Série da HBO retrata o universo dos quadrinhos no Brasil

O personagem Diomedes, de Lourenço Mutarelli

O personagem Diomedes, de Lourenço Mutarelli

A produção nacional de quadrinhos é tema de uma série documental de dez episódios produzida pelo canal HBO que estreia nesta quinta-feira (14), às 23h.

HQ – Edição Especial apresenta como funciona o universo de desenhistas e os movimentos coletivos que ajudaram na popularização da nona arte no país.

No primeiro capítulo, o programa retrata a cronologia das HQs brasileiras, contando um pouco de como tudo começou a arte no país. A ideia é trazer um panorama da produção nacional, mostrando desde Angelo Agostini – um dos primeiros quadrinistas do mundo que firmou carreira no Brasil -, passando pelos quadrinhos de gênero e a ampla participação dos artistas na indústria de super-heróis americanos até chegar à nova e crescente geração de quadrinhos independentes.

O foco da série também é para os artistas e seus mundos particulares, como o império de Mauricio de Sousa, o mundo de Ziraldo, a visão de Laerte, os personagens de Angeli, as criações de Gabriel Bá e Fábio Moon e o estilo underground de Lourenço Mutarelli. Além de apresentar a contribuição de cada um para o cenário artístico brasileiro, a série também reúne depoimentos de seus companheiros de trabalho, como autores, coloristas, historiadores e editores.

Vale destacar o oitavo episódio, “Maus e Humorados”, que retrata a visão pessimista e o humor satírico e politicamente incorreto dos quadrinhos de André Dahmer, Arnaldo Branco e Allan Sieber, nomes que crescem cada vez mais dentro da produção nacional.

Para fechar, o último capítulo da série tenta entender o que há de novo no mundo dos quadrinhos e o que ainda está por vir.

Fonte: Metro Jornal 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s