Nos dias 16 e 17 de dezembro, sexta-feira, a partir das 18h00, e sábado, às 11h00, serão realizados atos simultâneos em Sorocaba, Santos, Limeira e São Carlos, que perderão suas Oficinas Culturais. O ato é contra a decisão da Secretaria de Cultura do Estado de modificar o programa das unidades.
O Movimento Fica Oficina traz aos olhos da cidade o fechamento da Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda. Este programa há 26 anos fornece cultura de forma gratuita à população. O movimento tem como objetivo manifestar contra os fechamentos com atos artísticos.
Confira as programções
Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
As Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, espaços culturais do Governo de São Paulo administrados em parceria com a Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura, são ferramentas de difusão e formação cultural para todos os municípios paulistas.
O projeto das Oficinas Culturais foi idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura em 1986. A partir daí, teve início um processo de formação cultural que culminou na criação de outras unidades.
São 21 Oficinas Culturais em todo o estado, seis delas na capital, nos bairros do Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Parada de Taipas e São Miguel Paulista. E nos municípios de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
O Projeto abrange os mais variados perfis, de crianças a adultos, de iniciantes a pessoas com nível avançado de conhecimento. Nas áreas de teatro, música, artes plásticas, dança, fotografia, circo, gestão cultural e audiovisual, entre outras. A programação das atividades e os locais das Oficinas estão disponíveis no site http://www.oficinasculturais.org.br.
Também se englobam à rede de Oficinas Culturais outros projetos de incentivo à cultura, tais como, Terceira Idade, Projeto Dança, Encontros Notáveis (tem como objetivo ampliar e consolidar a atuação das Oficinas Culturais no campo da dança, a partir de um tradicional e consistente trabalho na área) e o Ademar Guerra (focado no estímulo ao teatro no interior do Estado).