‘Estive em Lisboa e Lembrei de Você’ entra em cartaz nas salas do Brasil

Estive-em-Lisboa-e-Lembrei-de-Você-2016

Baseado na obra de Luiz Ruffato, estreia nesta quinta-feira (30) nos cinemas de Belo Horizonte, Itaipava, Salvador, São Luís, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, o longa Estive em Lisboa e Lembrei de Você, dirigido por José Barahona. Consulte a programação dos cinemas.

O filme narra a história de Sérgio de Souza Sampaio (Paulo Azevedo) mora em Minas Gerais e trabalha na Companhia Industrial de Cataguases. Levando uma vida modesta, ele decide emigrar para Lisboa, em Portugal.

LUIZ RUFFATO – Vencedor de diversos prêmios na área literária, Luiz Ruffato consolidou sua carreira ao publicar, no ano de 2001, o romance Eles eram muitos cavalos, no qual retrata as peculiaridades das camadas sociais na cidade de São Paulo. Durante quinze anos, Ruffato também escreveu a pentalogia Inferno Provisório – publicada entre 2003 e 2012 –, onde propõe uma reflexão a respeito da passagem do Brasil de uma sociedade rural, na década de 1950, para uma sociedade pós-industrial, no fim do século XX. Em seu artigo no Livre Opinião, o professor Jorge Valentim escreveu sobre o livro Estive Lisboa e Lembrei de Você: “Se lembrarmos que, como Serginho (como é chamado ao longo do romance), o autor também é de Cataguazes, estado de Minas Gerais, e que, como a criatura romanesca, o criador igualmente perambulou pelas ruas de Lisboa, em 2007, não será difícil perceber uma ligação com inferências autobiográficas, logo de início desfeitas, é bem verdade, já que supostamente o autor o teria encontrado na “zona histórica de Lisboa”. Aliás, parece que, deste mesmo espaço, começa a se esboçar uma visão outra das relações históricas entre os dois países”

Em entrevista para o Livre Opinião, no ano de 2014,  Ruffato explicou o intuito de representar a cidade de São Paulo em seus livros: “Escrever sobre São Paulo foi uma espécie de pedágio que eu queria pagar para poder compreender um pouco o lugar onde eu estava vivendo”, assim como sua relação com a capital paulista: “Eu moro há 23 anos  em São Paulo e a minha relação com a cidade também é de amor e ódio”. Ele destacou a importância do escritor em retratar, na literatura brasileira contemporânea, a camada social baixa: “descobri que essa camada baixa não estava sendo representada, então minha decisão foi no sentido político. Eu me dei como tarefa tentar representar a camada social baixa na literatura brasileira”.

SERVIÇO

Estive em Lisboa e Lembrei de Você
Direção: José Barahona
Elenco: Paulo Azevedo, Amanda Fontoura, Renata Ferraz mais
Gênero Drama
Nacionalidades Brasil, Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s