Circuito TUSP de Teatro apresenta espetáculos de 3 a 5 de setembro em São Carlos

O Teatro da USP (TUSP) e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária promoverão, de 3 a 5 de setembro, o “XIII Circuito TUSP de Teatro”.

Desde 2008, o Circuito gratuito oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos.

No segundo semestre de 2015, o evento tem sua 13ª edição, levando aos campi de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos três espetáculos convidados: “Aporia 23°S 46°0”, da Formação 16 da Escola Livre de Teatro; “O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer”, da Cia de Teatro Acidental, e “Cartas Libanesas”, solo de Eduardo Mossri.

A intenção atual do Circuito é criar um espaço de contato intenso com uma produção teatral de qualidade e oferecer um local de encontro e fervor artístico, para propiciar o debate. Em cena, veremos: um solo que habilmente evoca o lugar do imigrante, a partir de memórias despertadas por cartas libanesas, mas que ecoam nas mais diversas etnias que construíram esse país; uma conferência – espetáculo de um coletivo que revisita Nelson Rodrigues, num ácido olhar para a imprensa, em seu máximo poder de manipulação e culminamos num agrupamento de artistas em formação, que escolhem prescindir da palavra para discutir o próprio teatro em ruínas e a incomunicabilidade com o setor público.

Confira programação do Circuito em São Carlos:

Quinta-feira, dia 3, às 20 horas: “O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer” – Cia de Teatro Acidental
Escrita a partir da obra O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, a peça procura colocar em cena – de maneira crua e sem uso de metáforas – as convulsões de uma sociedade movida pelo ódio, cultivado em nome da liberdade de expressão.
Ficha técnica:
Direção: Carlos Canhameiro
Elenco: Artur kon, Cauê Gouveia, Chico lima, Eduardo Bordinhon, Mariana dias, Mariana Otero, Tati Mayumi
Pensamento corporal: Andreia Yonashiro, Iluminação: Daniel Gonzalez, Cenário: Mauro Martorelli, Texto: Cia de teatro acidental e Carlos canhameiro
Projeto gráfico: Artur Kon, Produção: Mariana Dias
Duração 60 minutos Classificação 16 anos

Sexta-feira, dia 4, às 20 horas: “Cartas Libanesas”
Um jovem libanês vem para o Brasil fazer fortuna para logo voltar ao Líbano, onde deixou sua esposa grávida. Anos de sofrimento e trabalho, descobre apaixonado pela nova terra e decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país. “Cartas Libanesas” é a historia de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias historias para refletir sobre a imigração. É uma ode de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram nossa identidade cultural.
Trajetória: Indicado ao Prêmio Shell de Autor, Indicado ao Prêmio APCA de Autor/Dramaturgia, Indicado ao Prêmio Aplauso Brasil de Autor, Estreia SESC Ipiranga – São Paulo/SP (Março 2015), Festival Internacional de São José do Rio Preto (FIT), Festival de Teatro de Ibirá (FESTIB) – Vencedor de 7 Prêmios, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Diretor e Melhor Ator.
Ficha Técnica – Texto: José Eduardo Vendramini, Direção e Iluminação: Marcelo Lazzaratto, Ator: Eduardo Mossri, Cenário: Renato Bolleli, Trilha Sonora: Gregory Slivar, Figurinos: Fause Haten, Assistente de Direção: Wallyson Motta, Preparação vocal: Rodrigo Mercadante, Fotógrafo: Felipe Stucchi, Produção: Eduardo Mossri
Duração 75 minutos Classificação 12 anos

– Sábado, dia 5, às 20 horas: “Aporia 23°S 46°0”
Formação 16 da Escola Livre de Teatro
O espetáculo trata de figuras que habitam um teatro em reforma e que desenvolveram rituais próprios de trabalho, de diversão e de burocracia. Em meio a esta organização absurda, eles recebem a visita do encarregado de vistoria da reforma. É através de seu olhar que o espectador é convidado a conhecer o modo peculiar como vivem as figuras nesse teatro em ruínas.
Ficha Técnica:
Direção geral: Vinicius Torres Machado , Direção cênica: Thiago Antunes (1ª etapa) e Vinicius Torres Machado , Direção musical : Gregory Slivar, Dramaturgia : Marina Tranjan, Thiago Antunes e Vinicius Torres Machado, Direção de arte e cenografia: Eliseu Weide Assistência de direção: Pedro Stempniewski, Elenco: Adriano Milan, Ailton Barros, André Cantuário, Andressa Ferreira, Antonio Salles, Ayiosha Avellar, Filipe Santos, Giuliana Lavorato, Julio Lorosh, Kako Arancibia, Karen Lenz, Laís Loesch, Linn Santos, Michael Souza, Renata Santos, Thiago Felix, Vinícius Vilas Boas e Wesley Salatiel Assistência de produção: Vanessa Lemes, Concepção de iluminação e operação de luz e som : Gilda Genofre, John Halles e Leonardo Carvalho, Experimentação vocal : Natália Nery, Assistência de direção de arte: João Pedro Uvo e Thiago Audrá Vesecky , Cenotecnia: Flavia Ribeiro de Oliveira, Jessica Rodrigues, Leon Henrico Geraldi, Mantú Novaes
Duração 90 minutos Classificação 12 anos

Convites
Os convites serão distribuídos a partir das 14 horas, do dia 2 de setembro, no Teatro Municipal. Uma cota limitada será distribuída também a partir do dia 2, no Centro Cultural da USP São Carlos, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas.

Os espetáculos serão apresentados no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, que fica na Rua Sete de Setembro, 1735 – Centro.

O evento é promovido pelo Tusp e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP com o apoio do Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), Rádio UFSCar, Centro Cultural e Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão da USP São Carlos.

Esta edição do Circuito Tusp de Teatro traz ainda dois workshops. O “Ensaios Ignorantes: Nada” é um projeto que transita entre teatro, literatura e filosofia da educação, propondo uma experiência cênica singular, tendo sempre um livro como objeto em comum, operado por todo o público e o grupo de ensaístas (em São Carlos ocorrerá em outubro). Já o workshop “Como se Fabrica uma Mulher?”, sob a coordenação de Nina Caetano, ocorrerá somente na cidade de São Carlos.

Mais informações sobre os espetáculos:
Facebook: https://www.facebook.com/events/463249993846613

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s