20 anos: Visite a Mostra de Artes e Feira Sustentável do Projeto Pequeno Cidadão

Dois eventos simultâneos: um conta um pouco da história, o outro reflete a preocupação com o futuro. A XVI Mostra de Arte e a II Feira Sustentável do Projeto Pequeno Cidadão da USP São Carlos podem ser visitadas até esta sexta-feira, dia 24, das 9 às 17 horas, no Espaço Primavera (térreo do Edifício E-1).
As atividades de sustentabilidade ambiental têm como foco a conscientização dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Com resíduos, foram criados desde pufs de pneus e garrafas, abajures de colher plástica, helicóptero de pet e até um miniventilador sustentável.
Já a Mostra de Arte aborda os 20 anos do Pequeno Cidadão e é composta por desenhos e pinturas feitas em papel sulfite sobre cubos de papelão. Foram utilizadas fotos, reportagens e entrevistas com diversos atores sociais que participaram da história desse importante projeto.
São trabalhos desenvolvidos pelos alunos e, de acordo com a coordenadora pedagógica,  Elaine Trimer,  “eles ficaram surpresos e encantados com as diferentes fases do Pequeno Cidadão, com as mudanças nas pessoas, espaço físico, rotina e atividades. A emoção dos entrevistados chamou a atenção de nossos pequenos. Muito se ouviu, viu e aprendeu. Alguns egressos  também foram entrevistados e, como bom exemplos, contaram suas histórias de superação”.
Até o dia 24, estarão sendo realizadas apresentações artísticas e lúdicas, hora do conto, cantinho da leitura e oficinas temáticas.
Abertura
A mostra e a feira foram abertas ao público na última segunda-feira, dia 20, durante um evento com a presença do prefeito municipal de São Carlos, Paulo Altomani, do secretário municipal de Educação, Douglas Marangoni, do presidente do Conselho Gestor do Campus e Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), professor Tito José Bonagamba, além de outros docentes e funcionários locais. Eles prestigiaram as apresentações musicais dos Doces Flautistas, turma de flautas do Projeto, do grupo Cheer e Dance e de paródias sobre sustentabilidade.
“Quero parabenizar todos da USP e da KPMG por este importante projeto que há 20 anos realiza um relevante papel sócio-educativo, mudando a realidade das nossas crianças e jovens. A Prefeitura sempre será parceira de projetos como esses”, destacou Altomani.
Bonagamba, que na ocasião também representou o prefeito do Campus, falou da contribuição do Projeto para o desenvolvimento dos alunos que, diariamente, frequentam esse ambiente universitário. “Essa ação visa ao incentivo da criança, através da complementação da formação educacional básica e promoção da cidadania para alunos matriculados em escolas públicas. Ao realizar essa importante tarefa dentro do ambiente da USP, o Projeto, que fornece aspectos fundamentais para a inserção e participação madura desses jovens na sociedade, abre também expectativas para que eles tenham projetos de vida ainda mais ousados, incluindo estudar em uma Universidade, podendo transformar os ‘Pequenos’ em ‘Grandes’ cidadãos”.
Ele ainda ressaltou a proposta de integrar, em 2016, o Projeto Pequeno Cidadão e o Programa Universitário por um Dia, promovido pelo IFSC, de modo a apresentar a esses jovens o que a USP tem de melhor a oferecer em termos de formação profissional e promoção da cidadania.
O Projeto Pequeno Cidadão, realizado pela USP com patrocínio da KPMG, atende diariamente 220 crianças e jovens, oferecendo atividades de complementação escolar e contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos socialmente responsáveis.
O Espaço Primavera fica no prédio E-1 da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), no campus 1, Av. Trabalhador são-carlense, 400.
Mais informações:
Tel: (16) 3373-8294

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s