De 20 de outubro a 2 de novembro, acontece a tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Durante duas semanas, serão exibidos 322 títulos em 35 endereços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo projeções gratuitas e ao ar livre.
A seleção faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido, além de apresentar tendências, temáticas, narrativas e estéticas.
A 40ª Mostra é composta por seis seções: Homenagens, Apresentações Especiais, Foco Polônia, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional. Ingressos pelo site da mostra.
HOMENAGEM A WILLIAN FRIEDKIN E 45 ANOS DE ‘OPERAÇÃO FRANÇA’
Um dos mais importantes diretores americanos de sua época, William Friedkin recebe o Prêmio Leon Cakoff na 40ª edição da Mostra. O cineasta americano, que vem a São Paulo, ainda dará uma masterclass e terá alguns dos seus mais importantes filmes exibidos. A masterclass será no Cinearte, no dia 22 de outubro, após a apresentação especial do filme Operação França, programado para às 18h, em comemoração aos 45 anos do longa, premiado em 1972 no Oscar, que inclui o de Melhor Diretor e se tornou o mais jovem a receber a honraria, aos 32 anos.
Com trabalhos de um realismo direto e violento, Friedkin foi responsável, ao lado de realizadores como Martin Scorsese, Brian De Palma e Francis Ford Coppola, pelas renovações estéticas do cinema americano no período pós-guerra, em um movimento que ficou conhecido como Nova Hollywood.
Operação França (1971), um dos títulos essenciais desse movimento, venceu cinco Oscar, incluindo o de melhor filme e o de melhor direção para Friedkin. Na ocasião do aniversário de 45 anos de uma de suas obras mais emblemáticas, a Mostra exibirá esse e alguns de seus filmes mais icônicos como O Exorcista (1973), O Comboio do Medo (1977) e Viver e Morrer em Los Angeles (1985).
Confira, abaixo, os filmes que integram a homenagem a William Friedkin:
Operação França (1971)
O Exorcista (1973)
O Comboio do Medo (1977)
Parceiros da Noite (1980)
Viver e Morrer em Los Angeles (1985)
Possuídos (2006)
Killer Joe – Matador De Aluguel (2011)
Pingback: A origem, processo criativo e bastidores do filme ‘Persona’, de Bergman, são revelados em mostra inédita no Itaú Cultural | Livre Opinião - Ideias em Debate