Quinta Essentia Quarteto realiza recital didático aberto ao público

cb6d0387-b120-44b8-98d5-c3083c1dc9b1

APROXIMANDO A POPULAÇÃO DA MÚSICA ERUDITA

No dia 11 de dezembro, o público paulista terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Quinta Essentia Quarteto, principal representante da flauta doce no Brasil e um dos mais importantes grupos de música de câmara da atualidade. Neste dia, o grupo realiza um recital didático, no Centro Suzuki de Educação Musical, localizado na Vila Mariana, onde apresentará o repertório integral de “Arte da Fuga”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), com o qual o grupo pretende lançar o seu próximo álbum.

O Quinta Essentia Quarteto convida os interessados no tema e o público geral, para participar desse momento de aproximação com a música erudita e com o instrumento Flauta Doce, através de um recital didático. Durante o evento, o quarteto abordará de forma dinâmica, temas como: desafios encontrados para realizar a execução dessa obra prima da música erudita, chamada “Arte da Fuga”, dinâmicas e estratégias de ensaios, primeiras gravações do novo disco realizadas com estudantes e como manter um grupo de música de câmara no Brasil.

O público poderá também acompanhar experimentos e explicações sobre quais instrumentos da família da flauta doce foram utilizados para a realização de “Arte da Fuga”, que irá compor o repertório do próximo álbum, com previsão de lançamento para 2016, quando o quarteto completa dez anos de formação.

Se utilizando de vários elementos, o Quinta Essentia apresenta a versatilidade da flauta barroca e de sua família de instrumentos, em diferentes cenários musicais. Com uma formação inusitada, quatro integrantes e um único instrumento, os músicos revelam para os mais diferentes públicos que a flauta doce é um instrumento musical encantador.

O grupo que vem inspirando novos trabalhos, fomentando novos públicos e divulgando a cultura brasileira e a música de câmara nacional em diferentes países do mundo, possui em sua formação membros que se conservam em constante capacitação pedagógica para realizar um trabalho de formação de jovens músicos e amantes da música com excelência.

Com uma agenda consistente durante o ano todo, o Quinta Essentia também mantém projetos de formação de público, para que mais pessoas conheçam a música erudita brasileira e para que a imagem da flauta doce como um instrumento musical e artístico, seja divulgada e fortalecida. Entre os projetos estão concertos didáticos em escolas e espaços culturais, a criação de um blog FlautaDoceBR que o grupo mantém com conteúdo relacionado à flauta doce, educação musical e à pesquisa e performance do instrumento, além da organização de  eventos como o ENFLAMA – Encontro Nacional de Flauta Doce (www.quintaessentia.com.br/enflama), que aconteceu em sete edições itinerantes.

“Acreditamos na importância da popularização da música erudita e direcionamos parte do nosso trabalho, para aproximar as pessoas dela. Observamos músicas com mais de trezentos anos, que continuam a serem tocadas e admiradas por muitos até hoje, e consideramos isso um grande sinal de sua qualidade e mérito. Certamente, se a música clássica fosse veiculada na mídia de massa de uma forma atual e natural, não como um produto de elite, ela seria tão consumida como qualquer show de rock ou outro tipo de música” – comenta Gustavo de Francisco, integrante e um dos fundadores do quarteto.

Outra integrante do grupo, Renata Pereira, também comenta a importância de se popularizar a música erudita e a flauta doce no Brasil: “Queremos levar a flauta doce para todos os públicos e compreender se o mundo restrito no Brasil a este instrumento é uma condição ou apenas falta de oportunidade. Nossa função como intérpretes brasileiros desse instrumento é dar visibilidade à flauta doce, e à sua junção com a música brasileira”

Neste recital didático, que será realizado no Centro Suzuki, o grupo propõe um momento de convívio com a flauta doce, convidando pessoas de todas as idades, estudantes, profissionais e demais interessados. Dessa forma, o grupo dá continuidade ao seu trabalho de fortalecimento da imagem da flauta doce no Brasil, aproximando esse instrumento dos mais diferentes públicos.

A crítica musical ressalta a grande contribuição do Quinta Essentia para o cenário brasileiro da flauta doce, durante seus quase dez anos de formação. Nesse período, o grupo modificou o cenário da flauta doce brasileira, contribuindo com a transição de um instrumento que antes era visto apenas como um instrumento de musicalização, ampliando os espaços de atuação para o instrumento, atingindo um cenário de respeito e se apresentando por diversos concertos no Brasil.

Sua coleção de instrumentos é formada por exemplares antigos e modernos. Além das flautas barrocas, o grupo faz uso de um consort renascentista do luthier Adrian Brown e de flautas doces modernas como: as “square recorders”, ou como são carinhosamente reconhecidas pelo público brasileiro, as flautas doces quadradas. As flautas doces harmônicas – Helder e Tarasov, flautas “dos sonhos”, e a mais nova integrante: a flauta doce Eagle. Essa interessante coleção de instrumentos da família da flauta doce torna cada concerto uma experiência ainda mais rica para o público.

DEZ ANOS DE MÚSICA

Formado por Renata Pereira, Gustavo de Francisco, Felipe Araújo e Fernanda de Castro, o Quinta Essentia Quarteto, que em abril de 2016 chega aos seus dez anos de formação, além de um vasto repertório, possui uma consolidada carreira internacional, com concertos realizados em seis países (Itália, França, Alemanha, China, Namíbia, Bolívia), em sete turnês diferentes. Com a próxima turnê internacional confirmada para Maio de 2016, nos Estados Unidos, o quarteto se prepara para um período especial em comemoração aos dez anos e prevê o lançamento de um novo disco, chamado “A Arte da Fuga” de J. S. Bach.

Entre os importantes concertos realizados pelo grupo, estão abertura do Prêmio Francesco Maria Ruspoli de música barroca na Itália, e festivais consagrados de Música Antiga, como o Festival Internacional de Música Renascentista y Barroca Americana “Misiones de Chiquitos” na Bolívia, e o Festival Les Festes Baroques en Terre des Graves et du Sauternais em Bordeaux, na França.

Ganhador de diversos prêmios, o grupo possui uma discografia importante para a flauta doce no Brasil. Com o álbum La Marca (2008) resultado do Prêmio Estímulo 2007 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e seu segundo álbum, Falando Brasileiro (2014), o grupo marca a presença da flauta doce na música de câmara nacional.

Parte de um seleto grupo, o Quinta Essentia, um dos poucos grupos de música de câmara com formação estável e com um trabalho consistente e em longo prazo, termina o ano de 2015 com cerca de duzentos e cinquenta concertos realizados, chegando a realizar quarenta e três concertos em apenas um ano (em 2014).

Para saber mais sobre o trabalho e agenda do Quinta Essentia, acesse as redes sociais do grupo:

www.quintaessentia.com / www.facebook.com/5EOficial

www.youtube.com/essentiaquarteto / www.vimeo.com/quintaessentia

soundcloud.com/quintaessentiaquarteto

 

PARA ROTEIRO:

Em um recital didático, o Quinta Essentia Quarteto apresenta a integral de “Arte da Fuga”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Durante o evento, o grupo falará dos desafios encontrados para realizar a execução dessa obra prima da música erudita, além de comentar sobre a dinâmica e estratégias de ensaio e sobre como manter um grupo de música de câmara no Brasil. Haverá também explicações sobre a instrumentação escolhida: quais instrumentos da família da flauta doce foram utilizados para a realização da Arte da Fuga, que irá compor o repertório do próximo álbum do grupo, com previsão de lançamento em 2016, ano em que o quarteto completa dez anos de formação.

Quando:  11 de dezembro – sexta-feira – 19h30

Local: Centro Suzuki de Educação Musical

Rua Ambrosina de Macedo, 142 – Vila Mariana – SP – Entrada Franca

Recomendação Livre

FICHA TÉCNICA

QUINTA ESSENTIA QUARTETO: Felipe Araújo (flauta doce), Fernanda de Castro (flauta doce)

Gustavo de Francisco (flauta doce), Renata Pereira (flauta doce)

 

TURNÊ INTERNACIONAL DO QUARTETO

Jewel Box Series – Northeastern Illinois University – Chicago/IL – Estados Unidos

Dia 20 de maio de 2016 – 19h00

http://www.neiu.edu/university-life/arts-northeastern/jewel-box-series/quinta-essentia

Contato Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini // Cel: 99568-8773 // lucigandelini@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s