Nesta quarta-feira (26), o cantor e compositor Belchior completará 70 anos. Um dos maiores nomes da nossa música, Belchior transformou gerações. Para comemorar, o Livre Opinião – Ideias em Debate realizará diversas homenagens e depoimentos de artistas que tiveram influências das letras e canções do trovador da MPB. Leia abaixo o depoimento do cantor, ator e poeta Gero Camilo:
Belchior e o som dos versos, raridade quando o tom da poética e o acorde das palavras se entrelaçam. O Brasil pra ser contado tem de ser cantado. Eu canto e conto Belchior na sua multiplicação de alcance, da linguagem ao tempo. Da literatura ao ato político. Um trovador. Um corifeu. Um poeta. Um filósofo. Um pintor. De como nossos pais e agora netos e bisnetos que virão no fluxo da vida, no pulsar de gerações, vivenciam o aparato social e a tal ordem capital e o açoite da mais valia. Os grandes centros urbanos e seus aboios metálicos tinindo tanto quanto a máquina insistente do chão rachando na apino megalópolinteriorana sertania.
Feliz aniversário Belchior! E obrigado sempre pelo tom da poesia.
★★★
Leia também os depoimentos do jornalista Jotabê Medeiros, cantor e compositor Edvaldo Santana, escritor e editor Bruno Azevêdo, professor Julio Bastoni e um poema do arrudA.
Pingback: Arte especial para os 70 anos de Belchior por Anthony Mazza | Livre Opinião - Ideias em Debate