Depoimento do escritor Bruno Azevêdo para Belchior

1460642372307

Nesta quarta-feira (26), o cantor e compositor Belchior completará 70 anos. Um dos maiores nomes da nossa música, Belchior transformou gerações. Para comemorar, o Livre Opinião – Ideias em Debate realizará diversas homenagens e depoimentos de artistas que tiveram a influências das letras e canções do trovador da MPB. Leia abaixo o depoimento do escritor e editor Bruno Azevêdo:

Muito do Belchior me move, reposiciona coisas. Pra mim, não existe um Belchior incidental, bglesco, de elevador, o que é uma bela traição ao verso do cantor que mais gosto, daqueles de carregar por aí pra soltar em mesas de bar depois da quinta saideira:

“Eu quero que a minha voz saia do rádio pelo autofalante, que Inês possa me ouvir, posta em sossego à sós, num quarto de pensão, beijando um estudante.”

A voz da América é um tipo de manifesto da posição do artista,quem vem de trabalhar bastante, escute, aprenda logo a usar toda essa dor. Um cara da periferia sonhando com a centralidade industrial da FM, a textura sonora de uma tarde de namoro, uma aula assassinada pra que se possa dançar “de rosto colado sem nenhum pudor”, dessas que se faz de um tudo, menos prestar atenção à canção. Vejo a fumaça dos cigarros, o barulho dos carros na rua, uma preguiça geral pra todo o resto… em Os seus botões, do Roberto Carlos, o que estava tocando mesmo era Belchior.

★★★

Leia também os depoimentos do jornalista Jotabê Medeiros, cantor e compositor Edvaldo Santana, professor Julio Bastoni e um poema do arrudA.

 

Anúncios

2 comentários sobre “Depoimento do escritor Bruno Azevêdo para Belchior

  1. Pingback: Depoimento de Gero Camilo para Belchior | Livre Opinião - Ideias em Debate

  2. Pingback: Arte especial para os 70 anos de Belchior por Anthony Mazza | Livre Opinião - Ideias em Debate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s