Websérie selecionada pelo Rumos Itaú Cultural celebra novos nomes femininos na composição, valorizando suas criações musicais

O projeto Meninas do Brasil, contemplado na edição 2015-2016 do programa de fomento à cultura do instituto aproxima o público de uma nova música feita no país de maneira independente e faz uso da internet como ferramenta de multiplicação; ainda, conduz as pessoas a uma reflexão sobre o papel da mulher na cultura brasileira

Luiza Sales e Ana Costa (Foto: Marcelo Saboya)

Luiza Sales e Ana Costa (Foto: Marcelo Saboya)

Dar um enfoque especial à produção musical feita por compositoras brasileiras da nova geração, todas atuantes no cenário da música independente, é o intuito da websérie Meninas do Brasil, idealizada pela musicista Luiza Sales, que estreia no dia 6. A nova temporada, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, contará com 24 artistas e duração de um ano. Os vídeos serão disponibilizados no canal do Youtube, sendo quatro por mês, com entrevistas e faixas musicais. Entre os nomes confirmados estão Milena Tiburcio, Iara e Anna, Luisa Corrêa, Marcela Velon, Mariana mello, Ilessi, Elisa Fernandes, Carol Panesi, Ana Costa, Paloma Roriz e Rachel Moraes.

“O Brasil sempre foi um país de grandes cantoras. Elis Regina, Clara Nunes, Maria Bethânia e Gal Costa ficaram famosas por suas interpretações, enumera Luiza. “Durante muito tempo às mulheres não foi permitido votar, trabalhar e fazer as próprias escolhas. Muitas foram privadas da oportunidade de desenvolver a criatividade, visto que o papel delas era de apenas reproduzir as músicas e não criar”, explica. “A pianista Chiquinha Gonzaga foi pioneira e, após importantes lutas feministas, as mulheres passaram a atuar também como compositoras. Os clássicos de Dona Ivone Lara, Dolores Duran, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão estão aí para comprovar.” Meninas do Brasil conta a continuidade dessa história.

A dinâmica das postagens dos episódios é simples: em todas as quintas-feiras, às 12h, haverá vídeo novo no canal, com duas convidadas por mês. No primeiro, Luiza entrevista e canta com a convidada. No segundo, o episódio é somente musical, com a artista participante cantando solo. Da mesma forma acontece com os vídeos das duas últimas quintas-feiras, só que com outra compositora: entrevista mais música, com participação da apresentadora, e o seguinte com uma canção composta pela participante. Na semana de lançamento, a própria Luiza Sales é quem participa, interpretando duas composições próprias.

Sobre o local das 24 gravações, 12 acontecem no Rio de Janeiro, seis em São Paulo e seis em Belo Horizonte, estados de origem das musicistas. De acordo com Luiza, desta forma espera-se aumentar a abrangência territorial do projeto, ao convidar compositoras de diversas cidades dos estados visitados e também de outros estados do Brasil.

Conceito do projeto

Meninas do Brasil é um espaço para celebrar a qualidade da música feita pelas mulheres brasileiras, estimulando o enriquecimento cultural do país, ao destacar novos nomes femininos na composição, valorizando suas criações musicais. Apresentando vídeos com composições autorais cantadas pelas próprias criadoras, o projeto aproxima o público de uma nova música feita no país de maneira independente e fazendo uso da internet como ferramenta de multiplicação. Também leva as pessoas à reflexão e formação de um pensamento sobre o papel da mulher na cultura brasileira, por meio das entrevistas com as compositoras convidadas.

O projeto dialoga, ainda, com importantes debates que permeiam a construção de uma sociedade mais justa, na medida em que contribui para expandir cada vez mais a presença feminina no mercado de trabalho e na cultura. Participando da luta pela igualdade entre os gêneros, ao destacar a produção artística feita por mulheres no Brasil, a webserie se posiciona ao lado da luta feminista, que atualmente é tema recorrente nos debates do país. É uma forma de valorizar a cultura e estimular artistas independentes a criarem sem barreiras, destacando trabalhos de compositoras cujas canções exploram gêneros da música brasileira como samba, frevo, baião, choro, entre outros.

Luiza Sales e Ilessi (Foto Marcelo Saboya)

Luiza Sales e Ilessi (Foto Marcelo Saboya)

SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural 2015-2016

Meninas do Brasil

Websérie – Canal do Youtube

Apresentação: Luiza Sales

Estreia: dia 6 de outubro

Às 12h

Classificação indicativa: livre

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1776/1777

atendimento@itaucultural.org.br

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de imprensa:

Conteúdo Comunicação

Fone: 11.5056-9800

Carina Bordalo: carina.bordalo@conteudonet.com

Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com

Karina Betencourt: karina.betencourt@conteudonet.com

Karinna Cerullo: cacau.cerullo@conteunet.com

Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Itaú Cultural – Fone: 11.2168-1950

Larissa Correa: larissa.correa@mailer.com.br

www.conteudocomunicacao.com.br

www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s