
Ana Cristina Cesar
A poeta
Ana Cristina César será a homenageada na edição 2016 da Festa Literária de Paraty (Flip). O anúncio foi realizado pela organização do evento. A 14ª edição da Flip acontece entre os dias 29 de junho e 3 de julho.
Ana Cristina Cesar foi poeta, ensaísta, tradutora. expoente da Literatura Marginal dos anos de 1970, tem seus primeiros poemas publicados no jornal
Tribuna da Imprensa. Em 1979 lança, de forma independente, o primeiro livro de poesia,
Cenas de Abril. Seguem-se
Correspondência Completa, uma carta ficcional, e
Luvas de Pelica, publicado em 1980.
Lança, em 1982,
A Teus Pés – reunião de títulos publicados até então e ainda o inédito que nomeia o volume. Aos 31 anos, em 1983, comete suicídio. Após sua morte, o poeta e amigo Armando Freitas Filho organiza sua obra e promove o lançamento dos livros
Inéditos e Dispersos, em 1985,
Escritos da Inglaterra, 1988, e
Escritos no Rio, 1993. Desde a criação do evento, apenas uma mulher foi homenageada: Clarice Lispector, em 2005. Ana C., como era carinhosamente chamada por amigos, é a segunda autora a receber homenagem.
Livre Opinião na Flip-2014-2015
Pela primeira vez, o LOID foi até Paraty para cobrir a 12ª edição da Flip, realizada no final de julho e começo de agosto. O escritor homenageado foi Millôr Fernandes. Na mesa de abertura, o cartunista Jaguar contou um pouco sobre a relação de amizade entre os dois durante o período em que trabalhavam n’O Pasquim. Autor convidado para participar de uma mesa oficial no evento, o escritor português Almeida Faria concedeu uma entrevista para o LOID, em que falou sobre a carreira literária. A equipe também cobriu a exposição de desenhos feita por Millôr, realizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS); assim como os eventos Off-Flip. Em 2015, o LOID realizou uma entrevista com o escritor Caco Ishak, sobre o seu recente livro Eu, Cowboy.
Curtir isso:
Curtir Carregando...