Evento no CCSP discute legado de Caio Fernando Abreu

Evento discute legado de Caio Fernando Abreu
Colóquio no CCSP reúne pesquisadores da obra do escritor gaúcho com o objetivo de aproximá-lo do grande público

ARQUIVO 17/02/1987 CADERNO2 LITERATURA - Escritor Caio Fernando Abreu FOTO JUVENAL PEREIRA / ESTADÃO

ARQUIVO 17/02/1987 CADERNO2 LITERATURA – Escritor Caio Fernando Abreu FOTO JUVENAL PEREIRA / ESTADÃO

Há vinte anos, Caio Fernando Abreu, o Caio F., deixava familiares, amigos e leitores. O rapaz tímido, que havia conhecido o mundo e conquistado o respeito de tantos que ele respeitava, se despedia, deixando parte de si na literatura produzida nas décadas finais do século passado. A vida, a obra e o rompimento de limites entre estas duas instâncias são temas que atravessam o Colóquio, que acontece no Centro Cultural São Paulo nos dias 19 e 20 de outubro, reunindo pesquisadores de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, com entrada gratuita.

A intenção do encontro é discutir, (re)descobrir Caio por meio de sua escrita e encontrar nela traços de identificação. Chamado por Lygia Fagundes Telles de “escritor da paixão”, o autor de Morangos Mofados continua fascinando novos leitores. A paixão, aliás, é o sentimento que parece ter movido toda a sua vida e sua literatura. A única certeza dentre as muitas incertezas que atravessam seus contos, romances e peças.

Confira a programação do evento

Dia 19/outubro, quarta-feira, mesa com:

Cláudia de Abreu Cabral – “O meu irmão Caio F.”
• Prof. Dr. Nelson Barbosa – “A escrita autoficcional de Caio F.”
• Prof. Me. Ricardo Augusto de Lima – “O teatro autoficcional de Caio F.”

Querem saber de mim? Leiam meus livros, dizia Caio Fernando. Na obra do autor gaúcho, experiências pessoais, leituras de mundo e ficção se entrelaçam criando uma poética própria, impossível de separação. São esses laços entre ficção, vida, literatura e teatro que serão debatidos nesta mesa.

Claudia Abreu Cabral, irmã do autor, fará parte da mesa para contar fatos de sua vida que aparecem na obra.

Nelson Barbosa é pesquisador pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP); mestre e doutor em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Autor de “Infinitivamente pessoal”, a autoficção de Caio F. Abreu, o “biógrafo da emoção”, no prelo, pela Editora Hucitec.

Ricardo Augusto de Lima é doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestre em Letras – Estudos Literários pela mesma instituição com a dissertação “Estas três paredes do meu apartamento”: intertexto, quebra da ilusão e autoficção como recursos metateatrais em O homem e a mancha, de Caio Fernando Abreu.

Dia 20/outubro, quinta-feira, mesa com:

• Prof. Dra. Amanda Costa – “360 graus: Caio F. conversa com a astrologia”
• Prof. Ma. Lara Souto Santana – “As canções que embalam os contos de Caio F.”

A música e a astrologia são bastante recorrentes na poética de Caio Fernando Abreu. O fato de o autor ter uma obra marcada por diversas referências aproxima as duas falas.

Lara Souto Santana pesquisa a obra de Caio Fernando Abreu há quase 10 anos, é mestre pela FFLCH-USP (2014) com dissertação sobre a tradução do livro Os dragões não conhecem o paraíso, de Caio Fernando Abreu, para a língua inglesa. Organizou, com Liana Farias, o livro A vida gritando nos cantos (2012), com crônicas inéditas de Caio.

Amanda Costa é astróloga, escritora e professora de Literatura tem mestrado e Doutorado em Estudos de Literatura/Literatura Brasileira (UFRGS). A dissertação de Mestrado e a tese de Doutorado versaram sobre a obra de Caio Fernando Abreu. Começou seus estudos de Astrologia de forma autodidata no início dos anos 1970. É autora dos livros 360 Graus: Inventário astrológico de Caio Fernando Abreu e Astrologia: o cosmos e você.

★★★

 

Serviço
Local: Biblioteca do CCSP
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
Dias 19 e 20 de Outubro de 2016
Horário: 20h
Entrada Franca

Contato para a imprensa:
Associação de Amigos de Caio Fernando Abreu
Representante: Jefferson Duarte
Contato: 011 94752-4814
e-mail: jeffcelophane@gmail.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s