Primeiro romance de John Fante retorna às livrarias brasileiras, com nova capa, pela editora José Olympio

unnamed (1)Observador, inquieto e engraçado, o pré-adolescente Arturo Bandini tenta, a todo custo, escapar da rotina enfadonha da escola e dos cascudos dolorosos do pai. No congelante estado do Colorado (EUA), ele e sua família levam uma vida cheia de privações, à margem do sonho americano, o que será definitivo para o seu processo de amadurecimento. Bandini foi apresentado ao público em 1938, no primeiro romance do aclamado John Fante, Espere a primavera, Bandini, que retorna agora às livrarias brasileiras, com nova capa, pela editora José Olympio.

Espécie de alter ego de Fante, Bandini iria protagonizar, a partir daí, outras obras do autor – entre elas a internacionalmente famosa Pergunte ao pó. Comovente e cheio de humor, Espere a primavera, Bandini revela o olhar sensível e sarcástico de um dos personagens mais icônicos da literatura norte-americana. “Agora que sou um homem de idade, não posso reler Espere a primavera, Bandini sem perder a sua trilha no passado”, afirma Fante no prefácio da edição. “Às vezes, deitado na cama à noite, uma frase, um parágrafo ou um personagem daquele primeiro trabalho dos primeiros tempos me mesmeriza e, meio que sonhando, eu o entrelaço em frases, extraio dele uma espécie de melodiosa lembrança de um velho quarto de dormir no Colorado, ou de minha mãe, ou de meu pai, ou de meus irmãos e de minha irmã”.

John Fante nasceu no Colorado em 1909. Frequentou a escola paroquial em Boulder e o Ginásio Regis, um internato jesuíta. Frequentou também a Universidade do Colorado e o Long Beach City College. Fante começou a escrever em 1929 e publicou contos em revistas como The American Mercury, The Atlantic Monthly, The Saturday Evening Post, Esquire e Harper’s Bazaar. Lançou seu primeiro romance, Espere a primavera, Bandini, em 1938. No ano seguinte, publicou Pergunte ao pó. Nesse meio tempo, se ocupou amplamente na produção de roteiros para o cinema. Complicações relacionadas à diabetes provocaram sua cegueira em 1978, mas ele continuou a escrever, ditando os textos para sua mulher, Joyce. O autor morreu aos 74 anos, em maio de 1983.

Espere a primavera, Bandini

De John Fante

Tradução de Roberto Muggiati

Ficção estrangeira – Romance

Páginas: 208 / Preço: R$ 35,00

Editora: José Olympio

(Grupo Editorial Record)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s