Confira a programação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Arte de Marcello Quintanilha

Arte de Marcello Quintanilha

Foram três edições de muito sucesso e repercussão em toda a cena de quadrinhos brasileira. Mas agora, cinco anos depois de sua primeira encarnação, a Gibicon sai de cena e dá lugar à BIENAL DE QUADRINHOS DE CURITIBA, que acontecerá de 8 a 11 de setembro, mais uma vez tendo o Museu Municipal de Arte (MuMA) como sede principal. Será um evento muito maior, com novas roupagem e perspectiva, dotado de personalidade própria e cuja abordagem pretende diferir dos outros festivais e convenções que vêm sendo realizados no país.

Para começo de conversa, os organizadores Fabrizio Adriani e Luciana Falcon optaram por trabalhar com uma junta de curadores formada por profissionais da área e do quilate de Rafael Coutinho, Heitor Pitombo, Mitie Taketani, Lobo e André Caliman, assim como consultores do calibre de Antônio Éder e Ibraim Roberson. Trabalhar com profissionais de diversas regiões do país – no caso, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul – certamente irá democratizar ainda mais a produção e a abrangência da empreitada.

Outro diferencial da BIENAL é que, na contramão de uma tendência muito em voga, em que os eventos de quadrinhos estão se espelhando em formatos cada vez mais circunscritos, o nosso opta por voltar o olhar para aspectos mais amplos e planetários. Nessa primeira edição, a BIENAL pretende explorar as interseções entre o cenário da nona arte e as questões políticas que se fazem presentes no nosso dia a dia, com discussões voltadas para o atual contexto social e a função das HQs como ferramenta de reflexão e contestação.

A estrutura privilegiada do MuMA será explorada em toda a sua amplitude, com espaços mais versáteis não só para as atividades de praxe, como palestras, debates, oficinas, sessões de autógrafos, análises de portfólios etc. A feira de quadrinhos, por exemplo, que foi um dos pilares da Gibicon nº 2, terá um espaço dramaticamente ampliado, de um jeito que nunca aconteceu em nenhum dos eventos anteriores. Locatários de estandes, inclusive, poderão sugerir atividades dentro do evento, cuja viabilidade será devidamente avaliada pela organização.

Para fazer valer tanta inovação, a BIENAL já firmou parcerias com instâncias do peso do festival AnimaMundi, da editora Livrinho de Papel Finíssimo, do portal Quadrinhos Para Barbados, da rede FNAC, da TOTAL e do SESI. Enfim, trata-se de um esforço que, mais do que recolocar Curitiba no mapa dos quadrinhos brasileiros, pretende contribuir decisivamente para o desenvolvimento do gênero em nosso país.

BIENAL DE QUADRINHOS DE CURITIBA

A Gibicon agora é a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. É o mesmo evento de antes, só que maior, melhor, com um debate mais amplo e ainda mais atrações. E entrada gratuita. De 8 a 11 de setembro, no MuMA – Portão Cultural. Confira os convidados confirmados.

CONVIDADOS INTERNACIONAIS: Joan Cornellà (Espanha), Jesús Cossio (Peru), Power Paola (Equador), Troche (Uruguai), Rutu Modan (Israel).

CONVIDADOS NACIONAIS: Jaguar, Benício, Roger Cruz, Laerte, Rafael Sica, Adão Iturrusgarai, Allan Sieber, Arnaldo Branco, André Dahmer, Lovelove6, Pedro Franz, Mateus Santolouco, Marcelo D’Salete, Marcello Quintanilha, Rafael Corrêa, Bianca Pinheiro, Rogério Coelho, Pryscila Vieira, Solda, Lila Cruz, Shiko, Renato Guedes, Bruno Azevêdo, Sirlanney, Marcatti, Luiz Gê, Andrício de Souza, João Pinheiro.

ATRAÇÕES:
– Feira de HQs em um espaço ainda maior
– Exposições, palestras, oficinas e debates
– Gibikids: contação de histórias, oficinas, recreação e animação
– Palco Ocupa
– Duelo de HQs
– Pró-HQ
– Mostra de curtas-metragens
– Rádio oficial da Bienal de Quadrinhos de Curitiba
– Festas!

Site Oficial:
http://www.bienaldequadrinhos.com.br/

13782098_1029740603777212_5604881273541821903_n

Palestras e debates

Quinta-Feira, 8 de Setembro

Teatro Antonio Carlos Kraide

11h – O quadrinho atual curitibano
Mediação: André Caliman
Adriano Loyola, Pryscila Vieira, Yoshi Itice, Fulvio Pacheco, Antonio Eder

14h – Roteiro
Mediação: Lobo
Gian Danton, Cesar Alcazar, Daniel Esteves, Carol Sakura, Adriano Loyola, Theo Szczepanski

16h – Des(cons)truindo o olhar masculino – Reflexões e propostas feministas para uma representação feminina crítica nas HQs
Lovelove6

18h – Roger Cruz – Live

21h – Zed – Estudos Músicais

Cine Guarani

11h – Palestra – Humor Azul – o lado engraçado do autismo com Rodrigo Tramonte

14h – Laerte
Mediação Cristiano Castilho

16h – E Benício inventou a mulher
Mediação: Heitor Pitombo
Participação Ricardo Antunes

18h – Anima Mundi – Sessão Adulta

Palco Ocupa

11h – Quadrinhos Independentes na Internet
Leonardo Maciel, Rafael Marçal e Wesley Samp

14h – Rumos do quadrinho independente
Mediação: Douglas Utescher( Ugra Press)
Chico Felix (Curitiba) Lila Cruz (Salvador) Jajá Felix (Curitiba) Estelle Flores (Curitiba) Eric Peleias (SP)

16h – Magenta King – Live Drawing

18h – Nova geração de Fôlego
Mediação: Lobo
Pedro Cobiaco, Diego Sanchez, Bianca Pinheiro, Felipe Nunes, Gustavo Borges

Casa da Leitura

11h – Anima Mundi
16h – Contação de História
Colorín Colorado

Sexta-Feira, 9 de Setembro

Teatro Antonio Carlos Kraide

11h – Quadrinhópole 10 anos
Mediação: Antonio Eder
Leonardo Melo

14h – Novas Linguagens no mainstream – Como as grandes editoras estão inovando para atrair leitores?
Mediação: Ibraim Roberson, Gustavo Duarte, Mateus Santolouco, Juscelino Neco

16h – Quadrinhos e Conflitos de terra
Mediação: Janaina Moscal
Daniel Esteves, Jesus Cossio, André Toral

18h – Cadernos De Viagens
Mediação: Lielson Zeni
Tiago Elcerdo, Guilherme Caldas, André Caliman, Power Paola

20h – Música & Quadrinhos
Mediação: Heitor Pitombo
André Caliman e Fabiano Silveira (Zed), Cleiton Patrick (Rock p/ Caçador), Junior Hellboy(Fliperama Mundo Cão) Leonardo Melo (Fire Shadow), Marcatti(Ratos do Porão), Alcimar Frazão (O Diabo e Eu), Davi Calil (Quaisqualigundum)

Cine Guarani

11h – Quadrinhos autobiográficos
Mediação: Bruno Azevedo
Sirlanney-Magra de Ruim, Power Paola, Rafael Correa, Guazzelli

14h – Quadrinhos Silenciosos
Mediação: Lielson Zeni
Troche, Lucas Varela, Rafael Sica, Alexandre S. Lourenço, André Ducci

16h – Financiamentos Coletivos
Mediação: Rafael Coutinho
Diego Reeberg (Catarse), Ciro Arendt (Estilyngue), Lila Cruz, Yoshi, Ryot, Jajá Felix

18h – Editores Brasileiros
Mediação: Érico Assis
André Conti (Quadrinhos na Cia), Rogério de Campos (Veneta), Sidney Gusman (MSP), Cassius Medauar (JBC), Claudio Martini (Zarabatana)

20h – Quadrinho, Gênero e Diálogo
Mediação: Lielson Zeni
Maria Clara Carneira, Laerte, Adão Iturrusgarai, Pochep Phillipe

Palco Ocupa

11h – Eventos de Ilustração, Design e Publicações Independentes
Mediação: Rafael Coutinho
Camilo Maia – Publique-se, Cecília Arbolave – Feira Miolos, Guilherme Jacon e Luana Navarro – Feira Baronesa, Estelle Flores e Marcelo Romero – Selva Press

13h – Show – Folebaixo

14h – Rumos do quadrinho independente
Mediação: Douglas Utescher (Ugra Press)
Paulo Kielwagen (Joinville), Bruno Azevedo (São Luiz), Phellip Willian(Ponta Grossa), Mazô (RJ), Samanta Floor ( Porto Alegre)

16h – Adriano Loyola – Senhor dos Porcos
Theo Szczepanski – A Grande Cruzada
Cleiton Patrick – O Cavernoso
Cesar Alcazar – Da Literatura para as HQs: O Salto do Cão Negro

18h – Não é tão engraçado quanto parece!
Mediação: Yuri Alhanati
Adão Iturrusgarai, Allan Sieber, Benett, Arnaldo Branco, Rafael Corrêa, Paixão

20h – SELVA PRESS-RISOGRAFIA

21h – USANDO QUADRINHOS
Bruno Azevedo

Casa da Leitura

13h – Barbas de Molho – Histórias escapulidas – Contação de Histórias

14h – Espetáculo lambe lambe (das 14 às 18h)
Trágica Cia de Arte

16h – Palestra- Como enfrentar monstros assustadores: histórias de terror para crianças e jovens
Felipe Campos

Gibiteca

14h – Mesa – Setorial de Ilustração – Planejamento e conquistas no Poder Público

Sábado, 10 de Setembro

Teatro Antonio Carlos Kraide

11h – Quadrinhos Pós 2013

Mediação: Rogério de Campos
Daniel Esteves, Alexandre de Maio, Luiz Gê, Luciano Cunha, André Dahmer

14h – Pesquisa e Crítica de Quadrinhos
Mediação: Gian Danton
Maria Clara Carneiro, Liber Paz, Pedro Franz, Erico Assis

16h – MSP – Novas roupagens para clássicos de Maurício de Souza
Mediação: Liber Paz
Bianca Pinheiro, Rogério Coelho, Sidney Gusman, Gustavo Duarte, Davi Calil

18h – A Identidade Gráfica Brasileira
Mediação: Marcello Quintanilha
Guazzelli, Marcelo D’Salete, André Toral, Rodrigo Rosa

20h – Criador e Criatura – Bastidores da criação das personagens
Mediação: Ramon Vitral
Marcello Quintanilha, Juscelino Neco, Wagner Willian

Cine Guarani

11h – Quadrinhos e Inclusão
Mediação: Adriana Czelusniak
Fulvio Pacheco (Relatos Azuis), Lucas Ramon (Os tres patetas surdos), Flavio Soares (A Vida De Logan), Rodrigo Tramonte (Humor Azul), Marco Jacobsen (Gibi Poético: um olhar sobre os Jogos Paraolímpicos)

14h – Narrativas Negras nos Quadrinhos
Mediação: André Toral
João Pinheiro, Sirlene Barbosa, Alexandre de Maio, Marcelo D’Salete, Shiko

16h – Quadrinhos e o Feminismo
Mediação: Maria Clara Carneiro
Lovelove6, Sirlanney-Magra de Ruim, Lila Cruz, Ana Recalde, Pryscila Vieira, Mariamma Fonseca

18h – Pasquim – Duas décadas do semanário alternativo brasileiro
Mediação: Gonçalo Jr.
Ricky Goodwin, Jaguar, Allan Sieber, Solda

19h – Sexo e Erotismo
Mediação: Gonçalo Junior
Shiko, Adão Iturrusgarai, Diego Sanchez, Lovelove6, Sirlanney-Magra de Ruim

Palco Ocupa

11h – Leia Mulheres – Vírus Tropical de Power Paola
Mediação: Emanuela Siqueira e Lubi Prates

13h – Show – Bruna Lucchesi

14h – Rumos do quadrinho independente
Mediação: Douglas Utescher(UgraPress)
Andrício de Sousa (SP), Francis Ortolan (Curitiba), Fabio Coala (Guarujá), Gustavo Borges (POA), Amanda Barros (Curitiba), Paula Puiupo (SP)

16h – Novos Editores
Mediação: Erico Assis
Janaína de Luna (Mino), Cecília Arbolave(Lote 42), Tiago Elcerdo (Beleléu), Lucio Luiz(Marsupial), Leonardo Melo(Quadrinhópole)

18h – Jornalismo em quadrinhos
Mediação: Lielson Zeni
Robson Vilalba, Alexandre de Maio, Guilherme Caldas, Rafael Coutinho, Jesús Cossio

20h –  Quadrinhos e Livre Criação
André Dahmer

21h – Super Herois
Fernando Caruso

Casa da Leitura

11h –  Desenhando em família
Rogério Coelho e Pedro Coelho

13h – Anima Mundi

14h – Show – Vadeco

14h –  Espetáculo lambe lambe (das 14h às 18h)
Trágica Cia de Arte

Domingo, 11 de Setembro

Teatro Antonio Carlos Kraide

11h – Jornalismo, Quadrinhos e Redes Sociais
Mediação: Heitor Pitombo
Mariamma Fonseca, Lielson Zeni, Ramon Vitral, Vitor Marcello

14h – Quadrinhos na America Latina
Mediação: Cecília Arbolave
Jesus Cossio, Power Paola, Troche, Lucas Varela

16h – HUMOR NOVO
Mediação: Adão Iturrusgarai
Pablo Carranza, Chico Felix, Ryot, Al’Hanati, Felipe 5Horas

18h – Os Próximos Voos do Gralha – A ficção e a realidade do Gralha, o personagem mais icônico de Curitiba, e as novas publicações do personagem.
Mediação: Claudio Yuge
Gian Danton, Leonardo Melo, Edson Kohatsu, Antonio Eder

Cine Guarani

11h – Neo Mangá – A nova geração de quadrinistas brasileiros influenciados pelo Mangá
Mediação: Cassius Medauar
Magenta King, Paula Puiupo, Mylle, Ichirou

14h – Palestra Luiz Gê
Mediação: Rodrigo Scama
Participação Guilherme Caldas

16h – Anima Mundi – Sessão Infantil

18h – Olympia 2016 – doc.ficção de Rodrigo Mac Niven

Palco Ocupa

11h – Pedro Franz – Incidente em Tunguska

13h – Fernando Caruso – Star Wars

14h – MARCATTI – Faça você mesmo. Pergunte-me como.

16h – Fórum de Eventos – 25 anos de eventos de quadrinhos no Brasil
Mediador: Heitor Pitombo
Afonso Andrade – BH, Emerson Vasconcelos – POA, Jorge Rodrigues – SP, Luciana Falcon – Curitiba, Marcia Squiba – Curitiba, Anima Mundi – RJ

18h – Show – VIDA RUIM

19h- Show – FLIPERAMA MUNDO CÃO

Casa da Leitura

14h –  Espetáculo lambe lambe (das 14h às 18h)
Trágica Cia de Arte

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s