Músico e compositor Paulo Almeira lança o álbum ‘Corpo e Alma’

unnamed (1)O quinteto de Paulo Almeida entrou em estúdio em dezembro de 2015 depois de um intenso processo de laboratório, que demandou muito trabalho e entrega para que o conteúdo desse registro tivesse força e solidez. Assim é o disco “CORPO E ALMA”: um forte simbólico entre a matéria e o plano espiritual, que vem com uma carga energética positiva, fruto da superação de um processo individual de muito aprendizado do artista.

A forte vivência de Paulo com a música universal norteou seu trabalho de composição e estética desde muito cedo. Ultimamente o desenvolvimento de suas pesquisas musicais o motivou a se aprofundar em novas concepções e ritmos de diversas regiões, o que se torna bastante presente na sonoridade deste trabalho, que ainda apresenta forte influência da música brasileira, berço musical dele e dos músicos que o acompanham.

A música instrumental de Paulo tem a função de despertar a curiosidade e a sensibilidade das pessoas e mesmo sendo uma música sem letra acaba dizendo muito através de sua fluidez melódica, sonoridades timbrísticas e polirritimias trabalhadas.

Acompanhado por Fi Maróstica (baixo), Dô de Carvalho (saxofones, flauta e clarone), Fabio Gouvea (guitarra) e Diego Garbin (trompete e flugelhorn), neste disco o baterista Paulo Almeida ainda conta com as participações muito especiais de Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo e André Marques, três de suas maiores influências musicais.

Sensível às artes de diferentes linguagens, o quinteto traz as influências do universo de cada um para as composições de Paulo, apresentando um forte significado atrelado às suas experiências pessoais e deixando evidente o vínculo afetivo que se estabelece entre os integrantes, que estudam música juntos desde a adolescência. A interpretação de cada música se transforma a cada momento e ressalta o foco do trabalho na criação e improvisação coletiva.

Neste segundo disco, o artista vem acompanhado pelos músicos Fi Maróstica (baixo), Fabio Gouvea (guitarra), Diego Garbin (trompete) e Dô de Carvalho (saxofones, flauta e clarone). O álbum já está disponível nas plataformas: Deezer; Spotify e iTunes. Para mais informações sobre o artista acesse o seu site, outras apresentações podem ser conferidas no seu canal no YouTube.

PAULO ALMEIDA

Paulo Almeida é baterista, percussionista e compositor. Importante referência na nova safra de compositores da música instrumental brasileira, já lançou dois discos autorais e ganhou notoriedade pela forma autêntica com que interpreta ritmos regionais na bateria. Como instrumentista já atuou em importantes festivais como Brasil Instrumental, Savassi Jazz Festival, FEMUCIC e Jazz a La Calle (URU) e dividiu palcos com artistas reconhecidos como Arismar do Espírito Santo, Vinícius Dorin, Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal.

Aos nove anos inicia seus estudos musicais e mais adiante, aos quinze, uma longa formação dentro do Conservatório de Tatuí/SP, onde estuda as técnicas erudita e popular. Aos catorze anos já atua profissionalmente em orquestras e pequenas formações e também já dá aulas. Participa como aluno de muitas de suas grandes influências em festivais e oficinas, o que foi determinante na sua formação. Suas experiências de vida e sua música andam lado a lado; são como que indissociáveis, uma mutuamente influenciando a outra, numa espécie de osmose contínua. A criação se transforma a cada instante e o momento é a chave de tudo isso, o agora.

Um momento intenso de descobertas individuais coincidindo com mudanças em vários âmbitos de sua vida motivou Paulo a um despertar sobre sua própria trajetória e planos futuros, que dão origem a seu primeiro disco, Constatações (2013). Esse registro traz o quinteto composto por Beto Correa (piano), Vinicius Dorin (saxofones e flauta), Fi Maróstica (baixo) e Diego Garbin (trompete) e conta com participações especiais de Fabio Leal, Vanessa Moreno, Jota P e Marcos Moraes. O show circulou em diversos SESCs da capital e interior incluindo o renomado projeto “Prata da Casa”, do SESC Pompéia, e também em diversos festivais no Brasil e no exterior.

Durante alguns meses de reclusão devido ao enfrentamento de um grave problema de saúde, Paulo intensificou sua produção artística. Fortemente inspirado por seu envolvimento espiritual ao longo deste processo, suas composições neste período criaram um novo rumo na sua identidade, sem perder o embasamento sólido de seu disco de estreia. Assim nasce seu novo trabalho, Corpo e Alma (2016), que traz o quinteto formado por Fi Maróstica (baixo), Dô de Carvalho (saxofones, flauta e clarone), Fabio Gouvea (guitarra) e Diego Garbin (trompete e flugelhorn), e conta com participações de Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo e André Marques.

Em constante produção como compositor e intensa atuação como intérprete, é um músico versátil e já gravou inúmeros registros de diferentes linguagens com renomados artistas. Ainda prestes a completar 30 anos, Paulo Almeida já se afirma no papel de artista experiente, e que ainda tem muito a contribuir para a música brasileira.

Festivais

9º Brasil Instrumental, 1º Poços Instrumental ministrando oficina de ritmos brasileiros, 1º Festival de Musica de Garça com oficina de ritmos brasileiros, 1º Festival de musica de Bauru, Festival de Musica brasileira BNB – Fortaleza, Semana da música popular em Tatuí, 1º Festival de Música de São Manuel, 7º Festival Contato, 9º Festival Jazz a La Calle em Mercedes/Uruguai com Oficina de Coco, 1º Brasil Jazz Festival em Montevideo/Uruguai, 38º Festival de Música FEMUCIC SESC Maringa dando um curso de ritmos brasileiros e FEMUPA Belém do Pará, Savassi Jazz Festival BH. Produção: Como produtor cultural 1ª, 2ª e 3ª edições do Festival Paralelo Tatuí/ SP, 1º e 2º Viva o Som (São Carlos/ SP), e das bandas Sambelétrico, Samba do Tio Pê e Paulo Almeida Quinteto.

Exterior

Turnê em 2015 passando pelas cidades de Mercedes/ Uruguai, Maldonado/Uruguai, Buenos Aires/Argentina, Montevideo/Uruguai e Sauce/Uruguai tocando com Paulo Almeida Quinteto, Jota P e Grupo, Louise Wooley Quinteto e ministrando MasterClass de música brasileira.

Educador

Como educador desenvolve: – Oficinas de Coco (Ritmo do nordeste brasileiro) – Oficina de Ritmos Brasileiros com base na percussão – Oficina de Pratica de Grupo (Música Universal) – Oficina de Pandeiro Além de atuar como professor de bateria de referencia em música instrumental no Brasil e no exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s