Contos para o próximo milênio com Ronaldo Bressane no MAM-Ibirapuera

IMG_0651-980x246

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/Ibirapuera-SP) realiza o Contos para o próximo milênio, com o escritor Ronaldo Bressane. O laboratório foca-se na produção e avaliação de ficções breves, com ênfase no conto. A oficina é elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino, e dura 6 encontros.

O curso é dividido em duas seções: na primeira, leitura dos textos escritos sob a proposta sugerida na aula anterior; na segunda, teoria literária e proposta para exercício a ser feito em casa.

Embora tenha uma contrapartida de leituras exigida à melhor fruição do laboratório, é essencial a entrega de resultados práticos dos frequentadores.

O objetivo é formar leitores e escritores de narrativas curtas.

Ronaldo Bressane (SP, 1970) é escritor, jornalista, editor, tradutor e orientador de laboratórios de ficção e não-ficção. Estudou comunicação pela FAAP (1992) e letras na USP (1997). Publicou livros como Céu de Lúcifer (contos, Azougue), O Impostor (poesia, Ciência do Acidente), Sandiliche (infanto-juvenil, Cosac Naify), V.I.S.H.N.U. (quadrinhos, Companhia das Letras), Mnemomáquina (romance, Demônio Negro), e organizou a antologia de contos Essa História Está Diferente (Cia das Letras). Como jornalista, trabalhou nas revistas Trip, V, Alfa, seLecT; seu texto passou por lugares como Folha de S.Paulo, piauí, Bravo!, O Estado de S.Paulo, Superinteressante, Vida Simples, Galileu, entre outros veículos. Orientou laboratórios em lugares como Casa do Saber, Espaço Cult, Centro Cultural B_arco, unidades do Sesc pelo Brasil e foi professor de jornalismo literário no curso de pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Seu site é o Impostor, ronaldobressane.com.

Ronaldo Bressane

Ronaldo Bressane

SERVIÇO

Dias 11, 14, 18, 21, 25 e 28 de julho de 2016 – 6 encontros

Segundas e quintas – feiras das 19h às 21h

Investimento: R$ 350,00

Público: De preferência de 20 anos em diante, que tenha familiaridade com literatura, seja na leitura, seja na escrita — em especial, narrativas breves. Não é necessária formação superior, mas claro que o estudo e o trabalho com letras, jornalismo, artes ou atividades afins aceleram aprendizado e prática. Pede-se alguma familiaridade com a internet, em especial o manejo de blogs.

Inscrições e informações: cursos@mam.org.br ou 11 5085-1314

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s