesquisadora Carla Viana Coscarelli, que assina a orelha, declarou: “Quando leio os textos da Ana Elisa fico querendo que todo mundo leia para se emocionar com a beleza dos textos dela e para perceber a riqueza do seu olhar crítico e poético, que nos faz ver o mundo de outra forma.”

Sobre a Jovens Escribas www.jovensescribas.com.br

Um comentário sobre “Jovens Escribas apresenta suas obras em São Paulo

  1. Pingback: Meus segredos com Capitu - Ana Elisa Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s