O Regresso do Morto – contos, do premiado escritor moçambicano Suleiman Cassamo, publicado em 1989, chega agora, pela primeira vez ao Brasil, pela Editora Kapulana. Trata-se de uma coletânea de dez contos em que o autor apresenta um quadro das contradições sociais e culturais vividas pelos excluídos e explorados trabalhadores das minas, crianças, idosos e, em especial, as mulheres de Moçambique. Suleiman Cassamo presta uma homenagem comovente aos marginalizados sociais representados por personagens sofridas e resistentes como Ngilina, Laurinda, Nyeleti, Madalena, Jandina, Velina, Moisés, Djimo, Lucas e os Josés. E ainda nos comove com os companheiros dos homens, o morto que regressa, o burro de carga e o cão Bobi. Leia um trecho do livro no site da Editora Kapulana.
SULEIMAN CASSAMO
Filho de pai de origem asiática e de mãe ronga, nasceu em 1962, no distrito de Marracuene, Maputo, sul de Moçambique. É licenciado em Engenharia Mecânica e Mestre em Gestão Empresarial, pela Universidade Eduardo Mondlane, onde é docente há 25 anos. Foi Secretário Geral da Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO) no biênio de 1997-1999. É escritor com obra reconhecida internacionalmente, tendo já recebido prêmios europeus e africanos. Desde os anos de 1980, colabora com a imprensa de Moçambique, principalmente com contos e crônicas (Revista Charrua, Gazeta de Artes e Letras, Eco, Forja, Jornal Notícias). Tem participado de conferências em Angola, Brasil, Espanha, França, Moçambique, Portugal e Suíça.
MARIANA FUJISAWA (Ilustradora)
É graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Fez intercâmbio pela CAPES/AULP na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, em 2014. Possui iniciações científicas na área de Comunicações (bolsa FAPESP-2012) e Literatura Angolana (bolsa RUSP-2014). É ilustradora de livros e de outros projetos em diálogo interartístico e revisora de teses e trabalhos acadêmicos.
VOZES DA ÁFRICA
A série “Vozes da África” nasceu de um projeto da Editora Kapulana para divulgar a literatura africana no Brasil. Com esse propósito, a fundadora da editora brasileira, que é doutora em Literatura e teve experiência como docente em Moçambique, passou a coordenar, a partir de 2015, a publicação de livros de origem africana. A série é composta por obras de ficção dedicadas a crianças e adultos. Nos dois segmentos, há livros de contos e de poesia.
Editora KAPULANA
Tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Infantis, Bilíngues, Vozes da África, Contos de Moçambique, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.
★★★