Chega ao Brasil, pela editora brasileira Kapulana, Orgia dos loucos, obra composta por nove narrativas de autoria do consagrado escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa. O livro foi publicado pela primeira vez em 1990, em Moçambique, pela Associação dos Escritores Moçambicanos. Os contos retratam a realidade moçambicana da época de forma sutil e, ao mesmo tempo, chocante, desenvolvendo assuntos como a seca, a fome, o aparecimento dos novos costumes, a discrepância entre campo e cidade, bem como a repressão policial e o desencanto entre a população. Leia um trecho do livro no site da Editora Kapulana.
UNGULANI BA KA KHOSA
Ungulani Ba Ka Khosa é o nome tsonga (grupo étnico do sul de Moçambique) de Francisco Esaú Cossa, que nasceu a 1º de agosto de 1957, em Inhaminga, distrito de Cheringoma, província de Sofala, Moçambique. Professor de carreira, exerceu funções importantes em Moçambique como as de Diretor do Instituto Nacional do Livro e do Disco e Diretor Adjunto do Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual de Moçambique. Durante a década de 1990, foi cronista assíduo de vários jornais. Atualmente exerce as funções de Diretor do Instituto Nacional do Livro e do Disco (INLD) e Secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO).
MARIANA FUJISAWA (Ilustradora)
Mariana Fujisawa, brasileira, é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2014, estudou em Moçambique, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, capital de Moçambique. Mariana é artista plástica, ilustradora de livros e de outros projetos em diálogo interartístico. Seus estudos de literatura africana e sua vivência em Moçambique resultam em uma conversa criativa entre imagem e texto, que se faz presente nas ilustrações de obras de escritores moçambicanos da série “Vozes da África”, da Editora Kapulana, como: O regresso do morto, contos, de Suleiman Cassamo, Orgia dos loucos, de Ungulani Ba Ka Khosa, e Sangue negro, de Noémia de Sousa. Além disso, Mariana desenvolve projetos próprios de criação de textos ilustrados, em que faz uso de várias técnicas de desenho.
Série VOZES DA ÁFRICA
A série “Vozes da África” nasceu de um projeto da Editora Kapulana para divulgar a literatura africana no Brasil. Com esse propósito, a fundadora da editora brasileira, que é doutora em Literatura e teve experiência como docente em Moçambique, passou a coordenar, a partir de 2015, a publicação de livros de origem africana. A série é composta por obras de ficção dedicadas a crianças e adultos. Nos dois segmentos, há livros de contos e de poesia.
KAPULANA
Tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Infantis, Bilíngues, Vozes da África, Contos de Moçambique, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.
★★★