Mostras ‘Santos-Dumont – Coleção Brasiliana Itaú’ e ‘Diálogos Ausentes’ são encerradas com atividades para as crianças

A Cia. Pavio de Abajour apresenta a peça Sobre o Voo, protagonizada por Alberto, um menino que acreditava que o homem poderia voar, e também realiza uma oficina para fazer brinquedos voadores; são os últimos dias para o público ver a Mostra Santos-Dumont, que, com cerca de 600 peças revela a personalidade do inventor e exibe uma réplica da aeronave Demoiselle em tamanho original; encerrando a mostra Diálogos Ausentes, também, o instituto oferece mais uma oficina Lápis de cor

1280x800_sdm_galeria6

A programação do Fim de Semana em Família nos dias 28 e 29 de janeiro de 2017 convida crianças, jovens e adultos para adentrar o universo de Alberto Santos-Dumont, tema de exposição que se encerra no domingo no instituto. Entre 14h e 15h30, a Cia. Pavio de Abajour promove uma oficina de brinquedos voadores. Em seguida, às 16h, eles apresentam o espetáculo Sobre o Voo, um teatro de sombras cujo protagonista é inspirado no pai da aviação quando criança. Às 17h, os educadores do instituto oferecem Lápis de Cor – Oficina de Autorretrato, atividade lúdica realizada em sinergia com a Mostra Diálogos Ausentes, cuja visitação também se encerra no dia 29 de janeiro. Como já tradição, o público mirim tem à sua disposição, ainda, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca, que ajudam a despertar o interesse da petizada pelos livros.

Essas atividades marcam o encerramento da Mostra Santos-Dumont – Coleção Brasiliana Itaú. Com cerca de 600 peças extraídas do acervo, a exposição revela o chamado pai da aviação em diversas facetas – esportista, designer, empreendedor, personagem de referência em seu tempo, leitor voraz, inventor diversificado, de caráter tenaz e conturbado. Uma réplica em tamanho original da aeronave Demoiselle, considerada a obra-prima de Santos-Dumont, faz parte da mostra, bem como detalhes de excepcionais invenções pouco conhecidas.

 A Cia. Pavio de Abajour inicia a oficina de brinquedos voadores contando uma peripécia da vida de Santos-Dumont. Em seguida, envolvidos no mundo da criação e dos objetos que circulam pelo ar, os participantes constroem brinquedos voadores – aviões, planadores e hélices de papel e paraquedas para bonecos – e testam o seu voo.

Na sequência, o público conhece a história do inventor, um menino persistente que acreditava que o homem poderia voar quando só se andava a cavalo, trem ou navio. O teatro de sombras Sobre o Voo retrata, de forma lúdica e poética, como se dá o processo de criação, seus acertos e seus tropeços, por meio dos olhos curiosos de uma criança que começa a criar balões, dirigíveis e naves mais pesadas que o ar. Ele observava os pássaros, empinava pipa, desmontava motores e até consertava a máquina de costura de sua mãe. Cresceu, estudou, projetou, construiu e inventou grandes engenhocas.

A Cia. Pavio de Abajour é um grupo que pesquisa o teatro de sombras. Se reuniu em 2011, em um espetáculo junto à Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil, e desde lá vem pesquisando essa forma de arte cênica.

Lápis de Cor e Diálogos Ausentes

dialogos_ausentes_fundo-de-tela2

No início de janeiro, o Itaú Cultural retomou a programação do Fim de Semana em Família com atividades especiais sobre o mesmo tema em todos os sábados e domingos do mês: sempre às 17h, os educadores do instituto recebem adultos e crianças para participarem de Lápis de Cor – Oficina de Autorretrato, atividade lúdica realizada em sinergia com a Mostra Diálogos Ausentes, cuja visitação também se encerra no dia 29 de janeiro. Inspirados pela obra da artista Larissa Fulana de Tal, que integra a exposição, os participantes são convidados a refletirem sobre como se veem e sobre como são vistos.

Eles questionam se o lápis chamado cor de pele contempla todas as representações de tons de pele reproduzidas em um desenho e se, ao se aproximar ao tom da pele de pessoas brancas, a cor não está negligenciando outras colorações de pele existentes. Com esses temas centrais, a atividade, que tem como base o filme Lápis de cor, no qual Larissa Fulana de Tal também promove uma oficina para entender como esse fenômeno afeta a forma como crianças se veem e se representam, reforçando preconceitos e estereótipos raciais.

A exposição Diálogos Ausentes é fruto de uma série de encontros realizados durante 2016 no Itaú Cultural e que prossegue em 2017, para debater a presença da produção afro-brasileira nas artes do país. Reúne obras de 15 artistas, como Sidney Amaral, Aline Motta, André Novais e Yasmin Thayná, com objetos, instalações, vídeo performances, fotografias, esculturas e projeções.

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Como já é tradição no Fim de Semana em Família, a partir das 13h30 o público tem a opção de começar a se divertir com o Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca. No Cantinho estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Esse espaço é montado para se ler e conhecer histórias. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas.

Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD – por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores e voluntários do Programa Itaú Criança, da Fundação Itaú Social, estão à postos para ajudar no que for preciso.

SERVIÇO

Sobre o Voo

Dias 28 e 29 de janeiro de 2017, às 16h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

Sala Itaú Cultural (254 lugares)

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 2 horas antes do espetáculo

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo

Interpretação em Libras

libras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s