
Imagem: Divulgação.
Nesta quarta-feira, 13, às 19h30, a Orquestra Voadora se apresentará no especial Tamanho Família do Sesc São Carlos, que acontecerá nas quartas-feiras de verão. Além da Orquestra Voadora, outras duas apresentações – uma circense e outra teatral – com os grupos Solas de Vento e Mosaico Cultural completam a programação das três primeiras semanas de janeiro.
A primeira atração do especial Tamanho Família será nesta quarta-feira, 13, a Orquestra Voadora, com o show de mesmo nome. Na segunda quarta-feira, dia 20, vem à cena o circo com o espetáculo Os Perdidos, da companhia Solas de Vento. A terceira atração será o teatro, no dia 27, com o a apresentação Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata, da companhia Mosaico Cultural. Todas as atrações são gratuitas. Confira a programação e sinopses completas:
1 – Tamanho Família, com Orquestra Voadora (Rio de Janeiro-RJ)

Orquestra Voadora. Imagem: Divulgação.
Modernizando o conceito das bandas de fanfarra no Brasil, o grupo mistura ritmos como rock, funk, pop e jazz com os já tradicionais frevo, samba e maracatu. Neste show apresenta temas de heróis consagrados como Spectroman e Batman, além de trilhas sonoras de filmes e desenhos animados como Looney Tunes e Angry Birds. A interação e proximidade com o público são marcas desta Orquestra Voadora: um prato cheio para crianças e pais de todas as idades participarem de cada movimento, encantando-se com um belo repertório musical, figurinos coloridos e integrantes em cima de pernas de pau. Com Daniel Paiva, Sérgio Genovencio e Tiago Rodrigues (trompete), Leonardo Campos e Márcio Sobrosa (trombone), Andre´ Ramos (sax barítono), Juliano Pires (tuba), André Fioroti, Hugo Prazeres, Lula Mattos, Marcelo Azevedo e Pedro Araújo (percussão).
A Orquestra Voadora, brassband carioca que arrasta mais de 100.000 foliões no carnaval do Rio, presenteia nossos pequenos voadores com uma apresentação voltada para o público infanto-juvenil. A apresentação aposta na proximidade e na interação, em que sensações se materializam com humor e criatividade, um prato cheio para as crianças e pais de todas as idades participarem, encantarem-se com um belo repertório musical, figurinos coloridos, e com os integrantes em cima de pernas de pau.
Data: 13 de janeiro, quarta-feira.
Horário: 19h30
Ingressos: Grátis.
2 – Os Perdidos, com Solas de Vento (São Paulo-SP)

Os Perdidos. Imagem: Divulgação.
Dois personagens vão realizar uma viagem, tendo como recursos uma escada e um atlas. Com a utilização de elementos acrobáticos e de dança, os atores criam uma linguagem cômica e poética, na qual os corpos contam as peripécias da aventura.
“Os Perdidos” teve origem no ano de 2007, no projeto Cubo de Ensaio da Mostra SESC de Artes e Circulações 2007, com direção da argentina Kris Niklison que resultou num número de 9 minutos. Mas o volume de material pesquisado nesse processo alimentou o desejo de transformá-lo em um espetáculo curto. O enredo é composto pela alternância de cenas bem humoradas e de números visuais e tem como base a exploração das relações entre escada e acrobata: ação/reação, peso/contrapeso, apoios, portagens e suspensões.
A coreografia acrobática e a edição musical foram criadas simultaneamente para possibilitar a melhor adequação entre ambos. A trilha sonora é composta de sons incidentais e de música instrumental, trazendo um universo próprio ao número e às diversas atmosferas da encenação.
A pesquisa do duo Solas de Vento é embasada na exploração das técnicas circenses aliadas a um contexto teatral. As habilidades acrobáticas e as qualidades de movimento da dança oferecem novas possibilidades ao ato de contar uma história. Cada recurso, integrado cuidadosamente à obra, serve como uma lupa para alcançar uma nova dimensão às peripécias da história. Dessa simbiose de possibilidades corporais nasce uma linguagem expressiva que viabiliza a comunicação mais direta e acessível para o público de qualquer idade.
Data: 20 de janeiro, quarta-feira.
Horário: 19h30
Ingressos: Grátis.
3 – Corsários Inversos, com Mosaico Cultural (Porto Alegre-RS)

Corsários Voadores. Imagem: Divulgação.
Os Corsários Inversos são “piratas-poetas” que navegam pelos mares e universos em busca de novos tripulantes e de um tesouro bem valioso: os segredos escondidos atrás das palavras. Numa jornada cheia de poesia e loucuras, eles aliam música, teatro de bonecos e contação de histórias.
Uma Incrível Aventura Pirata: em tempos de guerra e paz, sem regras, não pertencendo a reis ou a qualquer governo, nascem os Corsários Inversos.
Desbravadores da poesia e da percepção, eles navegam pelas almas saqueando os sentimentos em busca da sensibilidade pela troca.
Com poesia, música, teatro de bonecos e contação de histórias, Almirante Alpha, Capitão Baldosa e Marujo Tempestade, recebem os tripulantes e os convidam a embarcar em uma incrível e divertida aventura pirata.
Construído com a participação direta da plateia, o espetáculo é um convite para aportarmos em universos de imagens e sensações materializadas por meio do encontro do poema com o teatro de animação.
Data: 27 de janeiro, quarta-feira.
Horário: 19h30
Ingressos: Grátis.
Sesc São Carlos
Endereço: Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jardim Sao Carlos, São Carlos – SP, 13560-649
Telefone:(16) 3373-2300