Casa das Rosas estreia nova temporada de teatro com peça exclusiva sobre a temática sexual

Espetáculo Cabaré Falocrático encena e reflete questões no universo gay através dos textos de Glauco Mattoso, Horácio Costa e Roberto Piva
 
Casa das Rosas

Casa das Rosas

Não faz muito tempo, para que homens e homens, mulheres e mulheres pudessem andar de mãos dadas nas ruas da metrópole paulistana teriam de passar por bons sufocos públicos. E a partir dessa resistência ao preconceito e à discriminação que a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abre sua nova temporada de teatro com a inédita peça Cabaré Falocrático, com encenação e direção musical de Dagoberto Feliz e roteiro de Helder Mariani.
 
O museu pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e que é gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, apoia esse espetáculo teatral no formato de um cabaré, espaço que pode muito bem expressar poeticamente o universo gay, de modo a refletir questões de uma forma crítica, lúdica e lírica. 
 
No texto encenado, o cabaré poético-teatral traz as poesias de Glauco Mattoso e Horácio Costa, de São Paulo, cuja militância gay alcança aspectos importantes de suas trajetórias poéticas na cidade e no país. Além do recentemente falecido Roberto Piva, poeta precursor nos anos de 1960, com seu já clássico Paranóia.
 
Durante a peça, as questões gays ganham um tom irônico e provocador, com poesias e músicas apresentadas ao vivo, nas vozes de André Medeiros Martins, Daniel Morozetti, Gabriel Muglia, Helder Mariani, Adriano Mota, Dennis Marques, Diego Christianini, Felipe Pitta, José Raul Molina, Pietro Almeida e Rafael Passos. Com bom humor, a peça constrói uma temática mais homoerótica, que é uma das vertentes distintivas da poética da modernidade. 
 
O que motiva o Cabaré Falocrático é apresentar o tema gay, sem ser “panfletário”, mas questionar poeticamente em que sentido a elaboração de políticas da homossexualidade pode alimentar uma “homocultura expressiva”, que reflita sobre as questões desse universo com qualidade artística e profundidade crítica.
 
A peça será apresentada às sextas-feiras, às 20h, durante os meses de agosto e setembro, com entrada gratuita e retirada de ingressos com uma hora de antecedência. A classificação indicativa é 16 anos. 
 
Serviço:
Caberé Falocrático
Sextas-feiras, 7, 21 e 28 de agosto e 4 e 11 de setembro, às 20h
Ingressos: retirada às 19h ~ 40 lugares
Classificação indicativa: 16 anos
 
Ficha técnica:
Encenação e direção musical: Dagoberto Feliz
Elenco: André Medeiros Martins, Daniel Morozetti, Gabriel Muglia e Helder Mariani
Coro: Adriano Mota, Dennis Marques, Diego Christianini, Felipe Pitta, José Raul Molina, Pietro Almeida e Rafael Passos
Direção de arte: André Medeiros Martins
Concepção e roteiro dramatúrgico: Helder Mariani
 
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s