De volta ao Minhocão, ‘Grupo Esparrama’ apresenta espetáculo ‘Esparrama Pela Janela’ em outubro

Contemplado pelo Prêmio Zé Renato, o Grupo Esparrama abre a sua janela novamente e volta a apresentar o seu premiado espetáculo Esparrama pela Janela. Por esse espetáculo, o grupo recebeu dois Prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, e agora o público pode conhecer o trabalho que deu origem ao tão famoso teatro na janela.

unnamed (2)

AS JANELAS QUE ESPARRAMAM

Em novembro de 2013 estreou na janela do 3º andar de um prédio localizado na Rua Amaral Gurgel o espetáculo Esparrama pela Janela do Grupo Esparrama. Timidamente cerca de 30 pessoas acomodaram-se na guia central do Elevado Costa e Silva para assistir a um espetáculo de teatro muito diferente. Duas janelas serviam de palco para uma forma nova de fazer e de assistir teatro. Durante os 45 minutos de duração palhaços, músicas, bonecos e máscaras encantavam e arrancavam gargalhadas do público que a cada sessão aumentava. Cerca de um ano depois o público saltou de 30 para cerca de 500 pessoas e a proposta do Grupo Esparrama de subverter o espaço e de reafirmar a vocação do Minhocão como espaço de lazer estava concretizada.

A utilização desse espaço público, que é o Elevado Costa e Silva (Minhocão) por parte do Grupo Esparrama, vem se tornando uma tradição nos domingos de lazer.  Nos últimos meses, com o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural, a idéia inicial do grupo se tornou um projeto grandioso, chamado Janelas do Minhocão, que teve inicio em janeiro de 2015 com a ação Esparrama Amigos pela Janela. Nesta primeira ação, foram convidados seis artistas e grupos de diversas linguagens para criar intervenções específicas para a janela do Esparrama. Já na segunda ação do projeto, o Grupo Esparrama realizou uma temporada do seu primeiro espetáculo, dando a oportunidade do público rever os personagens que encantaram o Minhocão durante todo o ano de 2014. Por fim o grupo estreou, em junho, o seu mais novo espetáculo, chamado “Minhoca na Cabeça”, que cativou o público e extrapolou os limites da janela, ocupando literalmente o Minhocão.

unnamed

UM NOVO PRÊMIO PARA A JANELA

No ano passado, foi criado um novo prêmio para a produção e o desenvolvimento das artes cênicas em São Paulo, o Prêmio Zé Renato. Esta nova modalidade de apoio homenageia o diretor teatral paulistano José Renato Pécora (1926 – 2011), ator formado na primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD), dramaturgo e diretor, tem em seu legado dentro e fora dos palcos, a idealização e fundação do Teatro de Arena e a direção de um das maiores expoentes do teatro brasileiro, a montagem de “Eles não usam black-tie”.

Já na segunda edição deste novo prêmio, o Grupo Esparrama foi contemplado com a proposta que prevê três temporadas de apresentações. A primeira, que começa em Outubro, traz novamente para a janela o consagrado espetáculo Esparrama pela Janela, com o qual o grupo recebeu importantes prêmios do teatro infantil da América Latina, como o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço. Serão quatro domingos de apresentações e o público poderá rever os personagens que deram origem a essa nova forma de fazer teatro: o teatro na janela.

SOBRE O GRUPO ESPARRAMA

Criado em 2012, o Grupo Esparrama tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, teatro para crianças etc.). Fazem parte da trupe Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra.

Como resultado de suas primeiras parcerias foi concebido, no final de 2012, junto com a maestrina Ester Freire, o espetáculo 2POR4 que participou do SESC FESTCLOWN 2014 – Festival Internacional de Palhaços realizado pelo SESC Brasília; foi selecionado pelo Edital Viagem Teatral SESI nas edições de 2013 e 2014; participou do Projeto Mosaico Teatral do SESCOOP; do projeto FDE do SESC Piracicaba e do projeto Recreio nas Férias do SESC Osasco, além de já ter realizado diversas apresentações em unidades dos SESC’s. Este espetáculo rodou por mais de 30 cidades diferentes e realizou uma temporada com muito sucesso de público e crítica no Teatro Alfa, além de ter sido apresentado dentro da programação do projeto Fim de Semana em Família, do Itaú Cultural.

Ainda em 2013 o grupo desenvolveu seu primeiro projeto solo, o Esparrama pela Janela, intervenção cênica que aconteceu da janela de um apartamento no Minhocão. A proposta teve um retorno relevante da mídia e recebeu dois Prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

Contemplados pelo edital Rumos do Itaú Cultural, o Grupo Esparrama ocupou o Minhocão, de janeiro a julho de 2015, com o projeto Janelas do Minhocão, que chegou a reunir cerca de 1200 pessoas em uma única apresentação do espetáculo “Minhoca na Cabeça”, que foi o produto final dessa jornada. O grupo também foi convidado pelo Instituto Itaú Cultural, para integrar a programação da Mostra Rumos, com o resultado final dessa parceria. O diretor do Grupo Esparrama, Iarlei Rangel, participou da mesa de debates sobre Cidades, falando sobre as experiências do grupo com a ocupação de um espaço público, através da janela de seu apartamento e sobre o uso do território como laboratório criativo.

Mais informações e a programação completa, você encontra na página: facebook.com/esparrama

unnamed (1)

PARA ROTEIRO

ESPARRAMA PELA JANELA

Um morador de um dos prédios do Minhocão, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música, a partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: amenina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.

Temporada:domingos de 04à 25 de outubro de 2015

Horário: 16h30

Duração: 45 minutos

Recomendação: Livre

Ingressos: Grátis

Local: Minhocão (Elevado Costa e Silva) entre o Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação

Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da rua da Consolação. Nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.

No dia do evento, mais informações e um mapa são disponibilizados na página do Facebook do Grupo Esparrama e no caso de chuva, o espetáculo não acontece.

 

FICHA TÉCNICA

Direção – Iarlei Rangel

Roteiro – Grupo Esparrama

Elenco – Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra

Consultoria de Cenografia, Figurino e Adereços – Jaime Pinheiro

Adereços e Cenotécnica – Jacqueline Nascimento

Fotos – Sissy Eiko

Assistente de Adereços e Consultoria de Som e Luz – Tulio Pezzoni

Costureira – Terezinha Campos

Mixagem de Som – Fabrício Savanela

Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais– Luciana Gandelini

Produção – Iarlei Rangel

Operador de som – Sebastián Curti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s