Coro Luther King faz três concertos em programação especial de Páscoa no Auditório Ibirapuera

Sob a batuta do maestro Martinho Lutero, o Coro apresenta a série Pranto, Riso e Júbilo, que faz alusão ao ciclo pascal nos dias 25 a 27 de março; obras de Haydn, Chico Buarque e Tom Jobim, e canções afro-american spiritual estão no repertório; os concertos têm entrada franca     

img_5576

O foyer do Auditório Ibirapuera ressoará as vozes do Coro Luther King nos dias 25 a 27 de março, todos os dias às 17h, no Especial de Páscoa. Com a proposta de homenagear a efeméride, o Coro faz três concertos temáticos se referindo aos sentimentos provocados pela sexta-feira da paixão, sábado de aleluia e domingo da ressureição, com a série Pranto, Riso e Júbilo, composta por clássicos da literatura coral mundial. Em cada dia, o grupo é acompanhado por diferentes instrumentistas, e no domingo, convida o Coral Paulistano Mário de Andrade do Teatro Municipal de São Paulo.

A série se inicia na sexta-feira, dia 25 de março, com Pranto – uma alusão ao sofrimento de Maria ao perder seu filho, Jesus Cristo. Acompanhado por Rodrigo Garcia no piano, Hector Costita no saxofone e André Santos no contrabaixo, o Coro Luther King apresenta canções afro-american spiritual, como Crucifixion, Were You There, Sinner Please Don’t Let This Harvest Pass e There is a Balm in Gilead, além da peça Congo, música tradicional africana difundida pela cantora Miriam Makeba, e Eu Te Amo, composição de Chico Buarque e Tom Jobim.

O sábado de aleluia, apresentando o Riso, traz peças alegres com o acompanhamento do quarteto de cordas da Camerata Paulistana, o organista Felipe Bernardo e o pianista Rodrigo Garcia. O destaque do concerto é a peça Si, Ch’io Vorrei Morire, de Claudio Monteverdi, pequena composição poética erótica com letras de duplo sentido, cantada em italiano. Também neste dia, são cantadas as peças Aperite Mihi Portas Justitiae, de Dietrich Buxtehude, e Oh! Zpazzacamin, de Filippo Azzaiolo, músicas frequentemente ouvidas em tavernas da Itália na Idade Média.

No domingo, a celebração do fim do ciclo pascoal é marcada pelo Júbilo. Nesse dia, o Coro Luther King se apresenta ao lado do Coral Paulistano Mário de Andrade do Teatro Municipal de São Paulo, e dos pianistas Renato Figueiredo e Rosana Civile. São interpretados trechos do oratório A Criação, composto em 1797 por Franz Joseph Haydn, que se baseou no livro bíblico do Gênesis e no poema O Paraíso Perdido, do poeta inglês John Milton, para a composição.

 

Sobre o Coro Luther King

Um dos corais mais tradicionais de São Paulo, o Coro Luther King, grupo principal da Rede Cultural Luther King, foi fundado em 1970 pelo maestro Martinho Lutero. Desenvolvendo um trabalho de pesquisa e difusão da literatura coral brasileira e mundial, é conhecido pela tradição de colocar em diálogo a performance coral com outras linguagens artísticas, transitando entre erudito e popular. Em 2012, recebeu o Prêmio APCA de Melhor Coro de São Paulo e já realizou importantes concertos, como a abertura do II Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, apresentação no II Fórum Pan-Amazônico e a Missa de Alcaçus, do compositor brasileiro Danilo Guanais.

 

Sobre o Coral Paulistano Mário de Andrade

Criado em 1936 por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura, o Coral Paulistano tinha como objetivo levar a música brasileira ao Theatro Municipal de São Paulo. A proposta se alinhava com o nacionalismo crescente entre os compositores modernistas da época, mas ainda não encontrava apoio da elite paulistana. Em 2013, passou por um fortalecimento e revalorização, alterando seu nome para Coral Paulistano Mário de Andrade e lançando a Temporada Pauliceia Desvairada, sob a direção artística do maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira. O grupo tem se apresentado no Theatro Municipal de São Paulo e em diversas regiões afastadas do centro da cidade, difundindo a música coral nacional e internacional e incentivando a criação de novos grupos corais.

SERVIÇO

Música no Foyer

Com Coro Luther King

Dias 25 a 27 de março, sexta-feira, sábado e domingo, às 17h

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

Entrada franca, por ordem de chegada ao foyer do Auditório Ibirapuera.

Classificação indicativa: Livre.

Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer

Capacidade: 800 lugares

Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera

(Entrada para carros pelo Portão 3)

Fone: 11.3629-1075

info@auditorioibirapuera.com.br

http://www.auditorioibirapuera.com.br/

Ar-condicionado. Acesso a deficientes. Proibido fumar no local.
Estacionamentos / Transporte:

Estacionamento do Parque Ibirapuera, sistema Zona Azul – R$ 5 por duas
horas. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h

Ônibus:

Linha 5154 – Terminal Sto Amaro / Estação da Luz

Linha 5630 – Terminal Grajaú / Metrô Bras

Linha 675N – Metrô Ana Rosa / Terminal Sto. Amaro

Linha 677A – Metrô Ana Rosa / Jardim Ângela

Linha 775C/10 – Jardim Maria Sampaio / Metrô Santa Cruz

Linha 775A/10 – Jd. Adalgiza / Metrô Vila Mariana

O Auditório Ibirapuera não possui estacionamento ou sistema de valet. O estacionamento do Parque Ibirapuera é Zona Azul e tem vagas limitadas. Sugerimos que venha de táxi ou transporte público

 

Assessoria de Imprensa

Conteúdo Comunicação

Fone: 11.5056-9800

Carina Bordalo: carina.bordalo@conteudonet.com

Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com

Karina Betencourt: karina.betencourt@conteudonet.com

Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Auditório Ibirapuera

Giovanna Leopoldi / Fone: 11.3629-1017

imprensa@auditorioibirapuera.com.br

giovanna.leopoldi@conteudonet.com

Isadora Bertolini / Fone: 11.5056-9813

Isadora.bertolini@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br

www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo

 

Anúncios

Um comentário sobre “Coro Luther King faz três concertos em programação especial de Páscoa no Auditório Ibirapuera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s