“Ocupação Person”, 28ª mostra da série e primeira de 2016, abre o calendário de exposições do Itaú Cultural

Luis-Sergio-Person-620x330

No dia 20 (sábado): abre a primeira Ocupação do ano; o homenageado é Luiz Sergio Person. A mostra é sobre a vida, a trajetória no cinema, teatro, publicidade e tantas outras áreas nas quais Person empreendeu e marcou a cultura nacional entre os anos 50 e 70. A curadoria é das filhas dele, Marina e Domingas Person, da esposa, Regina Jehá, compartilhada com as equipes dos núcleos de Audiovisual e Literatura e de Comunicação do instituto.

No campo do cinema, pela primeira vez, o público tem acesso ao roteiro de A Hora dos Ruminantes adaptado do romance homônimo de José J. Veiga e escrito pelo cineasta em parceria com o crítico Jean-Claude Bernardet; e rascunho, roteiros, fotos e outros tipos de registros sobre os clássicos São Paulo Sociedade Anônima (1965) e O Caso dos Irmãos Naves (1967).

Em relação ao teatro, fica evidente o Auditório Augusta (atual Teatro Augusta), inaugurado por Person e Lauro Mirko Laurelli, nos anos 70. Neste núcleo há catálogos de alguns espetáculos e o mais importante é o texto da peça Trotski no Exílio, adaptada por Person do texto de Peter Weis (1916-1980), nunca encenada, depois de ter sido censurada em 1975. No espaço expositivo da Ocupação também haverá depoimentos em audiovisual de atores, críticos, roteiristas, cineastas que trabalharam com ele, como a Eva Wilma, além da família.

PROGRAMA OCUPAÇÃO

Como as demais do gênero, a exposição proporciona ao público um mergulho na vida de uma personalidade relevante para a cultura brasileira e inspiradora das novas gerações de artistas. Luiz Sergio Person (1936-1976) foi cineasta, roteirista, publicitário e produtor e ainda fez incursões no teatro sobretudo na década de 1970, com produções do Auditório Augusta. A versatilidade e a intensidade nestas áreas são a tônica desta Ocupação, que marcam os 40 anos de morte e 80 anos de nascimento do artista.

A vida, obra e processo de criação de artistas veteranos vem sendo revisitada há sete anos pela série Ocupação do Itaú Cultural. O programa Ocupação destaca um artista ou grupo de referência na cultural brasileira, por meio de uma exposição, hotsite, publicação e atividades paralelas. Nas 27 edições anteriores, a série homenageou, entre outros, Nelson Rodrigues, Paulo Leminski, Chico Science, Dona Ivone Lara, Zuzu Angel, Angeli e Rogério Sganzerla.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s