Sesc São Carlos realiza Mostra Woody Allen

O diretor nova-iorquino é conhecido por imprimir um estilo único a seus filmes, marcados pela ironia existencialista. Além de dirigir, Allen também é ator e músico amador de jazz. Esta mostra apresenta sua produção cinematográfica mais atual.

A carreira de Woody Allen começa nos anos 1950, quando escreve peças e textos de humor. No final dos anos 1960, ele escreve o roteiro de What’s New Pussycat? (1965) e dirige seu primeiro filme O Que Há, Tigresa? (1966), paródia de uma produção japonesa. Os primeiros filmes que o tornam famosos são comédias leves como Bananas (1971), Tudo o que Você Queria Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar (1972) e O Dorminhoco (1973).

Mas a consagração como diretor vem em 1977, quando ele dirige a comédia dramática Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, em parceria com a atriz Diane Keaton, com quem filma diversas produções. O filme ganha diversos Oscars e lança uma bem sucedida série de dramas introspectivos, com diálogos afiados, como Interiores (1978), Manhattan (1979), Zelig (1983) e A Rosa Púrpura do Cairo (1985).

A partir dos anos 2000, suas comédias populares trazem atores pouco acostumados ao gênero para interpretarem protagonistas muito semelhantes ao próprio Woody Allen, com seus trejeitos físicos e vocais. O Escorpião de Jade (2001) e Igual a Tudo na Vida (2003) marcam uma fase de menor apreciação crítica, antes de Ponto Final – Match Point (2005), um inesperado retorno ao drama, com toques de suspense, que lhe valeu vários prêmios. Esta época também marca o início de sua “viagem à Europa”, quando ele deixa a querida Nova Iorque para filmar na Inglaterra (Match PointO Sonho de Cassandra), Espanha (Vicky Cristina Barcelona), França (Meia Noite em Paris) e Itália (Para Roma Com Amor). Estes últimos filmes consolidam o reconhecimento do diretor na Europa e trazem alguns de seus maiores sucessos de público.

Confira a programação

 

Blue Jasmine
EUA, 2013. Cor. DVD. Dir. Woody Allen.  98 min. Comédia dramática.

cate-blanchett-blue-jasmine

Uma mulher milionária perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã e os sobrinhos. Ela acaba encontrando um refinado homem que pode resolver seus problemas financeiros, mas antes precisa descobrir quem é e aceitar sua nova condição de vida.
Dia 11, quinta, às 20h.
Teatro. GRÁTIS. Retirada de convites com 1h de antecedência. 12 anos
269 pessoas

Vick Cristina Barcelona  – feriado
Espanha, EUA. 2008. Cor. DVD. Dir.: Woody Allen. 96 min. Drama. Romance.

19359400_20131105205132693

Duas jovens amigas americanas resolvem passar as férias em Barcelona. Lá elas conhecem um sedutor artista plástico que mantém um relacionamento conturbado com sua ex-mulher. Durante o verão, os quatro irão ver-se envolvidos em um intenso e complicado relacionamento amoroso.
Dia 15, segunda, às 15h.

Teatro. GRÁTIS. Retirada de convites com 1h de antecedência. 12 anos
269 pessoas

O homem irracional – feriado
EUA, 2015.  Cor.  Bluray. Dir. Woody Allen. 94 min. Drama. Romance.

homem-irracional-1

Um professor de filosofia chega para lecionar em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Logo uma de suas alunas se aproxima dele devido ao fascínio que sente pelo seu intelecto. Simultaneamente, ele é alvo de uma professora casada que tenta ter um caso com ele.
Dia 15, segunda, às 17h.

Teatro. GRÁTIS. Retirada de convites com 1h de antecedência. 14 anos
269 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s