Itaú Cultural abre inscrições para leituras de portfólio e workshops do IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo

Até 3 de abril estão abertas as inscrições para a série de workshops do IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo e para o ciclo de leituras de portfólio de fotógrafos profissionais ou iniciantes por uma comissão de 16 profissionais renomados do Brasil e do exterior. As atividades acontecem simultaneamente, entre 16 e 19 de junho (quinta-feira a domingo), no Itaú Cultural e para participar, os interessados devem se inscrever pelo site itaucultural.org.br/forumfoto2016. Todas as inscrições passam por avalição de comissão julgadora e os selecionados serão divulgados no site ou http://www.itaucultural.org.br/forumfoto2016 em 26 de abril.

Workshops em série – São quatro workshops com 20 vagas para cada um deles, com desenvolvimento prático de projetos realizados sob temáticas atuais e relevantes para a comunidade fotográfica. As aulas são ministradas na Sala Vermelha ou no piso -2 do instituto de 16 a 18 de junho (de quinta-feira a sábado), sempre das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h. No domingo, 19, as aulas acontecem das 10h às 13h.

No ato da inscrição em itaucultural.org.br/forumfoto2016, além de preencher o formulário digital, é necessário enviar uma biografia pessoal resumida com até dois mil caracteres, um ensaio ou trabalho contendo de seis a 12 fotografias de média resolução anexadas, e um texto explicativo ou proposta de projeto com dois mil caracteres. O inscrito pode escolher até dois workshops que queira assistir, por ordem de preferência, sendo que poderá participar de apenas um deles. Ao ser divulgado no site oficial do evento, o selecionado receberá a indicação da aula na qual foi admitido.

Os workshops acontecerão simultaneamente. Um deles é Domesticidades, com os fotógrafos e pesquisadores Wellington Cançado e Renata Marquez. Como desdobramento do livro lançado pela dupla em 2010, Domesticidades: guia de bolso que apresenta imagens de espaços domésticos, encontradas em websites de corretoras de imóveis de Belo Horizonte, o workshop propõe uma investigação coletiva das diferentes formas de morar e da intimidade de anônimos da cidade de São Paulo, através do exercício de uma etnografia remota, no limite entre o público e o privado, a realidade e a ficção.

Outro workshop é De Gavetas e Fotolivros: A Reinvenção de Arquivos, com as editoras Isadora e Martina Brant, da Vibrant Editora. A proposta é refletir sobre a memória, o que priorizamos lembrar ou esquecer, tendo o livro apenas como um documento e uma edição de arquivos, que abriga uma ideia e saber como organizá-lo. As palestrantes propõem em aula a criação de uma possível cápsula do tempo, com cadernos de imagens e perguntas como base de registro, sobre temas aleatórios trazido pelos alunos, podendo ser uma memória vivida, uma ficção para o futuro ou um exercício lúdico sobre a história da humanidade. Os participantes devem levar imagens e documentos pessoais, como revistas, jornais, recortes de notícias, fotografias antigas ou novas e um caderno (em branco ou não). Com este material em mãos, Isadora e Marina vão desenvolver com o grupo um arquivo-caderno, ou um caderno-museu que problematize a ideia de memória e aquilo que priorizamos lembrar através da edição.

Em Experiência Broomberg e Chanarin, o terceiro workshop da programação com os também fotógrafos Adam Broomberg e Oliver Chanarin. Conhecidos por romper com as formas mais elaboradas e complexas de se fazer fotografia, eles exploram em aula a noção de evidência visual e de que forma a fotografia pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta legal.

Por fim, o quarto workshop é Arquivo e Memória Política, com o português João Pina e o brasileiro Felipe Nepomuceno. Juntos, eles propõem um mergulho em registros fotográficos variados acerca de violações dos direitos humanos, das liberdades políticas e de expressão. A proposta é construir memória e interpretar momentos da história recente do Brasil, através da fotografia, da apropriação de imagens antigas, da poesia e do pensamento, de cada participante em sua maneira e na linguagem própria.

Leituras de portfólio – Durante o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo, de 16 a 18 de junho (quinta-feira a sábado), uma banca composta por 16 renomados profissionais, entre editores, curadores e produtores de diferentes países, realiza as leituras de portfólio de fotógrafos experientes ou não, de todo Brasil. As leituras acontecem das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h.

São 72 vagas. Assim como para participar dos workshops, os fotógrafos que inscreverem os seus portfólios para as leituras da bancada do IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo têm de 23 de fevereiro a 3 de abril para se inscrever no site itaucultural.org.br/forumfoto2016. Junto ao formulário eletrônico, eles devem apresentar um ensaio fotográfico ou trabalho com no mínimo seis e no máximo 12 fotos em média resolução, com texto explicativo e uma biografia pessoal resumida, ambos com no máximo dois mil caracteres, cada, e podem escolher até dois dias de interesse para a leitura de seus trabalhos, por ordem de prioridade, irreversíveis.

Todas as inscrições serão avaliadas pela comissão de fotógrafos do IV Fórum, e o resultado divulgado na página oficial do evento no dia 26 de abril. Os 16 profissionais convidados para compor as mesas durantes os três dias de leitura dos portfólios são Eder Chiodetto, Denise Gadelha, Diógenes Moura (os três do Brasil), Elda Harington (Argentina), Felipe Coddou (Chile), Horacio Fernández (Espanha), Ihiro Ayami (Japão), Jim Casper (EUA), Juan Antonio Molina (México), Mariano Klautau (Brasil), N’goné Fall (Senegal), Rosely Nakagawa (Brasil), Veronica Cordeiro (Uruguai), Wendy Watriss (EUA) e outros dois nomes a confirmar.

SERVIÇO

IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo
Inscrições para os workshops
Até 3 de abril
Inscrição e informações: http://www.itaucultural.org.br/forumfoto2016
Resultado: 26 de abril
Vagas: 20 vagas por workshop
Datas dos workshops: 16 a 19 de junho (quinta-feira a domingo)
De 16 a 18 de junho (quinta-feira a sábado), das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h
Em 19 de junho (domingo), das 10h às 13h
Local: Sala Vermelha e -2
Programação:
Todos os workshops acontecem de 16 a 18 de junho, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, e no dia 19 de junho, das 10h às 13h
Workshop 1: Domesticidades, com Renata Marquez e Wellington Cançado
Workshop 2: De Gavetas e Fotolivros: A Reivenção de Arquivos, com Isadora Brant e Martina Brant, da Vibrant Editora
Workshop 3: Experiência Broomberg e Chanarin, com Adam Broomberg e Oliver Chanarin
Workshop 4: Arquivo e Memória Política, com Felipe Nepomuceno e João Pina
Inscrições para a Leitura de Portfólios
Até 3 de abril
Inscrição e informações: http://www.itaucultural.org.br/forumfoto2016
Vagas: 72
Datas das leituras: 16 a 18 de junho (quinta-feira a sábado)
das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h
Local: Sala Multiuso (3º andar)
Comissão de leitura
Eder Chiodetto (Brasil)
Denise Gadelha (Brasil)
Diógenes Moura (Brasil)
Elda Harington (Argentina)
Felipe Coddou (Chile)
Horacio Fernández (Espanha)
Ihiro Ayami (Japão)
Jim Casper (USA)
Juan Antonio Molina (Mexico)
Mariano Klautau (Brasil)
N´goné Fall (Senegal)
Rosely Nakagawa (Brasil)
Veronica Cordeiro (Uruguay)
Wendy Watriss (USA)
outros 2 leitores a confirmar

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
atendimento@itaucultural.org.br
http://www.itaucultural.org.br
http://www.twitter.com/itaucultural
http://www.facebook.com/itaucultural
http://www.youtube.com/itaucultural

Assessoria de imprensa: Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Karina Betencourt: karina.betencourt@conteudonet.com
Carina Bordalo: carina.bordalo@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Correa: larissa.correa@mailer.com.br
http://www.conteudocomunicacao.com.br
http://www.twitter.com/agenciaconteudo
http://www.facebook.com/agenciaconteudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s