Nesta segunda-feira (19), o poeta Manoel de Barros completaria 100 anos. Falecido em 2014, aos 97 anos, Manoel recebe esta homenagem com fragmentos de manuscritos inéditos que o poeta presenteou a outro poeta e escritor Douglas Diegues.
Publicado pelo Livre Opinião – Ideias em Debate, o autorretrato dedicado aos 100 anos de Manoel de Barros é disponibilizado em PDF para os interessados colarem em postes de todo o Brasil, como uma vez o próprio Manoel disse que gostaria de ser feito.
Mato-grossense, Manoel de Barros escreveu 18 livros, vencendo dois Jabuti. Mas longe de premiações, o poeta levava a vida na tranquilidade de sua fazenda em Campo Grande (MS). Seus livros O Guardador de Águas e O Fazedor do Amanhecer se tornaram clássicos da literatura brasileira. “Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas quando não desejo contar nada, faço poesia”, esse verso de O Livro Sobre Nada demonstrava a dedicação à poesia que o mestre Manoel de Barros demonstrou durante sua vida toda, assim como contribuindo para a cultura e vida dos leitores.
Leia também: Despedida ao poeta Manoel de Barros
Ficha Técnica
Publicação: Livre Opinião – Ideias em Debate
Editores: Douglas Diegues, Jorge Ialanji Filholini, Marcelino Freire.
DOWNLOAD: auto-retrato-100-anos-de-manoel-de-barros
★★★
Pingback: 100 anos de Manoel de Barros: leia fragmentos de manuscritos inéditos do poeta - Inspirando Sonhos