Livre Opinião escolhe os 15 melhores álbuns nacionais de 2015

albuns

Todo final de ano, as revistas e sites especializados em música listam os melhores álbuns do ano. E o Livre Opinião – Ideias em Debate não ficou de fora. O portal cultural selecionou os quinze discos que marcaram 2015.

A qualidade neste ano está incrível – foi difícil chegar aos quinze. Com o fim dos hiatos dos artistas Chico César e Siba. O primeiro, em Estado de Poesia, traz a experimentação da guitarra e consagrou Chico em um dos grandes poetas da música. Já Siba não abanadona as raízes dos tempos de Mestre Ambrósio e constrói um álbum refinadíssimo com características tradicionais do movimento Manguebeat, cada vez mais bem à vontade em De Baile Solto.

Adriana Calcanhotto emocionou ao interpretar Lupicinio Rodrigues, uma verdadeira Loucura. Elza Soares com a inigualável voz de A Mulher do Fim do Mundo. Bárbara Eugênia e suas letras otimistas, fazem de Frou Frou uma declaração de romantismo contemporâneo. Ana Cañas com Tô na Vida demonstra uma parceria perfeita nas composições das músicas do álbuns com Lúcio Maia e Arnaldo Antunes. Este, após período sabático, lança Já É, com canções diversificadas que misturam xaxado, rock e reggae.

Fabiana Cozza moderniza o samba com Partir, Gal cada vez mais Estratosférica, canta Marcelo Camelo, Junio Barreto, Anônio Cícero e Lira, que também lançou seu segundo álbum neste ano: O Labirinto e O Desmantelo. Está aí uma disputa serena para a canção Jabitacá, de autoria de Lira, e gravada por Gal também.

Alessandra Leão afia a percussão e composição com Aço, Emicida viajou até Cabo Verde para trazer o som do explosivo Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa…, Karina Buhr cada vez mais autêntica e provocativa em Selvática.

E, por fim, dois destaques que reverberam Manaus: Alaídenegão, com o excelente Senoide Sensual, trazendo as tradições da região nas letras e composições. E Luneta Mágica, com No Meu Peito, tendo diversidades artísticas, passando pelo rock, psicodélismo e experimentação eletrônica.

Confira a lista completa

Adriana CalcanhottoLoucura
AlaídenegãoSenoide Sensual
Alessandra LeãoAço
Ana CañasTô na Vida
Arnaldo AntunesJá É
Barbara EugeniaFrou Frou
Chico CésarEstado de Poesia
Elza SoaresA mulher do fim do mundo
EmicidaSobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa…
Fabiana CozzaPartir
Gal CostaEstratosférica
Karina BuhrSelvática
LirinhaO Labirinto e O Desmantelo
Luneta MágicaNo Meu Peito
SibaDe Baile Solto

7 comentários sobre “Livre Opinião escolhe os 15 melhores álbuns nacionais de 2015

  1. Pingback: Os melhores discos brasileiros de 2015 segundo sites, blogs, revistas e críticos » Para quem gosta de música sem preconceitos, numa visão a partir da Bahia

  2. Pingback: Alaídenegão realiza show de lançamento de novo álbum no Sesc Belenzinho | Livre Opinião - Ideias em Debate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s