Em 1956, a Exposição Nacional de Arte Concreta reuniu artistas plásticos e poetas de formação construtivista. Dois anos depois, em 1958, os três principais criadores da Poesia Concreta – Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari – publicaram o Plano-piloto para poesia concreta com as ideias que orientaram o desenvolvimento dessa poesia. Neste curso, faremos um percurso histórico pelo movimento da poesia concreta, lendo seus principais poetas e refletindo sobre seu alcance e suas repercussões na poesia atual.
De 16 a 25 de agosto, às terças, quintas e sextas das 19h30 às 21h30, no Centro de Pesquisa e Formação – Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista – São Paulo).
Valores
Programação
16/08 – Pré-figurações do concreto
Com Frederico Barbosa, poeta, professor e gestor cultural, publicou nove livros de poesia. Ganhou o prêmio Jabuti, por “Nada Feito Nada e Brasibraseiro”
17/08 – O plano-piloto decolou
Com Reynaldo Damazio, formado em Sociologia pela USP, editor, crítico literário, poeta e gestor cultural.
18/08 – Haroldo de Campos
Com Julio Mendonça, poeta, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC – São Paulo e coordena o Centro de Referência Haroldo de Campos, na Casa das Rosas.
23/08 – Augusto de Campos
Com Reynaldo Damazio, formado em Sociologia pela USP, editor, crítico literário, poeta e gestor cultural.
24/08 – Décio Pignatari
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.