Programação de novembro do projeto ‘Eu, Rascunho’ no Sesc São Carlos

A escrita pode ser reinventada, discutida ou desconstruída; pode ser desenhada, esculpida ou sentida. Fato é que ela é uma das técnicas humanas de expressão e comunicação mais usadas e dona de uma especial riqueza cultural.

As grafias carregam simbologias muito próprias, expressas em diferentes traços que podem, inclusive, ser explorados artisticamente. Um conjunto de palavras pode ser anúncio, ideia a ser transmitida, mas também imagem poética, imaginativa.

De outubro a dezembro, convidamos o público a conhecer um pouco da história e diversidade da escrita, seu processo de transformação ao longo do tempo e instrumentos que permeiam sua materialização, além de sua importância na constituição de identidade coletiva e nossa subjetividade.

Bate-papo

Visão geral do desenvolvimento da escrita e seus suportes: das paredes às telas
Com Marco Donizete Paulino da Silva, ator, diretor e dramaturgo e bacharel em Ciências da Informação e doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade
A atividade propõe uma reflexão em torno dos conceitos de leitura e escrita, e o desenvolvimento desses processos em contexto históricos e culturais, observando tanto as linguagens para transmissão e registro do conhecimento quanto os suportes exigidos para o uso ao longo do tempo.
Dia 9/11, quarta, às 19h30.
Teatro. GRÁTIS. Retirada de convites com 1h de antecedência. 16 anos

Oficinas

Criação de cartão de visitas com software livre
Com educadores de tecnologias e artes
O inkscape é um editor de gráficos vectoriais para Windows, Mac ou Linux. É gratuito e de código aberto. A oficina propõe a montagem de um cartão de visita básico, usando o inkscape.
Dia 10/11, quinta, das 15h30 às 17h.
Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas. 16 anos

Criação de capa de revista com o inkscape
Com educadores de tecnologias e artes
Aprenda como usar o programa inkscape e também como criar uma página de revista. A oficina propõe a montagem de uma capa de revista utilizando esse software livre.
Dia 17/11, quinta, das 15h30 às 17h.
Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas. 16 anos

Tipografia string art
Com educadores de tecnologias e artes
Conheça a técnica que permite a criação de formas variadas através de alfinetes e linhas. Nesta atividade, confeccionaremos letras em fios, explorando diferentes fontes.
Dia 20/11, domingo, das 15h às 17h30.
Sala multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas. 12 anos

Livro gótico
Com educadores de tecnologias e artes
A partir de um software livre, crie uma página de livro gótico, usando recursos como ilustrações em iluminuras (pinturas que recebiam folhas de ouro que “iluminavam” a imagem) e capitulares (letra inicial de um parágrafo ou capítulo, com tamanho maior que as demais e decorada com arabescos, flores e ramagens).
Dia 24/11, quinta, das 15h30 às 17h.
Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas. 14 anos

Livros interativos pop-ups
Com Liana Yuri, graduada em Educação Artística (Unesp), licenciatura em Letras (USP) e especialização em gestão cultural (USP)
Livros Pop-ups são aqueles livros cujas figuras pulam das páginas. Abrir, fechar, girar, descobrir portas e páginas escondidas retém a atenção do leitor e assegura uma interatividade com a história. Crie seu livro pop-up artesanalmente com as técnicas do kirigami (arte de cortar o papel), do origami (arte de dobrar papel) e da engenharia de papel.

Dia 24/11, quinta, das 18h30 às 21h30.
Sala multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas. 16 anos

Ideograma – Shodo
Com Lucas Freitas de Freitas, engenheiro e estudioso da escrita japonesa
Apresentação acerca das origens da escrita oriental e do Shodo, bem como aspectos básicos dos traços japoneses e chineses. Os participantes poderão treinar alguns traços básicos com tintas e pincéis apropriados.
Dias 26 e 27/11, sábado e domingo, das 15h às 17h30.
Sala multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas. Não sequencial. 10 anos

Tipografia livre
Com Marcelo Magalhães Pereira, bacharel em Design Gráfico pelo Senac e especializado em Typeface Design pela Faculdade Cooper Union (Nova York)
A oficina apresenta um conjunto de softwares livres utilizados para a criação de fontes tipográficas digitais. Como resultado da oficina, os participantes terão desenvolvido um projeto de fonte tipográfica digital.
De 30/11 a 2/12, quarta a sexta, das 18h às 21h30.
Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas. Sequencial. 16 anos

Livro artesanal – alfabeto em imagens
Com educadores de tecnologias e artes
O nosso alfabeto servirá de inspiração para a confecção de um livro artesanal, em que as letras, isoladas ou em conjunto, irão compor uma narrativa visual.
Dia 3/12, sábado, das 15h às 16h30.
Sala multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas. Livre

Diagramando com software livre
Com educadores de Tecnologia e Artes
O scribus é um programa opensource de diagramação. Ele permite diagramações profissionais de livros, revistas ou mesmo cartazes. É possível trabalhar com facilidade texto e imagem, usar diversas camadas de sobreposição, hifenizar textos, configurar cada milímetro de espaço entre linhas, palavras ou mesmo caracteres.
Dias 7 e 8/12, quarta e quinta, das 19h às 21h30.
Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Sequencial. Vagas limitadas. 14 anos

Artes gráficas com software livre
Com Educadores de Tecnologias e Artes
Aprenda a recortar uma imagem, fazer um layout de cartão de visitas, um cartão de felicitações, de Natal ou até mesmo criar um folheto, convites, cartaz, folder.
Você aprenderá a utilizar as ferramentas que o auxiliarão em nessas tarefas e obter soluções livres para criação gráfica em geral, com noções de design.
Dias 14 e 15/12, quarta e quinta, das 19h às 21h30.
Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Sequencial. Vagas limitadas. 14 anos

Poeirarte
O que reservam uma parede preta e giz? Arte impermanente! O Espaço de Tecnologias e Artes apresenta o projeto PoeirARTE, no qual uma de suas paredes é ocupada por desenhos a giz de artistas com diferentes estilos.

Intervenção

Caligrafia árabe: da ação para o coração
Com Janaina Silva Elias, Artista visual e educadora, natural de São Paulo, atualmente reside em Itapevi (SP). Desde 2014 desenvolve oficinas de experimentação artística junto ao Núcleo de Artes da BibliASPA

O árabe é escrito da direita para a esquerda: equivale dizer que a escrita parte do campo da ação em direção ao coração. (Titus Buckhardt). O projeto artístico desenvolvido por Janaina Elias utiliza um procedimento híbrido entre a escrita e o desenho.  Apropriando-se de instrumentos da escrita árabe, seu trabalho explora o gestual das palavras desenhadas à mão ao mesmo tempo em que faz uso de referencial de imagens fotográficas mantendo alguns aspectos essenciais do desenho figurativo.  Ao invés de servir de recurso descritivo para uma imagem ilustrativa, quando a letra se une a um desenho ou pintura de caráter expressivo, ela se torna elemento complementar da composição. A caligrafia árabe, por excelência, tem sua própria força expressiva que por séculos substituiu quase completamente a imagem pictórica e icônica na arte islâmica. A palavra árabe, khatt é a mesma que designa a linha desenhada e a linha escrita. O encontro ou apropriação da escrita árabe tradicional em diferentes nuances da arte contemporânea serve como base para esta composição.

Trabalho em processo: 5 e 6/11, das 13h30 às 17h30.

Exposição: de 8/11 a 12/12. Terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Espaço de tecnologias e artes. GRÁTIS. Livre

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s