VOZES DA ÁFRICA: Livro ‘O Regresso do Morto’, do moçambicano Suleiman Cassamo

o-regresso-do-morto_000-214x300O Regresso do Morto – contos, do premiado escritor moçambicano Suleiman Cassamo, publicado em 1989, chega agora, pela primeira vez ao Brasil, pela Editora Kapulana. Trata-se de uma coletânea de dez contos em que o autor apresenta um quadro das contradições sociais e culturais vividas pelos excluídos e explorados trabalhadores das minas, crianças, idosos e, em especial, as mulheres de Moçambique. Suleiman Cassamo presta uma homenagem comovente aos marginalizados sociais representados por personagens sofridas e resistentes como Ngilina, Laurinda, Nyeleti, Madalena, Jandina, Velina, Moisés, Djimo, Lucas e os Josés. E ainda nos comove com os companheiros dos homens, o morto que regressa, o burro de carga e o cão Bobi. Leia um trecho do livro no site da Editora Kapulana.

SULEIMAN CASSAMO

Filho de pai de origem asiática e de mãe ronga, nasceu em 1962, no distrito de Marracuene, Maputo, sul de Moçambique. É licenciado em Engenharia Mecânica e Mestre em Gestão Empresarial, pela Universidade Eduardo Mondlane, onde é docente há 25 anos. Foi Secretário Geral da Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO) no biênio de 1997-1999. É escritor com obra reconhecida internacionalmente, tendo já recebido prêmios europeus e africanos. Desde os anos de 1980, colabora com a imprensa de Moçambique, principalmente com contos e crônicas (Revista Charrua, Gazeta de Artes e Letras, Eco, Forja, Jornal Notícias). Tem participado de conferências em Angola, Brasil, Espanha, França, Moçambique, Portugal e Suíça.

suleimane

O escritor Suleiman Cassamo

MARIANA FUJISAWA (Ilustradora)

É graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Fez intercâmbio pela CAPES/AULP na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique, em 2014. Possui iniciações científicas na área de Comunicações (bolsa FAPESP-2012) e Literatura Angolana (bolsa RUSP-2014). É ilustradora de livros e de outros projetos em diálogo interartístico e revisora de teses e trabalhos acadêmicos.

VOZES DA ÁFRICA

A série “Vozes da África” nasceu de um projeto da Editora Kapulana para divulgar a literatura africana no Brasil. Com esse propósito, a fundadora da editora brasileira, que é doutora em Literatura e teve experiência como docente em Moçambique, passou a coordenar, a partir de 2015, a publicação de livros de origem africana. A série é composta por obras de ficção dedicadas a crianças e adultos. Nos dois segmentos, há livros de contos e de poesia.

Editora KAPULANA

Tem como lema produzir “Livros bons e belos”. Assim, em seus diversos segmentos, como Infantis, Bilíngues, Vozes da África, Contos de Moçambique, Ciências e Artes e Intersecções Literárias, oferece aos leitores obras de alta qualidade presente tanto no conteúdo como na sua forma de apresentação.

★★★ 

Título: O regresso do morto – contos
Autor: Suleiman Cassamo
Ilustradora: Mariana Fujisawa
Série: Vozes da África – Moçambique
Gênero: Literatura africana – contos
Idioma: Português
Formato: brochura – 15 x 21 cm
Nº de páginas: 96
ISBN: 978-85-68846-11-7
Ano: 2016 – 1ª edição
Editora: Editora Kapulana Ltda. (Brasil)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s