Ocupação Artística nas dependências da Oficina Cultural. Ato ocorreu em forma de protesto contra o fechamento da unidade

O Ato ocorreu em forma de protesto contra o fechamento desta unidade
unnamed-1

Na noite de 06 de Dezembro, alguns artistas se mobilizaram e realizaram uma Ocupação Artística nas dependências da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. A noite foi recheada de música, arte e poesia.

O Ato teve apoio de grupos artísticos, políticos e da população, todos solicitando a permanência deste espaço cultural, pois além das ações que utilizavam os recursos provenientes da Secretaria de Estado de Cultura, o espaço abrigava ensaios de grupos locais, apresentações de escolas de música entre outras ações artísticas, todas de maneira gratuita.

O público acompanhou apresentações do Madrigal UFSCar com o Espetáculo “Kantaririsar”, o artista plástico Renato Masson realizou uma intervenção artística na área externa da unidade, a atriz Patrícia Aunês trouxe a palhaça Melodia para abrilhantar a noite. O Coro  Paulista São Carlos se apresentou e demonstraram sua forte expectativa na manutenção deste Programa, pois o mesmo faz parte do Programa Paulista de Canto Coral, fruto da parceria entre a organização social POIESIS (que gerencia a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), Prefeitura Municipal de São Carlos, Fundação Educacional São Carlos (FESC) e Fundo Social AMAI-VOS, e que corre o risco de ser encerrado com o fechamento da unidade.

Finalizando a noite os atores Mateus Marcello, Elaine Dantas e Guilherme Souza apresentaram o Show de Palhaços com Trombolino, Balonet e Piripipino.

unnamed-2

Todos demonstraram sua indignação com o fechamento da unidade, no que se refere ao prédio ocupado pela Oficina e pela ruptura com a forma que se vem trabalhando há 26 anos, e principalmente com a preocupação com os 53 municípios atendidos que não receberam nenhuma forma de auxilio da Secretaria de Estado da Cultura.

Estiveram presentes artistas de diversas áreas, o vereador Walcinyr Bragatto, o professor e ex-vereador Azuaite Martins França, o ex-coordenador da unidade Tuca Spaziani, muitos ex-alunos da Oficina, principalmente da área de fotografia, que registraram as apresentações.

No próximo sábado (10/12), os artistas continuarão suas manifestações, desta vez na Praça do Mercado Municipal, das 09h às 13h, com o objetivo de coletar assinaturas em um abaixo-assinado que tem como meta agendar uma audiência com o Governador Geraldo Alckmin para buscar a reversão desta decisão, também buscam agendar uma audiência com o Ministro da cultura Roberto Freire, solicitando que ele interceda junto ao Governador para manter a unidade de São Carlos em funcionamento.

unnamed

Anúncios

Um comentário sobre “Ocupação Artística nas dependências da Oficina Cultural. Ato ocorreu em forma de protesto contra o fechamento da unidade

  1. Pingback: #FICAOFICINA: Atos artísticos são realizados em forma de protesto contra os fechamentos das Oficinas Culturais | Livre Opinião - Ideias em Debate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s