Balada Literária: Escritor Paulo Lins participa de bate-papo em São Carlos

image

Paulo Lins

Em parceria com o site cultural Livre Opinião – Ideias em Debate, a Balada Literária fará, no dia 2 de outubro, às 19h, na Universidade Federal de São Carlos (Auditório do CECH, AT2, área sul da UFSCar), uma pré-Balada Literária. Este evento especial terá a participação do escritor Paulo Lins (autor, entre outros, do romance Cidade de Deus), que realizará um bate-papo em que contará com a mediação do professor e colunista do LOID, Jorge Valentim. No dia do bate-papo, o escritor Marcelino Freire, que é criador e curador da Balada Literária, estará presente e anunciará em primeira mão a programação oficial da edição deste ano. Confira a entrevista que o escritor Paulo Lins concedeu ao site. Mais informações no evento pelo facebook.

A balada continua no bar e conveniência Espaço Múltiplo, a partir das 22h, haverá uma confraternização com os escritores Paulo Lins e Marcelino Freire e apresentação musical da banda Tijolo Baiana. Fundado em 2012, o grupo é formado por Bruno Rossler (Voz/Guitarras), Pedro Ivo (Guitarra), Yole Vaz (Baixo) e Eduardo Rossler (Bateria/Percussão/Voz), tendo no repertório músicas autorais e de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Chico César, Luiz Melodia, entre outras. O Espaço Múltiplo está localizado na rua Luiz Vaz de Toledo Pizza, 346, bairro Cidade Jardim, próximo ao Solar dos Engenheiros.

PAULO LINS marcou a Literatura Contemporânea com o romance Cidade de Deus (1997). Na obra, Lins retratou a violência policial, a falta de auxílio das Políticas Públicas e a rotina das camadas sociais menos favorecidas do Rio de Janeiro entre as décadas de 1960-80. O célebre livro ganhou uma adaptação para os cinemas em 2002, com direção de Fernando Meirelles e codireção de Kátia Lund. Anos depois, Paulo Lins lançou seu segundo romance em que relata a origem do samba, o surgimento das escolas de samba, a Umbanda, assim como a construção da identidade negra no país através das culturas africanas. Desde Que o Samba é Samba (2012), tem como ambiente o bairro do Estácio de Sá, local em que nasceu o samba. Lins também fez roteiros para alguns episódios de Cidade dos Homens, da TV Globo, e o roteiro do filme Quase dois irmãos, de 2004, de Lúcia Murat, que recebeu o prêmio de melhor roteiro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2005. O autor trabalhou com René Sampaio, no roteiro da adaptação cinematográfica da letra da canção de Renato Russo, Faroeste Caboclo. Atualmente, Paulo Lins trabalha como colaborador de roteiro da novela I Love Paraisópolis, da TV Globo.

JORGE VALENTIM é Professor Associado de Literaturas de Língua Portuguesa (Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), além de atuar como Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, estudos literários, estudos comparados, literatura, gênero e homoerotismo, literaturas africanas de língua portuguesa e estudos musicológicos. No site Livre Opinião – Ideias em Debate, Jorge assina a coluna mensal Literatices e outras conversas.

Criador e curador da Balada Literária, escritor Marcelino Freire também estará em São Carlos

Criador e curador da Balada Literária, escritor Marcelino Freire também estará em São Carlos

BALADA LITERÁRIA é o evento literário democrático, afetivo e gratuito que acontece em São Paulo e reúne artistas do Brasil e do mundo. Criação e Curadoria de Marcelino Freire. Em sua 10ª edição, a Balada Literária acontece entre os dias 18 e 22 de novembro em diversos pontos da cidade e homenageará a cineasta Suzana Amaral (diretora do clássico A Hora da Estrela).

unnamed (3)

SERVIÇO

Data: 02/10 – Sexta-feira
Horário: 19h00
Local: Auditório do CECH, AT2, área sul da UFSCar
Realização: Livre Opinião – Ideias em Debate (livreopiniao.com) e Balada Literária
Apoio: Balada Literária, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar (PPGLit) e  Bar e Conveniência Espaço Múltiplo

SERVIÇO

Data: 02/10 – Sexta-feira
Horário: 22h00
Local: Bar e Conveniência Espaço Múltiplo (rua Luiz Vaz de Toledo Pizza, 346, bairro Cidade Jardim, próximo ao Solar dos Engenheiros)
Realização: Livre Opinião – Ideias em Debate (livreopiniao.com) e Balada Literária
Apoio: Balada Literária, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFSCar (PPGLit) e Bar e Conveniência Espaço Múltiplo

 

 

12006080_10207951125921186_8420891749577283632_n

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s