Mediação editorial, letramentos e mercado são as temáticas do III Fórum Nacional do Revisor de Textos

unnamed-1

 Por Grupo Comunica

Com realização planejada para os dias 16 e 17 de março de 2017, a terceira edição do Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos recebe inscrições nas modalidades de comunicação e painel até a sexta-feira, dia 25 de novembro, e inscrições na modalidade de ouvinte até atingir o limite de 200 inscritos. O evento será sediado na Universidade Federal de São Carlos – campus São Carlos, e as inscrições são abertas tanto para profissionais acadêmicos quanto para aqueles que atuam no mercado externo à universidade.

Organizado pelo grupo de pesquisa Comunica – inscrições linguísticas na comunicação, vinculado ao Departamento de Letras da UFSCar, esta edição tem como objetivo dar continuidade aos encontros anteriores (de 2009, na PUC Minas, em Belo Horizonte, e de 2015, na UESB, em Vitória da Conquista) e pretende ser um espaço de compartilhamento de experiências entre profissionais em atividade no mercado de trabalho externo à universidade, estudantes em formação e pesquisadores das problemáticas relativas à edição de textos.

No primeiro dia do evento, a mesa A vida dos textos e os letramentos reunirá três pesquisadoras de revisão de textos dedicadas a diferentes segmentos da atividade e um pesquisador que conduzirá a reflexão sobre os processos de revisão e de reescrita que atravessam as práticas pedagógicas do ensino de produção de textos.

No segundo dia, a mesa A gestão do trabalho com os textos contará com dois pesquisadores cujos relatos tratam do estudo de campo de práticas referidas como escritas profissionais e processos de edição, e dois editores, um de periódicos científicos de uma empresa de assessoria editorial, a Editora Cubo, e outro da recém-criada Editora Urutau, que produz títulos para os selos margem da palavra, orangotango, bi gato e los43.

Além das mesas, o evento contará com seis minicursos, apresentações de painéis e comunicações orais e uma atividade cultural de Slam Poetry, que tem o convite estendido aos interessados em geral.

Na sessão Revisando: relatos e perspectivas, o grupo anfitrião proporá uma análise dos resultados dos encontros já realizados e de seus desdobramentos, abrindo espaço para trocas e informes e contando com a fala de convidados especiais. Por último, os integrantes do fórum são convidados a acompanhar apontamentos sobre os eixos “Ritos genéticos, estilo e subjetividade”, puxados pelo pesquisador Sírio Possenti.

Todas as atividades deste Fórum foram cuidadosamente pensadas pelo Comunica, que dá as boas-vindas a todos os participantes e também os convida a acompanhar notícias pela página no Facebook.

Gentilmente,

Comissão Organizadora do III Fórum Nacional do Revisor de Textos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s