Peça infantojuvenil adaptada de romance de Adriana Falcão tem exibição gratuita até maio

Com dramaturgia de Alexandre Dal Farra e direção de Cris Lozano, o espetáculo é encenado por um coletivo de aprendizes da Escola Livre de Teatro de Santo André.

e34d2a8d-1fef-4c7d-9f20-faf33fbd5d1e

Até 29 de maio (sábados e domingos às 20h), o coletivo de aprendizes da Turma 17 do Núcleo de Formação de Atores da Escola Livre de Teatro apresenta o espetáculo “Petricor – O aroma da chuva quando cai na terra”. Trata-se da primeira montagem infantojuvenil da escola, a qual foi livremente adaptada do romance literário “Luna Clara & Apolo 11”, de Adriana Falcão. Com direção de Cris Lozano e dramaturgia de Alexandre Dal Farra, a produção da peça também contou com o apoio de Juliana Pardo, Alício Amaral, Luiz Gayotto e Natália Nery.

Em forma de fábula, o espetáculo conta a história de Aventura e Doravante, um casal apaixonado que, por força do destino, desencontrou-se logo após o casamento e não conseguiu mais se achar. Por esse acaso, a filha do casal, Luna Clara, cresce com a mãe, avô e tias, sem nunca ter conhecido o pai – este continua procurando incessantemente sua amada. As estórias de amor se multiplicam em um jogo de encontros e desencontros, sorte e azar, que regam as vidas dos demais personagens.  E a estrutura das cenas abarca esse ir e vir narrativo, mostrando as múltiplas estórias em ordem não linear, o que torna o enredo ainda mais dinâmico, entretendo tanto público jovem e infantil, quanto adulto.

O trabalho físico e entrega dos 18 jovens aprendizes que compõem o elenco é um dos destaques. Entre narradores, personagens e instrumentistas, eles permanecem o tempo todo no palco, de forma equilibrada. Ora uns se sobressaem, ora outros, num universo onde não cabem protagonismos.

A cenografia ajuda a criar esse terreno de fantasia de forma simples e sensível: as paredes são todas feitas de papel e os elementos cênicos, que a priori podem parecer desconexos, mostram sua eficácia e beleza quando sintonizados com a iluminação. Nas palavras do ator Gabriel Augusto, essa junção “abre portas para a viagem, mas não ilustra os caminhos”.  A sonoplastia, feita ao vivo, encanta pela simplicidade, como o barulho da chuva feita com os sacos plásticos.

Sobre a Escola Livre de Teatro de Santo André

Inaugurada em 1990, a Escola Livre de Teatro de Santo André formou muitos artistas que movimentam, hoje, a cultura teatral da cidade e região. Em seus 25 anos de história, mobilizou milhares de pessoas em torno de mostras nacionais e internacionais de teatro, e se consolidou como projeto de referência para projetos de formação teatral no Brasil, como os do Galpão Cine-Horto, do Grupo Galpão (MG) e os da Escola Livre de Teatro de Florianópolis (SC). Atualmente, além da formação de atores, possui núcleos de pesquisas em dramaturgia, direção, sonoridades, dança-teatro, circo, entre outros.

SERVIÇO
Petricor – O aramo da chuva quando cai na terra
De 5 de março a 29 de maio (sábados e domingos às 20h)
Duração: 120 minutos
Entrada franca.
Classificação indicativa: Livre
Escola Livre de Teatro
Praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha – Santo André / SP
Tel: 11.4990-4474
escolalivre.santoandre@gmail.com | www.portallivredeteatro.com

Um comentário sobre “Peça infantojuvenil adaptada de romance de Adriana Falcão tem exibição gratuita até maio

  1. Uma linda contação de história realizada com muita habilidade pelo elenco. Tudo é muito simples, e nem sempre o simples é fácil. Desde a impressão que nos causa o cenário ao se adentrar ao teatro até a “cozinha musical”, tudo é muito belo. Parabéns ao elenco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s