O Slam das Quebradas está de volta em São Carlos e homenageará Alessandro Buzo

Alessandro Buzo

Alessandro Buzo

Por Edmar Neves

Preparem seus melhores versos pois o Slam das Quebradas voltou. O evento vai acontecer na Pista de Skate do bairro Cidade Aracy na terça-feira, 11/10, e homenageará o escritor Alessandro Buzo.

O Slam das Quebradas é organizado pela Casa do Hip Hop Sanca em parceria com o projeto  Filosofia Rap, do cantor e escritor Guilherme Silva. Já foram realizadas outras três edições, em diferentes bairros de São Carlos. Segundo Guilherme Silva, um dos organizadores, a ideia é sempre homenagear um escritor ou escritora, ou ainda, trazer alguma referência das culturas de periferia para que as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre o Movimento hip hop.

O evento já homenageou artistas como Sabotage e Carolina Maria de Jesus. No 1º Encontro de Literatura Marginal, ocorrido no Centro da Juventude do Cidade Aracy, o Slam teve como homenageado Nelson Triunfo, um dos precursores da cultura hip hop no Brasil, e contou com a participação do jornalista Gilberto Yoshinaga, que lançou recentemente a biografia de Thaíde e, na época, divulgou a biografia Nelson Triunfo – Do Sertão ao Hip-Hop. Para este ano, a intenção é realizar o 2º Encontro de Literatura Marginal, ainda em organização.

Nesta edição, o Slam das Quebradas terá como tema o escritor Alessandro Buzo, que lançou recentemente a coletânea de contos e poesias Pelas Periferia do Brasil – Vol. 6, que possuí obras dos organizadores do evento.

Escritor, um dos pioneiros da Literatura Marginal, cineasta e militante, Alessandro Buzo cresceu no Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo, passou por inúmeras dificuldades. O Hip Hop e a literatura fizeram mudar radicalmente de vida. Lançou o primeiro livro em 2000 e desde então foram mais de dez livros publicados, dirigiu o filme Profissão MC, em 2006, e participou durante seis anos na televisão mostrando a cultura da periferia, primeiro no Programa Manos e Minas da TV Cultura e depois no SPTV 1a edição, da Globo. Destaque para os livros O Trem – Baseado em Fatos ReaisGuerreira e Favela Toma Conta. Buzo realiza todas às terças-feiras o Sarau Suburbano.

Mas o que é Slam de poesia?

Slam de poesia, ou poetry slams, é um encontro de poesia falada, onde há uma competição de poetas com um juri popular. Sobre o Slam das Quebradas, Guilherme Silva diz: “Slam pra nós acima de poesia é resistência, são os poetas se articulando se organizando, de modo poético, fazendo de seus versos arma de luta contra uma deseducação que nos é implantada diariamente.”

★★★

Slam “Alessandro Buzo” das Quebradas

Data: 11/10/2016

Horário: 19h30 às 21h

Local: Pista de Skate do Cidade Aracy, ao lado da EMEB Arthur Natalino Deriggi.

Entrada Franca

No evento será vendido a Coletânea Pelas Periferia do Brasil Vol. 6. Você pode comprar, também, pelo e-mail contatoguilhermesilva@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s