Sesc São Carlos realiza #partiu – Tainá de Castro e Marcelo Castro

06a854fb-babb-403b-b347-33d60014e4b9

#partiu

Já pensou em sair por este mundo sem data pra voltar? Conhece alguém que realizou alguma viagem sem dia nem hora pra acabar? Descobrir paisagens, saborear outros gostos, sentir novos cheiros e ir ao encontro do outro. Viajar torna tudo isso possível. E, se o objetivo do viajante é transcender o estereótipo do turista convencional, as descobertas acontecem ao mesmo tempo em que se cria uma relação de respeito com o lugar e seus habitantes.

Partir e conhecer por si é o que motiva diversas pessoas, como os convidados do projeto #partiu, que apresenta viajantes que realizaram grandes jornadas e tiveram vivências transformadoras e que podem, também, inspirar você a viajar!

Bate-papo

Tainá de Castro e Marcelo Castro

Em outubro de 2013, o casal tirou do papel um grande sonho: conhecer e viajar pela América. A ideia era percorrer do Ushuaia ao Alasca em dois anos ajudando o máximo de pessoas possível, fosse em ONG, cooperativas ou associações. Desde então cruzaram o continente, como mochileiros do bem, trabalhando em projetos sociais. Assim surgiu o projeto Calle América, que tem como intuito conhecer, viver, compartilhar, aprender e ajudar pessoas.

Dia 28, quinta, às 20h.

Teatro. GRÁTIS. Retirada de convites com 1h de antecedência. Livre

04410000-6240-49bc-95bf-2080dc8be04f

Nascemos em São Paulo. Somos, publicitários, especializados em produção audiovisual e fotográfica. Trabalhamos por cerca de 10 anos no mercado publicitário paulista. Tínhamos carreiras sólidas. Apesar de trabalhar duro, depois de um tempo percebemos que aquilo não nos fazia feliz. A pergunta “O que estamos fazendo de nossas vidas?” martelava em nossas cabeças.

Em outubro de 2013 largamos nossos empregos e decidimos realizar dois grandes sonhos: conhecer o mundo e trabalhar ajudando pessoas. Mais do que uma mudança profissional, queríamos mudar o nosso olhar sobre o mundo, sobre o meio ambiente, sobre as pessoas e suas relações.

Com nossa experiência criamos o Calle América, uma produtora social, que percorre nosso grande continente desenvolvendo projetos audiovisuais e fotográficos para organizações sociais. A ideia é conhecer os países e povos para além de seus estereótipos pré-definidos.

Desde lá, já percorremos mais de 60 mil quilômetros em mais de 600 dias. Já passamos pelo Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e estamos no Brasil. Estivemos quase dois meses trabalhando junto com uma ONG que implementa biblioteca em regiões rurais da Bolívia. Convivemos com uma comunidade indígena Mapuche no sul do Chile auxiliando no desenvolvimento de ofertas de turismo comunitário. Na Argentina trabalhamos em um circo social em Mendoza. Já no Peru ajudamos um projeto que busca regularizar e apoiar o fundamental trabalho dos recicladores, entre outras coisas. Nos últimos quatro meses estivemos no Pará trabalhando com uma ong, chamada Centro de Solidariedade da Criança e Adolescente, que busca levar cultura e entretenimento para crianças da periferia de Belém. Trabalhamos também com um cooperativa, Turiarte, que busca desenvolver o turismo de base comunitária e artesanato da floresta na região do rio Arapiuns.

Economizamos dinheiro por um ano para bancar a viagem, mas já percebemos que ele não será suficiente. Por isso contamos com a generosidade de pessoas que cruzam nosso caminho para conseguir chegar ao Alasca. Buscamos trocar nosso trabalho nas organizações sociais por hospedagem e alimentação.

Fazemos tudo isso pois queremos “viver onde a vida acontece”. Queremos estar próximos de diferentes culturas e pontos de vista para valorizar cada vez mais as relações pessoais e a simplicidade da vida, dando menos importância ao dinheiro e ao consumo.

Temos um canal no youtube, um site e uma página no facebook para divulgar nossa história. Usamos a internet para fazer com que ela chegue onde jamais conseguiríamos. Queremos transmitir humanidade às pessoas e mostrar que é possível mudar realidades quando ajudamos o próximo.

youtube.com/calleamerica / calleamerica.net / facebook.com/calleamericanet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s