Em fevereiro, a Casa das Rosas oferece curso sobre a história do Carnaval

Cinema alemão e tradução também fazem parte da programação gratuita que acontece no espaço

 

O mês de fevereiro começa agitado na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. A partir do dia 17.01 estão abertas as inscrições para diversos cursos com os principais personagens da história mundial. Todos os cursos são gratuitos e as inscrições devem ser feitas na recepção do museu.

De 07 a 10.02, às 19h30, Eduardo Hidalgo ministra o curso “As cinco vidas de Leni Riefenstahl: documentário e ficção como instrumento de construção ideológica”, em que abordará alguns filmes do início da carreira de Leni Riefenstahl (1902-2003) como atriz, bailarina e principalmente como a cineasta criou a mitologia do nazismo no cinema. Também serão mostrados os lados menos conhecidos, como fotógrafa e mergulhadora-cineasta submarina. O centro do curso será a questão do cinema documental e de propaganda a serviço do nazismo e de Hitler na década de 1930 com os filmes Triunfo da vontade (1936) e Olympia (1938).

Nos dias 11 e 12.2, às 14h, o tradutor Guilherme Gontijo realiza o curso “Para além do barqueiro: a tradução segundo Haroldo de Campos e Henri Meschonnic”, voltado interessados em descobrir sobre a teoria e a prática tradutória de ambos poetas.

Na semana em que se inicia o Carnaval, Aurora Bernardini, fala no dia 23.2, às 19h30, sobre a “Carnavalização na Literatura”. O encontro recorta a teoria crítica do Carnaval lançadas pelo pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) em suas obras Problemas da poética de Dostoiévski e A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. Uma oportunidade única para descobrir o mundo às avessas na Idade Média, no período dessa festa marcada por risos e excessos de caráter contestador da ordem vigente.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, Av. Paulista – 37, o espaço realiza diversas atividades gratuitas como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Mercado Público de São Paulo, entre outros.  A Casa das Rosas é uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos e foi um presente do arquiteto para a sua filha. Nos anos 1980, a casa já dividia espaço com diversos prédios comerciais e sofria risco de demolição, mas numa ação inédita no Brasil o casarão foi preservado e hoje abriga um dos museus mais importantes da cidade.

SOBRE POIESI

A POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura é uma organização não governamental. A instituição, tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da cultura, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Cursos e oficinas 2017 na Casa das Rosas
Inscrições: a partir de 17.01 na recepção do museu
Atividades gratuitas

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
De terça-feira a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

www.casadasrosas.org.br | twitter.com/casadasrosas | facebook.com/casadasrosas | instagram.com/casadasrosas

Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina | Coordenação (11) 4096-9827 e carlaregina@poiesis.org.br
Débora Nazari: (11) 4096-9848 e deboranazari@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s