Quadrinho de Pedro Franz é o primeiro a ser lançado da ‘Série Postal’, coleção de tiragem limitada contemplada pelo Rumos Itaú Cultural

Criado pelo jornalista Ramon Vitral, o projeto visa dar voz a artistas que estão começando e aos que já estão no mercado, mas ainda são desconhecidos pelo público de massa; Série Postal estimula os quadrinistas convidados a criarem uma narrativa sequencial em um cartão postal; entre os nomes confirmados Taís Koshino, Felipe Portugal, Pedro Cobiaco, Bianca Pinheiro e Manzanna , além de Franz

unnamedFocado na projeção e divulgação de novos talentos do mercado nacional de HQs e na busca de novas narrativas para histórias em quadrinhos, o jornalista Ramon Vitral lança o primeiro trabalho do projeto Série Postal, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural (2015-2016). A ideia é lançar uma vez por mês, durante um ano, narrativas sequenciais no espaço de um cartão postal, produzidas por 12 artistas de diversas cidades do país. O quadrinista Pedro Franz, de Santa Catarina, é quem dá o start inicial. A sua história é apresentada ao público no dia 28 de janeiro, às 16h, no evento Dia do Quadrinho Nacional na Ugra (que antecipa a data comemorativa, 30 de janeiro). Ainda, as pessoas podem participar de conversa com o idealizador do projeto e com os críticos e pesquisadores de quadrinhos Lielson Zeni e a Maria Clara Carneiro.

Os postais produzidos serão distribuídos em espaços culturais, livrarias, lojas especializadas em quadrinhos e bibliotecas públicas, com tiragem limitada de dois mil exemplares cada um. O projeto conta também com um blog/tumblr (http://www.seriepostal.tumblr.com/) e uma fanpage (https://www.facebook.com/SeriePostal/), que serão abastecidos ao longo do ano com entrevistas com os autores das obras em destaque naquele mês e informações sobre as etapas de produção dos postais.

“Nos últimos cinco anos entrevistei artistas, editores e especialistas e foi o suficiente para compreender que o mercado brasileiro de quadrinhos vive uma agitação inédita em sua história”, conta Vitral. “No entanto, é inquestionável que mesmo os melhores trabalhos ainda continuam distantes do grande público. Artistas com anos de produção e celebrados por conhecedores da linguagem ainda estão distantes de receberem o devido reconhecimento”, afirma.

De acordo com ele, novos talentos ainda demonstram dificuldade em angariar fundos e distribuir suas produções. “A Série Postal pode prestar mais de um serviço ao dar visibilidade ao trabalho desses profissionais e também fazer um registro histórico inédito de uma área em efervescência atípica nos últimos anos.”

Além de Pedro Franz – autor de Incidente em Tunguska (2016), Cavalos mortos permanecem no acostamento (2014) e Promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo (2010) –, outros nomes confirmados são Taís Koshino, Felipe Portugal, Pedro Cobiaco, Bianca Pinheiro e Manzanna.

Taís é brasiliense e uma das responsáveis pelo selo independente de quadrinhos Piqui e também uma das organizadoras da Feira Dente de publicações independentes em Brasília. É autora do álbum Coral e uma das artistas da coletânea Topografias. Felipe Portugal nasceu em São Paulo, mas mora em Teresina. É autor de diversas webcomics de sucesso. Em 2013 lançou o ábum Badonkadonk e em 2015 o elogiado pela crítica especializada, Espiga.

A carioca Bianca Pinheiro, que mora atualmente em Curitiba, é uma das mais aclamadas da atual cena brasileira. É a autora de Mônica – Força, do projeto de graphic novels da Mauricio de Sousa Produções. Também escreveu e desenhou títulos como Dora, Meu Pai é Um Homem da Montanha e a série Bear, sucesso entre o público.

Pedro Cobiaco, Jundiaí (SP), publicou, em 2013, a HQ Harmatã e, dois anos depois, foi elogiado pelo público e a crítica pelo épico Aventuras na Ilha do Tesouro. Seu trabalho mais recente é uma parceria com a roteirista Janaína de Luna batizado de Cais. Juiz de Fora (MG) é a cidade de Manzanna, autora de zines e projetos independentes de quadrinhos e ilustração e colaboradora do site americano Comics Workbook.

Esses artistas foram escolhidos a dedo por Vitral, sempre com a preocupação de que fossem de diferentes regiões do país e que estivessem divididos igualmente entre homens e mulheres, com estilos distintos e se encontrassem em diferentes etapas de suas carreiras. Os nomes dos outros artistas da coleção e datas de lançamentos de seus postais serão divulgadas ao longo do ano.

O postal de Franz também ficará disponível, a partir do dia 28, em outros lugares além da Ugra, como na Banca Tatuí e na Gibiteria, ambas em São Paulo (SP); em O Sítio e Bar Tralharia, em Florianópolis (SC); no Itiban Comic Shop, Curitiba (PR); na Comic House, em João Pessoa (PB); na Galeria Hipotética, Porto Alegre (RS), na Beleléu, no Rio de Janeiro (RJ); e na Margem, em Macapá (AP).

SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural (2015-2016)

Série Postal

De Ramon Vitral

Lançamento da Série Postal no Dia do Quadrinho Nacional na Ugra

Bate papo com Ramon Vitral, Lielson Zeni e a Maria Clara Carneiro

Às 16h

Loja Ugra

Rua Augusta, 1371, Loja 116, Consolação, São Paulo – SP

Entrada gratuita

Demais lugares:

São Paulo

Banca Tatuí

Rua Barão de Tatuí, 275, Santa Cecília

Gibiteria

Praça Benedito Calixto, 158, 1º Andar Pinheiros

Florianópolis (SC)

O Sítio

Rua Francisca Luisa Vieira, 53, Lagoa da Conceição

Bar Tralharia

Rua Nunes Machado, 104, Centro

 

Curitiba (PR)

Itiban Comic Shop

Avenida Silva Jardim, 845, Água Verde

João Pessoa (PB)

Comic House

Avenida Nego, 255, Tambaú

Porto Alegre (RS)

Galeria Hipotética

Viconde do Rio Branco, 431, Floresta

Rio de Janeiro (RJ)

Beleléu

Rua Visconde de Pirajá, 459, Apto. 303, Ipanema

Macapá (AP)

Margem
Avenida Procópio Rola, 1572, Centro

 

Assessoria de imprensa:

Conteúdo Comunicação

Fone: 11.5056-9800

Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com

Karinna Cerullo: cacau.cerullo@conteudonet.com

Isadora Bertolini: Isadora.bertolini@conteudonet.com

Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com

No Itaú Cultural – Fone: 11.2168-1950

Larissa Correa: larissa.correa@mailer.com.br

Rumos Itaú Cultural – Fone: 11.2168-1906

Carina Bordalo: carina.bordalo@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br

www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s