Fabiana Cozza e Pepe Cisneros homenageiam o cantor e pianista cubano Bola de Nieve

maxresdefault

Ignacio Jacinto Villa y Férnandez, o Bola de Nieve –como ficou conhecido–, foi um cantor e pianista cubano que, na década de 1930, cruzou as fronteiras de seu país e apresentou seu talento ao mundo, tornando-se um dos músicos mais aclamados da época. México, Argentina, União Soviética e outros locais das Américas e da Europa serviram de palco para um artista universal que atuava enquanto cantava: uma figura extremamente teatral.

Para homenageá-lo, a cantora paulistana Fabiana Cozza se junta ao pianista, arranjador e produtor musical cubano Pepe Cisneros – residente no Brasil desde a década de 1990 – no show “Canto teatral para Bola de Nieve”, que aconteceu todas as terças-feiras de maio, às 20h, na Sala Olido.

Com roteiro do ator e diretor Elias Andreato, o espetáculo busca criar um ambiente teatral típico do cantor. “Bola de Nieve tinha uma teatralidade natural ao interpretar canções, sua música era dramática. Em cena, dou voz a este alterego dele”, comenta Fabiana. No repertório, estão canções de autoria do próprio homenageado, como “No me compreendes” e “Canción de la barca”, e de outros compositores, como Maria Greever, em “Devuelveme mis besos”. “Apesar da proximidade harmônica e do caráter recitativo de algumas músicas, cada uma ganha cores diferentes no roteiro de Elias Andreato, o que me permite alterar o humor e a atmosfera, do mais profundo sentimento de dor e raiva ao amor incondicional e suave dos apaixonados”, conta Fabiana.

Para ela, a essência cubana na música do pianista é sua própria alma, já que, considerado uma lenda em seu país, era um cantor que falava de amor sem restrição. “Bola de Nieve foi um artista absolutamente genial e corajoso. Para viver de sua arte, enfrentou o racismo, a homofobia, a estética ditatorial da época e se impôs por sua forma absolutamente particular e passional de interpretar o piano e o canto. Bola é um sobrevivente”, conclui.

Por Luísa Bittencourt

O espetáculo retorna em junho, no Teatro Porto Seguro (Alameda Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01216-010. Telefone:(11) 3226-7300)

“Canto teatral para Bola de Nieve” – making of

Ficha Técnica

Canto teatral para Bola de Nieve na Sala Olido / São Paulo – maio 2016
Fabiana Cozza – voz
Pepe Cisneros – piano
Elias Andreato – direção, roteiro e cenário
Nenê – produção executiva
Kiko Carbone – som
Cleber Eli – luz
Maquiagem e cabelo – Luiz Martins

Confira trechos da apresentação do espetáculo

Babalú

Ay, Amor

Be Careful, It’s My Heart

Mesié Julián

Um comentário sobre “Fabiana Cozza e Pepe Cisneros homenageiam o cantor e pianista cubano Bola de Nieve

  1. Pingback: Torquato Neto e Luiz Melodia são homenageados na III Balada Literária de Salvador | LOID

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s