Pela primeira vez, o tradicional evento anual Hora H também ocorrerá na Casa Guilherme de Almeida e inclui lançamento de livro sobre o escritor para o público juvenil
Desde 2003, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura organiza um evento em homenagem ao poeta paulistano Haroldo de Campos: o Hora H. O destaque este ano, nos dias 27 e 28 de agosto, será o experimento teatral Concreto, criado sobre poemas de Haroldo de Campos, em particular os que o poeta dedicou à cidade de São Paulo. É também a partida do novo trabalho do badalado diretor de teatro Felipe Hirsch e os Ultralíricos sobre a maior cidade do Brasil.
Este ano, o Hora H ocorrerá também, pela primeira vez, na Casa Guilherme de Almeida, no dia 3 de setembro, com oHC Entremundos. Os dois museus pertencem à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e são gerenciados pela organização social POIESIS. Com curadoria de Cid Campos e Ivan de Campos, o evento é celebrado no mês de nascimento e morte de Campos. Na ocasião, também haverá lançamento do livro De gatos a galáxias – trajetória poética de Haroldo de Campos, para o público juvenil e show acústico de Cid Campos, acompanhado por um trio jazzístico.
Confira a programação completa e gratuita:
Sábado, 27 de agosto
17h: Lançamento do livro De gatos a galáxias – trajetória poética de Haroldo de Campos
Mesa-redonda: João Bandeira e Beatriz Antunes
O livro (Risco Editorial) é uma publicação do Centro de Referência Haroldo de Campos (Casa das Rosas) e apresenta o poeta, crítico e tradutor Haroldo de Campos para um público em formação escolar, apresentando uma forma breve e didática de sua vida e do contexto em que escreveu, além de trazer uma antologia concisa de sua obra.
20h: Acústico Cid Campos
Show acústico de Cid Campos, acompanhado pelo trio jazzístico formado por Felipe Ávila (guitarra), Robertinho Carvalho (baixo) e Alê Damasceno (bateria), interpretando suas músicas compostas em parceria com Haroldo e Augusto de Campos e Ronaldo Azeredo. Num repertório que vai do blues ao experimental, Cid traz uma série de poemas e traduções por ele musicalizadas.
Domingo, 28 de agosto
14h: Do caos ao canto: resistência e pós-utopia em “a musa não se medusa” de Haroldo de Campos
Mesa-redonda: Diana Junkes e Nelson Ascher
Leitura do poema “a musa não se medusa”, de Haroldo de Campos, publicado em entremilênios.
16h: Recital Hora H
Com: Nelson Ascher, João Bandeira, Ivan de Campos, Claudio Daniel, Reynaldo Damazio, Julio Mendonça, Donny Correa, Diana Junkes, Simone Homem de Mello e Marcelo Tápia.
Uma jornada através da poesia de Haroldo de Campos.
19h: CONCRETO – Experimento teatral de Felipe Hirsch
20 minutos – Sujeito à lotação
CONCRETO é um experimento criado sobre poemas de Haroldo de Campos, em particular os que o poeta dedicou à cidade de São Paulo. É também a partida de um novo trabalho de Felipe Hirsch e os Ultralíricos sobre a maior cidade do Brasil.
Projetos Ultralíricos 7
Direção Geral – Felipe Hirsch
Música escrita, arranjada e dirigida por Arthur de Faria; Iluminação: Beto Bruel; Preparação Vocal: Simone Rasslan; Idealização e Direção Geral: Felipe Hirsch; Produção Internacional: Ricardo Frayha; Produção Executiva: Bruno Girello; Direção de Produção: Luís Henrique (Luque) Daltrozo
HC ENTREMUNDOS – EVENTO ASSOCIADO NA CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Sábado, 3 de setembro, a partir das 14h
Concepção: Andrea Lombardi, Lucia Santaella e Simone Homem de Mello
Parceria: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e com projeto ESTTRADA (Rio de Janeiro)
14h: Abertura
14h30: Haroldo de Campos professor
Mesa-redonda: José Luiz Goldfarb, Leda Tenório da Motta, Lucia Santaella e Susana Kampff Lages
Haroldo de Campos foi um dos idealizadores do Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP até 1989. A mesa composta por alunos e colegas do poeta, reunirá informações sobre essa faceta pouco abordada de sua múltipla atuação e incluirá a exibição de material audiovisual sobre sua atividade docente.
16h30: Obras abertas – Haroldo e Umberto Eco
Mesa-redonda: Lucia Santaella
A mesa abordará a relação de Haroldo de Campos com o escritor e semioticista italiano Umberto Eco.
18h: Traduzione. Transcreazione
Mesa-redonda e lançamento de livro: Andrea Lombardi, Gaetano D´Itria, Marcelo Tápia e Sergio Bessa (de Nova York, por videoconferência)
Lançamento da edição italiana de oito ensaios de Haroldo de Campos sobre tradução literária, organizada e traduzida por Andrea Lombardi e Gaetano D’Itria, com introdução de Umberto Eco, a mesa discutirá a difusão internacional da obra ensaística de Campos e sua tradução para outras línguas.
19h30: Poesia transcriada
Recital de textos poéticos traduzidos por Haroldo de Campos, com participação dos convidados presentes.
Serviço:
Hora H
Sábado e domingo, 27 e 28 de agosto, às 17h e às 14h
Local: Casa das Rosas, Av. Paulista, 37
HC Entremundos
Sábado, 3 de setembro, a partir das 14h
Local: Casa Guilherme de Almeida, R. Macapá, 187 – Perdizes
Confira a programação completa no site http://casadasrosas.org.br/agenda/hora-h-2016
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas
Assessoria de Imprensa – Casa das Rosas – POIESIS
Gonçalo Junior: (11) 4096-9827 e goncalojunior@poiesis.org.br
Débora Nazari: (11) 4096-9848 e deboranazari@casadasrosas.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br
