Edição Jamaica no Sesc São Carlos com a banda Sapo Banjo

8c9ce4fc-2a76-4c68-9a97-d4366bd1a61e

Edição Jamaica

A música da Jamaica é uma mistura de elementos sonoros da África, EUA e das ilhas do Caribe, que originou estilos como o dub, o ska e o reggae. Com músicas cadenciadas e repletas de críticas sociais, Bob Marley foi o responsável pela popularização mundial do reggae e da filosofia rastafári, que prega a paz e o amor.

A banda Sapo Banjo apresenta o repertório de seu quinto álbum, repleto de ska, rocksteady, reggae, dub e com letras influenciadas pela música brasileira dos anos 50/60/70. Há quase vinte anos na estrada, Sapo Banjo foi considerada em 2004 a melhor banda de ska pelos leitores do site de música alternativa Punknet e em 2008 passou a fazer parte do programa televisivo Quinta Categoria, da MTV, ao lado dos apresentadores Marcos Mion e Cazé Peçanha. Dia 29, domingo, às 15h30. Galpão. GRÁTIS. Livre

Desde os anos 90 na estrada o Sapo Banjo sempre foi uma banda muito ativa e respeitada no cenário alternativo.

Seu estilo ora despojado e sarcástico, ora politizado, pode ser percebido tanto nas letras como na estrutura musical mostrada em todos os trabalhos, projetos e shows da banda.

Em 2004 foi considerada a melhor banda de ska pelos leitores do site de música alternativa Punknet e em 2008 passou a fazer parte do programa “Quinta Categoria” da MTV ao lado de Marcos Mion e Cazé Peçanha, o que colaborou para uma maior projeção nacional da banda.

No ano de 2012 os integrantes da banda entraram em um porão cheio de objetos inusitados para compor o novo repertório. Intitulado Feira de Sexta, este novo trabalho totalmente influenciado pelo lado mais tradicional da música jamaicana foi gravado em 2013 com apoio do estúdio Ekord contando com a produção de Felippe Pipeta e mixagem de Victor Rice, que ainda assina a produção de 3 DUBs com bases do Sapo Banjo.

Em 2007 lançou o disco “Carro de som” trazendo uma síntese da música
jamaicana tocada de uma maneira moderna, ou seja, misturada com outros estilos musicais como o rock alternativo e música eletrônica por exemplo.
Também entre 2007 e 2008 suas músicas foram selecionadas para coletâneas no mundo todo, entre elas estão a coletânea alemã “United Colors of Ska”ao lado dos grandes nomes do Ska mundial (The Toasters, Slackers, Satélite Kingston) e a Polo Rico da França.

Além de “Feira de Sexta” de 2013 e “ Carro de Som” de 2007, o Sapo Banjo tem em sua carreira mais três álbuns:

“Skataplá” de 1997 pode ser considerado o primeiro registro e levou a banda para diversos palcos aguçando o olhar da imprensa especializada que chegou a comparar este trabalho com os produzidos na ‘gringa” no mesmo período.

Lançado pela radiola records,“Sapo Banjo” de 2000 contou com participação de integrantes da Banda Paralela e Victor Rice.

Cassino de 2004 foi lançado de forma completamente independente, neste período o Sapo Banjo também se apresentou como Sapo Banjo Orquestra contando com 10 integrantes e um repertório que incluía clássicos do ska, temas de filmes e muitas músicas do Tokyo Ska Paradise Orchestra.

Dentro do circuito alternativo dividiu os palcos com diversas bandas de renome nacional e internacional como:Reel Big Fish (E.U.A), Less Than Jake (E.U.A), Golgfinfer (E.U.A), Millencolin (Suécia), Voodoo Glow Schools (EUA), Mustard Plug (EUA), The Toasters( EUA), Pietasters (EUA), Bambix (Holanda), Buzzcoks (Inglaterra), Dsailors (Alemanha), Chris Murray(Canada), Fast Food Orchestra (Rep. Tcheca), Palmeras Kanibales (Venezuela), Satelite Kingston (Argentina), RX Bandits(EUA), Slackers(EUA) , Larika(Rep. Tcheca), Firebug, Dead Fish, CPM22, Tijuana, Barão Vermelho, Nação Zumbi, Móveis Coloniais dentre muito outros.

A banda já tocou também em grandes Festivais como o Bananada, Sons de uma noite de verão (SESC POMPEIA) e Skarnaval, este último organizado pela própria banda a mais de dez anos.

Atualmente esta que é uma das bandas de ska mais conceituadas do Brasil vem divulgando o novo show e o novo álbum que traz uma linguagem mais voltada às raízes do ska e outras vertentes tradicionais da música jamaicana.

FEIRA DE SEXTA (2013)
Intitulado “Feira de Sexta” o quinto álbum do Sapo Banjo vem amadurecido, repleto de ska, rocksteady, reggae, dub e com letras influenciadas pela música brasileira dos anos 50/60/70.
Se nos registros anteriores a banda flertava também com ragga e rock, desta vez tanto a sonoridade quanto a temática das letras não podem ser descritos de forma melhor senão como “vintage”, ficando de lado as distorções e entrando em cena arranjos mais elaborados, reverbs, tremolos,pianos, hammmonds e compressores clássicos.

O resultado deste novo trabalho(…) reflete um desejo antigo do Sapo Banjo nestes dezessete anos de atividade: embora as raízes da música jamaicana sempre estiveram presentes nas referências sonoras e nos shows da banda, a escolha de um porão escondido e repleto de objetos peculiares como QG para os ensaios e composições, o uso de equipamentos antigos além da linguagem utilizada nos arranjos e na mixagem tornaram possível a concretização deste álbum exatamente como os integrantes haviam imaginado.

Gravado com apoio do estúdio Ekord, tendo produção de Felippe Pipeta e mixagem do grande Victor Rice – que ainda produz 3 “dubs” com bases do álbum – Feira de Sexta, que sai em parceria com a Radiola Records, sem dúvida carrega o melhor trabalho desta conceituada banda de ska do Brasil.

SAPO BANJO :
Mau – Vocal e trombone
Felippe Pipeta – Trompete e backing vocal
Edu Z. – Baixo
Eduardo Cursino – Teclado
Ramiro Gava – Guitarra e Backing vocal
Baby – Bateria

Site Oficial: http://www.sapobanjo.com/

Serviço:

Data: 29 de novembro, domingo.
Horário: 15h30.
Ingressos: Grátis.
Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP
Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s